Sorriso

Pavimentação da Linha Norte será novamente licitada

Publicado em

Convênio com o Estado foi firmado em 2023

A pavimentação da Linha Norte foi a pauta que abriu a agenda do prefeito Alei Fernandes na manhã desta quarta-feira (22 de janeiro) em uma reunião com os produtores rurais Helio Gatto, Eular Frare, Solismar Garbin e Francisco Lermen.

Junto aos secretários Milton Geller e Edivaldo Xavier (titular e adjunto de Obras e Serviços Públicos), Cledson Assis (adjunto de Governo), e ao economista Ednilson Oliveira, Alei partilhou aos está o processo para iniciar a obra de asfaltamento de um trecho de 18,18 quilômetros da Rodovia Municipal Linha Norte, entre a BR-163 e o Rio Celeste, na região de divisa com o município de Vera.

A empreitada chegou a ser licitada no ano passado, mas houve contestação do resultado na Justiça. Diante do impasse, em novembro a Prefeitura rompeu o contrato com a empresa vencedora. “Com isso, fica extinto o trâmite na Justiça e podemos relicitar a obra”, contextualizou Ednilson.

“A expectativa é que uma nova licitação seja lançada já no próximo mês, com ordem de serviço após o cumprimento de todos os prazos legais”, anunciou o prefeito Alei, lembrando que é necessário seguir com o processo de pavimentação de vicinais, a exemplo das estradas do Barreiro e das MTs 485 e 490.

Leia Também:  Prefeitura e Energisa avançam no trabalho de limpeza da rede elétrica

Relembre:

Em outubro de 2023, na capital do Estado, o então prefeito Ari Lafin selou, junto ao governador Mauro Mendes, o convênio de quase R$ 25,5 milhões para permitir a pavimentação da Linha Norte. Pelo acordo, 50% dos recursos serão subsidiados pelo Governo do Estado e o restante dos custos fica a cargo da Prefeitura e dos produtores rurais, devidamente organizados em associação.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Delegada da PJC conversa com idosos sobre prevenção da violência

Published

on

Ao mesmo tempo, Procon de Sorriso também reforça atuação para evitar danos financeiros ao público 60+

Junho Violeta. Neste mês, de maneira ainda mais intensa, vários são os setores da Administração Municipal que se unem para combater – e prevenir – a violência contra a pessoa idosa. Na manhã desta terça-feira (23 de junho), no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), a delegada da Polícia Judiciária Civil (PJC) Laísa Crisóstomo de Paula Leal palestrou aos idosos que frequentam a unidade sobre a importância de identificar e denunciar as várias formas de violência praticadas contra a pessoa idosa.

Tipos de violência contra as pessoas idosas:

A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.

O abandono vem em seguida e é considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.

Leia Também:  Público surpreende e lota Cine Teatro na estreia de "Mãe Bonifácia"; próxima exibição será nesta quinta

Há, ainda, a violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte. E a sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

A psicológica ou emocional é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.

Por último, há a violência financeira ou material, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos

Idosos com aspecto descuidado, que apresentem marcas no corpo mal explicadas ou sinais de quedas frequentes e que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a eles, podem estar sendo vítimas de violência.

Violência Financeira

Para prevenir ocorrências que possam comprometer a saúde financeira dos idosos, o Procon de Sorriso organizou uma rodada de reuniões online com instituições financeiras. Na tarde de ontem (22 de junho), foi realizado o primeiro encontro virtual. “As ações preventiva e repreensiva já foram discutidas com o Procon Estadual e com a Polícia Judiciária Civil”, antecipou o diretor-executivo do Procon de Sorriso, Michel Ferreira de Souza.

Leia Também:  Equipes do IFMT viajam para Missão Internacional na UBI/Portugal

“O foco é o compartilhamento de informações a fim de identificar práticas infracionais e criminosas que vitimam, na maioria das vezes, o público idoso”, complementa, acrescentando que, na tarde de hoje, o tema será partilhado com a equipe da Superintendência de Fiscalização do Procon Estadual, já que representantes do Procon de Sorriso estão na capital do Estado para participar da Reunião Técnica dos Procons Municipais.

Até agora, pelo menos cinco instituições de crédito que mantém agentes credenciados em Sorriso devem ser acionadas para garantir boas práticas na viabilização de empréstimos, em especial para as pessoas idosas.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA