CIDADES

Saúde e acolhimento marcam ação especial dedicada às mulheres no Centro Especializado em Saúde

Publicado em

Durante o evento, foram realizadas palestras com profissionais da saúde, entre médicas e assistente social

O cuidado com a saúde da mulher ganhou destaque, na manhã desta quarta-feira (25.03), no Centro Especializado em Saúde (CES), que promoveu uma programação especial voltada à prevenção e ao bem-estar feminino. A ação integra as atividades alusivas ao mês da mulher e teve como foco principal a conscientização sobre a prevenção do câncer do colo do útero.

Durante o evento, foram realizadas palestras com profissionais da saúde, entre médicas e assistente social, abordando temas como autocuidado, prevenção de doenças e a importância do acompanhamento regular da saúde feminina.

Além das orientações, as participantes tiveram acesso a uma série de serviços, como coleta de CCO (preventivo), aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. A programação também contou com um café da manhã especial e sorteio de brindes, proporcionando um momento de acolhimento e valorização das mulheres presentes.

A moradora do bairro Marajoara, Aline Junqueira, participou da ação e destacou a importância da iniciativa.
“Foi muito bom participar. A gente aprende mais sobre como se cuidar e ainda consegue fazer exames que, muitas vezes, a gente acaba adiando no dia a dia. Isso faz toda a diferença”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande conquista aprovação de R$ 5,8 milhões para saúde

A coordenadora do CES, Sônia Arimoto, ressaltou o objetivo da ação um momento de autocuidado. “Nosso intuito é justamente aproximar as mulheres dos serviços de saúde, reforçando a importância da prevenção e do cuidado contínuo. Quando a gente oferece informação e acesso, a gente salva vidas”, destacou.

A iniciativa reforça o compromisso da rede municipal de saúde com a promoção de ações preventivas e o cuidado integral da mulher, especialmente em um mês dedicado à valorização e conscientização feminina.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Capacitação do TCE fortalece controle social e planejamento da saúde em Várzea Grande

Published

on

Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande e servidores da equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) participaram da “Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos”, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento teve início na terça-feira (23) e foi encerrado nesta quinta-feira (25).

Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), o encontro reuniu representantes dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de qualificar a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação ocorre em um momento estratégico, considerando que os municípios estão em fase de elaboração e discussão das Conferências Municipais de Saúde, evento fundamental para o planejamento e a definição das ações e prioridades da saúde pública.

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, esteve presente na abertura do evento, prestigiando a iniciativa e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da governança e da participação social no SUS.

Para a secretária, investir na qualificação técnica dos profissionais e conselheiros é essencial para aprimorar a gestão pública em saúde e representa uma ação estratégica da atual administração municipal.

“Fortalecer o controle social é fortalecer o próprio SUS. A participação ativa dos conselhos, aliada a um planejamento bem estruturado, garante maior transparência, eficiência na aplicação dos recursos e, principalmente, políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da população. Parabenizo o Tribunal de Contas pela iniciativa e nossos servidores e conselheiros pelo compromisso com a melhoria contínua da saúde em Várzea Grande”, destacou Valéria Nogueira.

Leia Também:  Várzea Grande avança para construir 1º viaduto com aporte municipal  

A coordenadora técnica de Planejamento Estratégico da SMS/VG, Daniella Macieski, destacou a importância da participação conjunta entre gestão e controle social.

“Essa capacitação fortalece o processo de planejamento em saúde, principalmente ao aproximar ainda mais a gestão e o Conselho Municipal de Saúde. O planejamento precisa ser construído de forma participativa, considerando as necessidades reais da população e garantindo o acompanhamento contínuo das metas e dos resultados. Várzea Grande avança quando trabalha de maneira integrada”, ressaltou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande, Joilson Ruas, a qualificação representa um importante instrumento para ampliar o protagonismo dos conselheiros municipais.

“Os conselhos exercem um papel essencial na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Participar de uma capacitação como esta amplia nosso conhecimento e fortalece nossa atuação junto à sociedade, garantindo maior transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

Durante a abertura do evento, o presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, enfatizou que o Plano Municipal de Saúde deve ser encarado como um instrumento efetivo de gestão.

Leia Também:  Motociclista é detido pela GM por adulteração de sinal identificador

“O Plano Municipal de Saúde não pode ser apenas um documento formal. Ele precisa refletir a realidade local, orientar prioridades, estabelecer metas e permitir o monitoramento contínuo dos resultados”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO – Ao longo dos três dias de capacitação, os participantes tiveram acesso a palestras e nove módulos temáticos ministrados por especialistas em transparência, controle social, governança e planejamento em saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento dos mecanismos de participação social, fundamentais para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA