Lucas do Rio Verde

Modelo de desenvolvimento de Lucas do Rio Verde atrai comitiva boliviana e reforça integração internacional

Publicado em

O prefeito Miguel Vaz e o vice-prefeito Joci Piccini receberam, nesta quarta-feira (29), em Lucas do Rio Verde, a comitiva boliviana liderada pelo governador eleito de Santa Cruz, Juan Pablo Velasco. A visita teve como foco a apresentação das potencialidades locais e do modelo de desenvolvimento que transformou Lucas do Rio Verde em referência em produção, industrialização e agregação de valor.

Mato Grosso possui aproximadamente 800 quilômetros de fronteira com a Bolívia, o que reforça a importância estratégica dessa aproximação. Santa Cruz é o principal polo econômico boliviano, concentrando grande parte da atividade empresarial, financeira e agroindustrial do país, o que amplia as oportunidades de cooperação em áreas como logística, infraestrutura, transporte e produção agrícola.

A programação teve início em Cuiabá, com uma reunião institucional no Palácio Paiaguás, onde foram apresentadas políticas públicas, e seguiu para Lucas do Rio Verde, onde conheceu de perto um modelo de desenvolvimento impulsionado pela integração entre produção agrícola, agroindustrialização, planejamento estratégico e investimentos em infraestrutura e bioenergia.

Reconhecido pelo crescimento acelerado nas últimas décadas, o município se destaca pela verticalização da produção, diversificação econômica e uso de tecnologia, fatores que consolidam Lucas do Rio Verde como referência em desenvolvimento sustentável e agregação de valor.

Durante a visita, o prefeito Miguel Vaz destacou a importância do intercâmbio de experiências e do fortalecimento das parcerias internacionais como caminho para ampliar oportunidades econômicas e consolidar Mato Grosso como referência.

Leia Também:  Inscrições para 4º Festeco foram prorrogadas até 10 de maio

O vice-prefeito Joci Piccini ressaltou o papel de Lucas do Rio Verde como exemplo de transformação. “Os problemas que nós tivemos no passado eles estão tendo hoje lá, um país que está se desenvolvendo agora, trazendo um governador jovem aqui. Acredito que eles venham pegar a experiência para sofrer menos que nós sofremos no passado e, também, acredito que querem implementar essa política que Lucas do Rio Verde implementou durante muitos anos para chegar no que está. Então esses municípios que se diferenciaram em Mato Grosso hoje são referência e servem também para uma referência para outros países, onde nós estamos conseguindo desenvolver a industrialização, a verticalização, a diversificação do agro”, ressaltou.

Impressionado com o que conheceu, o governador eleito de Santa Cruz destacou o potencial de aprendizado. “É impressionante o que construíram em Lucas do Rio Verde nos últimos 40 anos. Impressionante que uma cidade com 100 mil habitantes pode ter tanta indústria, seja tão importante para o PIB do Mato Grosso. Então, nós precisamos de muito aprendizagem e esperamos poder fazer coisas muito parecidas em Santa Cruz. Nós precisamos desse tipo de tecnologia, de investimento em Santa Cruz e por isso estamos aqui. Seguramente vamos poder levar aprendizados para Santa Cruz”.

Leia Também:  Residência Médica: Matrículas começam na próxima segunda-feira (17)

Outro ponto de destaque da visita foi o potencial de integração energética e produtiva entre as regiões. Lucas do Rio Verde é um importante polo de produção de etanol de milho, o que pode abrir oportunidades de exportação para a Bolívia, que possui demanda crescente por energia. Ao mesmo tempo, o país vizinho apresenta grande potencial de expansão agropecuária, com áreas disponíveis para pastagem e cultivo de culturas como milho, soja e cana-de-açúcar.

Durante a visita, o empresário Eraí Maggi Scheffer destacou a importância da aproximação entre os dois territórios. “Troxemos o governador de Santa Rosa, um rapaz novo, para conhecer aqui a região produtora para ele se inspirar, para o governador se inspirar e colar, fazer o mesmo lá na região da Bolívia. Eles têm que se inspirar aqui em Lucas, que teve todo esse desenvolvimento, o que era aqui há 40 anos atrás. Hoje, é isso que eu quis trazer eles aqui, para eles conhecerem o que o agro faz.”

A visita reforça o papel de Lucas do Rio Verde como vitrine de desenvolvimento sustentável, inovação no agronegócio e planejamento estratégico, ao mesmo tempo em que abre caminho para novas parcerias entre Mato Grosso e Bolívia, fortalecendo a integração regional e ampliando oportunidades.

(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.

Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.

Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.

Leia Também:  Residência Médica: Matrículas começam na próxima segunda-feira (17)

“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”

Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.

“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”

A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.

“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”

Leia Também:  Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.

“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”

Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA