CIDADES

Mostra cultural sobre a Semana do Migrante amplia conhecimento e valoriza a diversidade entre estudantes

Publicado em

A Semana do Migrante, celebrada entre os dias 19 e 23 de junho, motivou os estudantes das séries finais da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Manoel Corrêa de Almeida a participarem de uma mostra cultural voltada à valorização da diversidade. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre diferentes povos, culturas e tradições, além de fortalecer valores como respeito, acolhimento e inclusão de pessoas que deixaram sua terra natal em busca de novas perspectivas de vida.

Cada turma ficou responsável por pesquisar e representar um país, desenvolvendo estudos sobre aspectos culturais, culinária, pontos turísticos, hino nacional, jogos, músicas, costumes e outras características que identificam cada nação. Os alunos do 7º ano, das turmas A, B e C, pesquisaram sobre África, China e Índia. Já os estudantes do 8º ano abordaram os Estados Unidos e o Brasil, enquanto os alunos do 9º ano apresentaram trabalhos sobre México e Venezuela.

Os estudantes dos 6º anos A e B também participaram da proposta, elaborando relatórios sobre os países apresentados durante a mostra e registrando suas percepções acerca das diferentes culturas conhecidas ao longo da atividade.

Leia Também:  Festa da Terceira Idade em Várzea Grande tem anúncio de R$ 20 milhões para recuperação de ruas

A diretora da unidade escolar, Ivani Silva Costa, destacou que o trabalho em equipe foi essencial para o sucesso da mostra cultural.

“Os estudantes organizaram estandes temáticos, exposições e apresentações com recursos audiovisuais. A mostra evidenciou o protagonismo estudantil, que não mediu esforços para a conclusão de cada tarefa. O acompanhamento pedagógico das coordenadoras Ana Elise Andrade da Silva e Greice Maria de Araújo Bezerra, além do articulador do Programa ETA, Diogo Douglas da Silva, foi fundamental na elaboração de cada trabalho desenvolvido”, afirmou.

Ivani também ressaltou o compromisso da comunidade escolar com uma educação voltada à valorização da diversidade cultural, fortalecendo o respeito às diferentes identidades e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Prefeitura consegue aprovação do Fundo Municipal para captar recursos para educação de Várzea Grande

Published

on

A criação do FME permitirá captar, gerir e aplicar recursos em programas, projetos e ações voltadas à melhoria da qualidade da educação pública municipal.

A Prefeitura de Várzea Grande conquistou a aprovação, com 17 votos favoráveis dos vereadores, do Projeto de Lei nº 191/2025, que institui o Fundo Municipal de Educação (FME). A proposta foi aprovada após a desistência de uma ação de mandado de segurança movida pelo Poder Executivo, permitindo a criação de uma importante ferramenta para fortalecer os investimentos na rede municipal de ensino.

O Fundo Municipal de Educação terá como finalidade captar, gerir e aplicar recursos destinados à implementação, ampliação, manutenção e execução de políticas públicas, programas, projetos, ações e serviços voltados à área educacional.

Por meio do fundo, poderão ser financiadas iniciativas como a formação continuada de professores; construção, reforma e locação de imóveis para atividades educacionais; aquisição de materiais didáticos; alimentação escolar; pagamento de vencimentos e benefícios dos profissionais da educação; além da implantação de novas tecnologias e outros investimentos necessários para a melhoria da qualidade do ensino.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande desmente fake news sobre pagamento de servidores

Conforme o projeto aprovado, o fundo será gerido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), que atuará como unidade orçamentária e gestora, sob supervisão direta da prefeita de Várzea Grande.

A gestão financeira e orçamentária seguirá diretrizes como a vinculação às leis orçamentárias, respeito aos princípios constitucionais, cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, escrituração contábil separada e prestação de contas específica, garantindo transparência e controle na aplicação dos recursos.

Para a prefeita Flávia Moretti, a aprovação representa um avanço histórico para a educação municipal.

“Com a criação do Fundo Municipal de Educação, Várzea Grande passa a contar com um instrumento fundamental para ampliar a capacidade de investimento na nossa rede de ensino. Teremos mais condições de captar recursos, planejar ações de longo prazo e fortalecer políticas públicas voltadas aos nossos estudantes, professores e toda a comunidade escolar. É uma conquista que traz mais autonomia, transparência e eficiência para a gestão da educação”, destacou a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA