Sorriso

Alunos da Escola Municipal Vila Bela conhecem de perto o funcionamento da Prefeitura e da Câmara

Publicado em

A manhã desta sexta-feira (08) foi diferente para os alunos do 5º ano da Escola Municipal Vila Bela e ficará marcada na memória dos estudantes. Em uma experiência marcada pela curiosidade, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo de Sorriso.

A iniciativa busca integrar a comunidade escolar à administração pública, proporcionando um aprendizado prático sobre gestão e representatividade. Durante o encontro no Paço Municipal, os estudantes foram recebidos pelo prefeito Alei Fernandes e pelo vice-prefeito Acacio, que abriram as portas do gabinete para compartilhar um pouco da história, do crescimento e das potencialidades de Sorriso. Reconhecida nacionalmente pela força do agronegócio e pelo protagonismo na produção de soja, a cidade foi apresentada às crianças não apenas pelos números expressivos, mas também pelos investimentos que vêm transformando áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Em um momento de conversa descontraída, o prefeito falou sobre sonhos, responsabilidade e futuro, deixando uma mensagem de incentivo aos alunos. “Vocês são o futuro de Sorriso. Estudem, respeitem seus professores e suas famílias e nunca deixem de acreditar nos seus sonhos. Nossa cidade cresce todos os dias e vai precisar de pessoas preparadas, honestas e comprometidas para continuar avançando. O futuro brilhante do nosso município está nas mãos de vocês”, aconselhou Alei Fernandes.

Leia Também:  4° Fórum Municipal de Cultura de Sorriso começa nesta quinta-feira (6)

A visita despertou aspirações entre os estudantes. Entre eles, a aluna Evelin não escondeu a empolgação ao falar sobre a experiência. Atenta às explicações sobre a gestão municipal, ela compartilhou sua visão para o futuro. “Achei muito interessante ver como a cidade é administrada e como as decisões são tomadas aqui. Um dia quero ser prefeita de Sorriso para ajudar as pessoas e fazer a cidade ficar ainda melhor”, contou.

Para a diretora da unidade escolar, Edilamar Nava Bicego, a atividade extraclasse é fundamental para a formação humana e cidadã dos estudantes. Segundo ela, experiências como essa ajudam os alunos a compreender que política, participação social e responsabilidade coletiva fazem parte da vida de todos. “Essa é uma forma de mostrar que cada um deles também faz parte da construção da nossa sociedade. Essa vivência prática estimula o senso crítico e aproxima os alunos da realidade em que vivem”, avaliou a educadora.

Na sequência, a comitiva escolar seguiu para a Câmara Municipal, onde foi recepcionada pelo presidente da Casa, vereador Rodrigo Materazzi, e pelo vereador Gringo. Os parlamentares conduziram os alunos pelas instalações do Legislativo, explicando o papel dos vereadores na elaboração de leis e na fiscalização das ações do Executivo. “É uma alegria receber essas crianças aqui na Casa de Leis. Nosso objetivo é mostrar como funciona a atuação do Legislativo, como os projetos são debatidos e votados, e a importância da participação popular nas decisões que impactam a vida de todos os sorrisenses”, explicou Materazzi.

Leia Também:  Sorrisenses se destacam em competição de ciclismo em Sapezal

A visita integra as ações de cidadania promovidas pela rede municipal de ensino, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e participativos na construção do futuro de Sorriso.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Formatura da Turma 2026/1 do Bombeiros do Futuro será dia 28

Published

on

Em sua 24.ª edição, projeto transforma rotinas de crianças de 9 a 12 anos

Depois do já tradicional acampamento que fecha com momentos emocionantes o “Bombeiros do Futuro”, as 150 crianças que integraram a 24.ª edição do projeto, neste primeiro semestre de 2026, vivenciarão a cerimônia de formatura neste domingo (28 de junho).

O evento está marcado para as 9h30, no Auditório Magessi, do Centro Eventos Ari José Riedi, reunindo pais, bombeiros e demais autoridades para celebrar a conquista dos jovens bombeirinhos, na faixa etária entre os 9 e os 12 anos.

Durante quatro meses, ou 16 encontros, mais ou menos, sempre aos sábados, os alunos receberam noções de primeiros socorros, boas maneiras, educação para o trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, abuso infantil, bem como atividades relacionadas ao Corpo de Bombeiros, como prevenção de acidentes domésticos, altura, salvamento, combate a incêndio, mergulho entre outras.

“A formatura é um momento de muita emoção, pois representa uma série de pequenas superações que vem sendo vividas ao longo de cada encontro, de cada atividade proposta, de cada ‘missão dada é missão cumprida’“, destaca a secretária de Assistência Social, Daniela Marsola Stel, destacando a importância da parceria com o Corpo de Bombeiros para a realização do sonho de muitos pequenos. “É um projeto encantador, que certamente marcará de maneira positiva a vida de todas essas crianças”, complementa.

Leia Também:  Com diretoria executiva do Sebrae, prefeito dialoga sobre ações ligadas ao empreendedorismo

“Cada encontro tem momentos de muita diversão, mas em que também aproveitamos para mostrar às crianças e adolescentes a importância da disciplina, do respeito e da necessidade de perseverar em busca dos seus objetivos”, destaca o comandante do 5.º Batalhão Bombeiro Militar de Sorriso, major BM Leandro Kunze.

O projeto Bombeiros do Futuro é realizado pelo 5.º Batalhão Bombeiro Militar de Sorriso e pela Prefeitura, via Secretaria de Assistência Social (Semas). Para o segundo semestre, a Turma 2026/02, as inscrições serão feitas de 20 a 24 de julho. As aulas devem começar no dia 1.º de agosto, terminando em meados de novembro.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA