CIDADES

Saúde de Várzea Grande terá plano especial de atendimento durante a EXPOVG

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande definiu um fluxo especial de atendimento médico para a EXPOVG, realizada entre os dias 14 e 17 de maio. O planejamento foi elaborado em conjunto com a organização do evento para garantir assistência rápida, segura e organizada ao público.

Todo paciente atendido no evento passará inicialmente pela equipe médica instalada no posto de atendimento da feira, responsável pela triagem, classificação de risco, estabilização e definição do encaminhamento necessário.

Os casos leves e moderados poderão ser encaminhados para a UPA Ipase e UPA Cristo Rei, onde os pacientes receberão avaliação médica, medicação, exames e observação clínica. Já os casos graves terão atendimento avançado imediato no local e serão encaminhados prioritariamente ao Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, a medida busca garantir segurança assistencial durante os dias de evento.

“Montamos um plano estratégico para assegurar atendimento ágil e organizado, evitando sobrecarga nas unidades e garantindo assistência adequada conforme a gravidade de cada caso”, destacou.

Leia Também:  Várzea Grande abre inscrições para curso de Condutor de Turismo de Pesca Esportiva 

A prefeita Flávia Moretti reforçou que a ação demonstra o preparo da gestão municipal para grandes eventos.

“A saúde pública precisa estar preparada para qualquer situação. Nosso objetivo é garantir tranquilidade e atendimento eficiente para toda a população durante a EXPOVG”, afirmou.

O plano também prevê protocolos específicos para ocorrências com múltiplas vítimas, com acionamento imediato do SAMU, Corpo Bombeiros e de Central de Regulação, hospitais de referência e demais órgãos envolvidos no atendimento de urgência e emergência.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande

Published

on

As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.

Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.

Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.

Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.

“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.

A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.

Leia Também:  Município entrega 25 novos pontos de ônibus e avança na reestruturação da mobilidade urbana

Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.

“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.

Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA