CIDADES

Várzea Grande entra na era da inovação; Pivetta e Flávia anunciam chegada da SECITECI em VG

Publicado em

Várzea Grande vive um novo momento de transformação. Nesta terça-feira (12), o governador Otaviano Pivetta e a prefeita Flávia Moretti visitaram o Novo Parque Tecnológico de Mato Grosso, localizado no bairro Chapéu do Sol, em Várzea Grande, espaço que promete reposicionar o município como referência em inovação, qualificação profissional e atração de empresas de tecnologia.

A obra foi tocada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, e deverá receber diversas empresas privadas fomentando a economia e o desenvolvimento industrial.

A prefeita Flávia Moretti reforçou que o parque inaugura uma nova era para a cidade, marcada por inovação e oportunidades para atrair empresas que antes não consideravam investir em Mato Grosso.

“É uma nova era para Várzea Grande, uma era de inovação e tecnologia, onde a gente está trazendo empresas que nunca pensaram em estar no estado de Mato Grosso e vão estar aqui.”, disse.

Segundo Flávia, diversas empresas já demonstraram interesse em se instalar no parque e aguardam apenas a inauguração e a modelagem definitiva de gestão para iniciar o processo de habilitação.

“A gente tem várias empresas já que acenaram para estar presentes no parque, só esperando a inauguração e a modelagem de gestão para se habilitarem aqui.”, destacou.

Flávia Moretti ainda anunciou que a Prefeitura irá encaminhar à Câmara Municipal, já na próxima semana, um projeto de lei com medidas para tornar o município mais atrativo às empresas que pretendem se instalar no parque.

Entre os principais incentivos está a redução do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para 2%, incluindo benefícios para empresas de tecnologia e também para construtoras e incorporadoras que realizarem obras dentro do espaço.

Leia Também:  EXPOVG 2026 abre com shows, rodeio e coletiva da prefeita nesta quarta-feira (14)

Durante a visita, Pivetta destacou que o parque representa um divisor de águas para a cidade e reforçou que a iniciativa projetará o município para o desenvolvimento. O governador determinou que a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITEC) passe a funcionar no local, sendo a primeira secretaria estadual instalada oficialmente em Várzea Grande.

“Esse espaço marca um novo ciclo para Várzea Grande. A demonstração da importância que nós damos para isso é que nós determinamos o nosso secretário de ciência e tecnologia agora. A SECITEC vai mudar para cá, provavelmente até metade de junho.”, declarou Pivetta.

O governador ainda ressaltou que a presença da secretaria no parque irá fortalecer parcerias com a iniciativa privada e ampliar oportunidades de qualificação e formação de talentos, com foco em tecnologia e desenvolvimento regional.

“A SECITEC fomentará as parcerias necessárias para cursos de qualificação, formação de talentos e a implantação de um hub de tecnologia que vai dar para Várzea Grande uma nova perspectiva.”, afirmou.

Pivetta também destacou que o Governo do Estado está avançando na estruturação do parque com apoio técnico especializado. Conforme anunciado, está sendo firmado contrato com a empresa responsável pela gestão do Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo, para transferir experiência e know-how ao projeto mato-grossense.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa, explicou que o parque representa uma estrutura estratégica para impulsionar o desenvolvimento do município fortalecendo a pesquisa, a inovação e a atração de empresas.

Leia Também:  Fila Zero avança com R$ 400 milhões e amplia cirurgias em parceria com municípios

“Parques tecnológicos no mundo inteiro são estruturas que promovem desenvolvimento, avanços em pesquisa, em tecnologia, em inovação. Esse equipamento na nossa cidade abre novas oportunidades para o Estado como um todo. Se torna uma porta de entrada, trazendo muito mais empresas que antes não habitariam a nossa cidade”, celebrou Fabyane.

Conforme a secretária, o espaço será um ambiente de integração entre poder público, universidades e iniciativa privada, promovendo avanços econômicos e tecnológicos que refletirão diretamente na melhoria da qualidade de vida da população.

“A tecnologia existe para melhorar a vida das pessoas. E é isso que um parque tecnológico traz, avanços em melhorias para desempenho tecnológico, profissional, econômico e especialmente para a vida das pessoas”, concluiu.

Estavam presentes na visita os vereadores: Lucas Chapéu do Sol, Bruno Rios, Clayton Sardinha, Carlinhos Figueredo, Joaquim Antunes e Rosy Prado.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Diagnóstico revela potencial da apicultura para fortalecer a agricultura familiar em Várzea Grande

Published

on

Um diagnóstico elaborado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), revelou que a cadeia produtiva da apicultura em Várzea Grande possui grande potencial para ampliar a geração de renda no campo. No entanto, o estudo também identificou entraves estruturais que ainda impedem o crescimento da atividade.

O levantamento, realizado entre abril e junho deste ano, identificou apicultores em atividade nas comunidades rurais Formigueiro, P.A. Dorcelina Folador, P.A. Sadia I e P.A. Sadia III. Além disso, mapeou a produção local, os principais desafios enfrentados pelos produtores e as oportunidades para fortalecer o setor.

Entre os principais gargalos está a ausência de uma Casa do Mel no município. Sem uma unidade de beneficiamento e o Selo de Inspeção Municipal (SIM), os apicultores ficam impedidos de agregar valor à produção e de comercializar o mel em supermercados, farmácias e outros estabelecimentos, além de perderem a oportunidade de explorar economicamente derivados como própolis, cera e geleia real.

“A Casa do Mel é uma unidade de beneficiamento que permite processar, envasar e certificar o mel dentro das normas sanitárias. Com ela, os apicultores podem vender a produção para supermercados, farmácias e programas públicos, agregando valor ao produto e ampliando a renda no campo. Hoje, a ausência dessa estrutura é o principal entrave para o crescimento da apicultura em Várzea Grande, e queremos ajudar esses pequenos produtores a conquistar essa estrutura”, afirma o secretário Ricardo Amorim.

Leia Também:  Várzea Grande recebe Selo FNAS 2025 por excelência na gestão da Assistência Social

O diagnóstico também mostra que o mel é comercializado diretamente nas propriedades rurais, em embalagens de um litro, com preço médio de R$ 100, evidenciando o potencial econômico da atividade para fortalecer a agricultura familiar.

O coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável, Leandro Silva, destaca que o estudo oferece um panorama inédito da apicultura no município e aponta caminhos para o fortalecimento da cadeia produtiva.

“Identificamos os principais desafios enfrentados pelos apicultores e as oportunidades para o setor. A implantação da Casa do Mel e a obtenção do Selo de Inspeção Municipal são medidas estratégicas para ampliar a produção, abrir novos mercados e fortalecer a agricultura familiar”, ressalta.

Além da necessidade de uma unidade de beneficiamento, o diagnóstico aponta outros desafios, como os longos períodos de estiagem, que reduzem a florada do Cerrado, e o alto custo dos insumos utilizados no manejo das colmeias. O documento também recomenda a criação de núcleos de produtores e o fortalecimento de parcerias institucionais para ampliar a produtividade e consolidar a apicultura como uma alternativa sustentável de geração de emprego, renda e desenvolvimento no meio rural de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA