CIDADES

Últimas horas para comprar pescado fresco e a preço acessível

Publicado em

Vendas estão espalhadas por seis pontos da cidade e seguem até às 12h de hoje, Sexta-Feira Santa

O projeto VG Santo Peixe chega à reta final de comercialização hoje, dia 3 de abril, Sexta-Feira Santa, em Várzea Grande, ofertando pescado a preços acessíveis e estrutura montada em seis diferentes regiões da cidade. A ação ocorre das 7h às 12h.

Estão disponíveis espécies como pacu, tambacu e tambatinga, com preços a partir de R$ 24 o quilo, além de peixes de couro, como pintado, a partir de R$ 41. Os consumidores também podem escolher o tipo de corte, como filé, postas ou sem espinhas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, a proposta é garantir que a população tenha acesso ao pescado com qualidade e preço justo. “A ideia é que todos possam ter acesso ao peixe de qualidade, com preço justo e até abaixo da média, mantendo essa tradição tão importante neste período”, afirmou.

O secretário também destaca a logística da ação, que leva os pontos de venda para perto dos moradores. “Nós levamos o produto diretamente para perto da população, facilitando o acesso e tornando a compra mais rápida e prática”, disse.

Leia Também:  Saúde de Várzea Grande faz mais uma convocação para aprovados no processo seletivo

Confira os pontos de venda do VG Santo Peixe:

– Em frente à Prefeitura

– Praça do Ginásio Fiotão

– Praça Áurea Brás, no Cristo Rei

– Avenida Filinto Müller

– Praça do Jardim Glória II

– Praça do Jardim Imperial

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Capacitação do TCE fortalece controle social e planejamento da saúde em Várzea Grande

Published

on

Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande e servidores da equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) participaram da “Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos”, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento teve início na terça-feira (23) e foi encerrado nesta quinta-feira (25).

Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), o encontro reuniu representantes dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de qualificar a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação ocorre em um momento estratégico, considerando que os municípios estão em fase de elaboração e discussão das Conferências Municipais de Saúde, evento fundamental para o planejamento e a definição das ações e prioridades da saúde pública.

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, esteve presente na abertura do evento, prestigiando a iniciativa e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da governança e da participação social no SUS.

Para a secretária, investir na qualificação técnica dos profissionais e conselheiros é essencial para aprimorar a gestão pública em saúde e representa uma ação estratégica da atual administração municipal.

“Fortalecer o controle social é fortalecer o próprio SUS. A participação ativa dos conselhos, aliada a um planejamento bem estruturado, garante maior transparência, eficiência na aplicação dos recursos e, principalmente, políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da população. Parabenizo o Tribunal de Contas pela iniciativa e nossos servidores e conselheiros pelo compromisso com a melhoria contínua da saúde em Várzea Grande”, destacou Valéria Nogueira.

Leia Também:  VG Santo Peixe movimenta mais de R$ 600 mil e vende cerca de 20 toneladas na Semana Santa

A coordenadora técnica de Planejamento Estratégico da SMS/VG, Daniella Macieski, destacou a importância da participação conjunta entre gestão e controle social.

“Essa capacitação fortalece o processo de planejamento em saúde, principalmente ao aproximar ainda mais a gestão e o Conselho Municipal de Saúde. O planejamento precisa ser construído de forma participativa, considerando as necessidades reais da população e garantindo o acompanhamento contínuo das metas e dos resultados. Várzea Grande avança quando trabalha de maneira integrada”, ressaltou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande, Joilson Ruas, a qualificação representa um importante instrumento para ampliar o protagonismo dos conselheiros municipais.

“Os conselhos exercem um papel essencial na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Participar de uma capacitação como esta amplia nosso conhecimento e fortalece nossa atuação junto à sociedade, garantindo maior transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

Durante a abertura do evento, o presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, enfatizou que o Plano Municipal de Saúde deve ser encarado como um instrumento efetivo de gestão.

Leia Também:  Escolas municipais de Várzea Grande mobilizam alunos em ações de conscientização pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

“O Plano Municipal de Saúde não pode ser apenas um documento formal. Ele precisa refletir a realidade local, orientar prioridades, estabelecer metas e permitir o monitoramento contínuo dos resultados”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO – Ao longo dos três dias de capacitação, os participantes tiveram acesso a palestras e nove módulos temáticos ministrados por especialistas em transparência, controle social, governança e planejamento em saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento dos mecanismos de participação social, fundamentais para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA