CIDADES

Servidores de Várzea Grande são capacitados para uso de drones em fiscalização e obras

Publicado em

Nove técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável e de Viação e Obras de Várzea Grande participaram, nesta semana, de um curso de operação de drones, promovido gratuitamente pelo Sistema Famato/Senar. As aulas práticas foram realizadas no Parque Bernardo Berneck.

A capacitação fortalece o uso da tecnologia na fiscalização ambiental, no monitoramento de áreas rurais e no acompanhamento de obras públicas no município.

Na área ambiental, os drones serão utilizados em ações de licenciamento e fiscalização, auxiliando no monitoramento de nascentes, áreas de preservação permanente, matas ciliares e propriedades rurais. A tecnologia também permite identificar irregularidades e acessar regiões de difícil alcance com mais rapidez e precisão.

Já na Secretaria de Viação e Obras, os equipamentos serão empregados no acompanhamento de obras, na fiscalização de áreas urbanas e no levantamento de dados para o planejamento e a manutenção da infraestrutura da cidade.

O coordenador de Desenvolvimento Rural, Leandro Silva, destacou a importância da capacitação para a modernização dos serviços públicos.

Leia Também:  Várzea Grande faz 159 anos e transforma maio em um mês inteiro de celebrações

“O drone é uma ferramenta que traz mais agilidade, precisão e eficiência ao trabalho das equipes, tanto no campo quanto na cidade”, afirmou.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, a prefeitura busca ampliar parcerias voltadas à qualificação técnica de servidores e produtores rurais.

“Estamos investindo em conhecimento e tecnologia para melhorar os serviços prestados à população e fortalecer o trabalho das equipes da prefeitura”, disse.

O curso abordou temas como legislação sobre o uso de drones, segurança operacional, técnicas de voo, boas práticas ambientais e a aplicação da tecnologia em atividades agropecuárias e na gestão pública.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Copinha reúne alunos da zona rural em dia de esporte, integração e aprendizado

Published

on

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona rural, participaram de uma programação especial inspirada na Copa do Mundo. Ao longo do mês, os estudantes desenvolveram pesquisas sobre países participantes do torneio, abordando aspectos como cultura, costumes, gastronomia e curiosidades. Nesta sexta-feira (27), as atividades foram encerradas com a realização da primeira “Copinha” da escola, reunindo todas as turmas em um momento de integração por meio do esporte.

A diretora da unidade, Eunice da Silva Araújo, comemorou o sucesso da iniciativa e destacou o envolvimento dos estudantes e da comunidade escolar.

“Hoje realizamos a nossa primeira Copinha, e todos os alunos participaram da recreação, que contou com jogos entre as turmas de todas as séries. Foi um momento de descontração, integração e comemoração. Ficamos muito felizes também com a presença dos servidores da Secretaria Municipal de Educação, que vieram prestigiar o nosso evento”, afirmou.

Leia Também:  Flávia Moretti sanciona lei que institui programa Autismo em Foco-Saúde

Segundo a diretora, apesar de estar localizada na zona rural, a escola desenvolve todos os projetos pedagógicos propostos pela Secretaria Municipal de Educação, assim como as demais unidades da rede.

“Os nossos alunos pesquisaram sobre os países participantes da Copa do Mundo, suas culturas, costumes e culinária. Depois, promovemos um dia de apresentação dos trabalhos e, por fim, realizamos a Copinha, que era o momento mais esperado por eles”, ressaltou.

Representando a secretária municipal de Educação, Maria Fernanda Figueiredo, que cumpria outra agenda, a professora Benedita Ponce, responsável pelo setor de Mediação, levou uma mensagem aos participantes.

“Trago o abraço da nossa secretária e o reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido por esta escola. Essa programação é a culminância de todas as atividades realizadas durante o mês. Mesmo distante da área urbana, a unidade executa com dedicação todos os projetos propostos, e esse momento esportivo é tão importante para a formação dos alunos quanto os conteúdos trabalhados em sala de aula”, destacou.

O superintendente de Esporte, Admilson Piranha, também ressaltou a importância da prática esportiva na formação dos estudantes.

Leia Também:  Equipes intensificam ações em bairros atingidos por fortes chuvas

“O esporte é uma ferramenta poderosa para promover valores como respeito, ética, disciplina e inclusão. Nossos alunos aprendem desde cedo que cuidar do corpo e praticar atividades físicas é fundamental para uma vida saudável”, afirmou.

Ele anunciou ainda que a Secretaria estuda ampliar as ações esportivas na unidade escolar.

“Estamos alinhando com a direção da escola a criação de uma programação semanal para que nossos professores de Educação Física desenvolvam modalidades como voleibol, futebol e corrida com os estudantes, fortalecendo ainda mais o esporte na comunidade escolar”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA