CIDADES

Várzea Grande celebra 159 anos com programação histórica e foco no futuro

Publicado em

Várzea Grande completa 159 anos de fundação no próximo dia 15 de maio e a prefeitura preparou uma programação especial ao longo do mês, reunindo eventos tradicionais, ações sociais, entregas institucionais, atividades culturais e iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico e sustentável da cidade.

A agenda comemorativa inclui desde celebrações religiosas em homenagem à padroeira do município até grandes eventos como a EXPO VG 2026, além de mutirões de serviços públicos e anúncios de projetos estratégicos.

As comemorações começam no dia 3 de maio (domingo) com a tradicional homenagem à Nossa Senhora da Guia, padroeira de Várzea Grande. A programação religiosa contará com alvorada, procissão e missa, entre 6h e 11h30.

Na segunda-feira (4), às 19h, o Paço Municipal será palco de um emocionante Culto de Ação de Graças, em celebração à abertura das festividades da prefeitura.

Para quarta-feira (6), a Secretaria Municipal de Assistência Social inaugura o Serviço de Centro de Convivência para mulheres, um polo inédito para escuta, atendimento e acolhimento das mulheres do município, no bairro Santa Maria.

8 de maio, sexta-feira, haverá o lançamento do Programa Qualifica Várzea Grande, promovendo a capacitação e qualificação por meio de cursos gratuitos em parceira com o SENAI, SEBRAE e o Rede Cidadã.

Na semana seguinte, no dia 11 de maio, no período vespertino a prefeita dará posse aos agentes de endemias e saúde, junto a Secretaria Municipal de Saúde. Ainda na agenda está prevista a entrega de viaturas da Guarda Municipal de Várzea Grande

Em 13 de maio, quarta-feira, está prevista a reinauguração da sede do Previvag, fortalecendo a estrutura de atendimento e serviços prestados aos servidores públicos municipais.

Outro destaque da programação é a realização da EXPOVG 2026, no dia 14 de maio, iniciando um dos principais eventos comemorativos do aniversário da cidade. A abertura do evento que promoverá Várzea Grande como o celeiro da industrialização contará com show nacional de Nattanzinho Lima e apresentações locais como Jero Neto e Boy Munhoz.

Leia Também:  Unidade de Saúde do bairro Unipark é interditada por risco estrutural

No dia 15 de maio,sexta-feira, data oficial do aniversário do município, acontece o tradicional desfile cívico-militar, a partir das 15h, reunindo escolas, forças de segurança e instituições locais em um momento de valorização da história e identidade várzea-grandense. Já de noite, na ExpoVG se aprentam Lauana Prado, Rico e Léo, Luís Paulo e Lunnan.

Encerrando a programação principal, no dia 18 de maio, segunda-feira, será realizada a campanha “Faça Bonito”, voltada à conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Além disso, haverá reinauguração Centro Municipal De Atendimento E Apoio À Inclusão (CMAEAPI) João Ribeiro Filho.

19 de maio, será inaugurada a ala administrativa do Pronto-Socorro de Várzea Grande e lançamento de obra para implantação da sala lilás.

Em 22 de maio, sexta-feira, Centro de Convivência Vovô Zeid realiza o tradicional ‘Baile dos Idosos’ anunciando a integração da atividade com outros Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Gervaldo Bueno de Barros, bairro Santa Isabel será inaugurada em 26 de maio.

Por fim, em 30 de maio, às 8h, na EMEB. Ednilson Francisco Kolling, no bairro Jardim Manaíra, acontece o retorno do Acelera VG Edição Oeste, reunindo atendimentos de diversas secretarias municipais. A ação contará com serviços do Sine/VG, Sala do Empreendedor, palestras voltadas ao incentivo ao empreendedorismo e ainda a entrega de títulos de propriedade a moradores da região.

Além dos eventos já confirmados, a prefeitura informa que outras ações serão anunciadas ao longo do mês, incluindo entregas de títulos de propriedade nos bairros Serra Dourada, 15 de Maio e 08 de Março, além do lançamento de sistemas digitais para aprovação de projetos e licenciamento ambiental.

Leia Também:  Profissionais da saúde recebem vacinação contra influenza no Pronto-Socorro de Várzea Grande

A programação também prevê iniciativas estratégicas como o lançamento da Lei de Incentivo Fiscal, ações voltadas ao turismo, reforma e ampliação do Parque Tanque do Fancho, publicação da Unidade de Conservação do Parque Bernardo Berneck, chamamento público para o Castramóvel, além da assinatura do TAC do Plano Municipal de Arborização.

Na área da saúde, estão previstas entregas e anúncios como a assinatura da ordem de serviço do CAPS III, além de melhorias em unidades como a do bairro São Mateus e no Centro Especializado em Odontologia (CEO).

Para a prefeita Flávia Moretti, a programação marca não apenas a celebração da história do município, mas também um compromisso com o futuro.

“A celebração dos 159 anos de Várzea Grande é, acima de tudo, um momento de reconhecer nossa história, valorizar nossa gente e reafirmar o compromisso com o futuro da cidade. Preparamos uma programação que une tradição, desenvolvimento e cidadania, com ações concretas que impactam diretamente a vida da população. Estamos trabalhando para construir uma Várzea Grande cada vez mais estruturada, inclusiva e cheia de oportunidades para todos”, destacou.

A Prefeitura reforça que a programação seguirá sendo atualizada conforme a definição de datas e horários de outras atividades previstas ao longo do mês de maio.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Escola realiza “Dia da Família” e promove oficinas e recreação 

Published

on

Família e escola juntos nutrindo uma boa relação. Com essa proposta a Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Eliza Maria da Silva, localizada no bairro Jardim dos Estados, promoveu nesse sábado (27), o Dia da Família na Escola. durante toda a manhã pais de alunos, professores, direção e comunidade escolar participaram de oficinas criativas, recreação e bazar.

“O objetivo desse encontro foi proporcionar a aproximação dos responsáveis pelos alunos, com a escola, num momento de acolhimento, pertencimento, estímulo e engajamento de aprendizagem. É também um momento de criar memórias afetivas”, destacou a diretora da unidade escolar, Dinalva Dias da Silva.

A diretora disse que a comunidade é bastante participativa e que é essencial manter uma boa relação com a família dos alunos, e o primeiro passo é incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos. “Este sábado foi bastante produtivo, e já temos um encontro marcado para o mês de novembro para uma nova edição do dia da família na Escola”.

Leia Também:  Várzea Grande leva experiência da agricultura familiar ao Fórum Nacional de Alimentação Escolar em Cuiabá

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo disse que a participação da família na escola é um alicerce para o desenvolvimento do aluno. “Essa união melhora o desempenho acadêmico, fortalece os vínculos afetivos e reduz a evasão escolar”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA