Lucas do Rio Verde

Cerimônia de apresentação dos aprovados no Bolsa Atleta 2026 aconteceu nesta quarta-feira (06)

Publicado em

Nesta quarta-feira (06), os atletas aprovados no Bolsa Atleta – Incentivando Campeões 2026 foram recepcionados no Auditório dos Pioneiros, durante a cerimônia de apresentação dos contemplados no programa. Ao todo, 120 atletas foram selecionados por meio de análise técnica prevista no Edital de Seleção Pública nº 01/2026.

Neste ano, foram registradas 151 inscrições para as quatro categorias ofertadas. Desse total, cerca de 135 bolsas serão destinadas à categoria Seleção Municipal. Atletas de diversas modalidades participaram do processo seletivo, entre elas: atletismo, bicicross, jiu-jítsu, karatê, voleibol, futsal, futebol, basquetebol, badminton, tênis de mesa, handebol e natação.

O Bolsa Atleta Seleção Municipal disponibilizará, em 2026, um total de R$ 500 mil em investimentos no município, com o objetivo de incentivar a prática esportiva. Os recursos garantem subsídio aos atletas selecionados para representar Lucas do Rio Verde em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais, tanto em modalidades individuais quanto coletivas.

“Em 2023 a gente iniciou com 102 atletas. Se pegar por colocação, poucas premiações de primeiro lugar em várias modalidades, principalmente a nível nacional, era muito pouco. E hoje nós temos 135 atletas praticamente, 117 selecionados agora, mas ainda tem o futebol de campo que vai repassar os atletas de futsal, então acredito que vai fechar 135 atletas beneficiados com esse recurso e muitas medalhas. Temos campeão pan-americano, campeão brasileiro, representando Lucas do Rio Verde, temos campeões sul-americanos.

Leia Também:  Programa Qualifica Lucas entrega mais de 35 certificados para alunos

Saímos daquele trevo, da equação regional que Lucas vivia, e hoje estamos levando atletas para o mundo inteiro. Então os resultados são enormes, não apenas em colocações mas em termo de experiência de vida que esses jovens vão levar para a vida adulta”, acrescentou o secretário de Esporte e Lazer, André Matto.
Entre os contemplados está a Tauany Yasmin da Silva, de 14 anos, que pratica atletismo. Ela ressaltou a importância do incentivo para conciliar os estudos com a rotina de treinos.

“Eu vou receber o Bolsa Atleta pelo segundo ano seguido e vai me ajudar a comprar tênis e roupa se precisar. É muito bom porque tem muita gente que não tem condições de comprar equipamentos e esse dinheiro é um incentivo a mais”, salientou a estudante.

O estudante Miguel Bilibio, também de 14 anos, falou sobre a importância do programa para continuar no esporte. “O Bolsa Atleta é como um incentivo pra gente. Eu treino futsal desde os meus seis anos de idade, agora, recentemente, eu entrei para o Viva Lucas, na seleção. É bom que a gente quer comprar alguma coisa, ajudar a família, é bem legal mesmo”, finalizou.

Leia Também:  Prefeito Miguel Vaz se reúne com gestores escolares para alinhar ações da educação municipal

Categorias

Na categoria Seleção Municipal, os beneficiários receberão R$ 300 mensais, pagos em 12 parcelas, totalizando R$ 3.600 ao ano. Para concorrer, o atleta deve ter entre 15 e 17 anos no ano da concessão.

Na categoria Nacional, foram disponibilizadas 11 bolsas, com valor mensal de R$ 250, totalizando R$ 3.000 ao ano por atleta.

Já na categoria Estadual, também com 11 bolsas, os atletas receberão R$ 200 mensais, somando R$ 2.400 ao ano.

Por fim, na categoria Diamante, foram ofertadas 11 bolsas no valor de R$ 150 mensais, totalizando R$ 1.800 ao ano por atleta.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Frutos de Valor: evento em Lucas do Rio Verde apresentou oportunidades para impulsionar negócios por meio da exportação

Published

on

Produtores rurais, empresários e profissionais ligados à cadeia da fruticultura participaram, nesta quinta-feira (25), do encontro “Frutos de Valor: Como a Exportação pode Impulsionar seu Negócio”. O evento reuniu especialistas de instituições para apresentar estratégias, esclarecer dúvidas e demonstrar que a exportação é uma oportunidade viável para ampliar mercados e agregar valor à produção regional.

Ao longo da programação, os participantes conheceram os principais passos para acessar o mercado internacional, desde o atendimento às exigências sanitárias e de certificação até as ferramentas de inteligência de mercado e apoio internacionalização.

O encontro foi promovido em parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e o Sebrae Mato Grosso, reforçando o compromisso das instituições com o fortalecimento da fruticultura regional e a ampliação das oportunidades de mercado para produtores e empresários. A iniciativa também evidenciou o potencial da região para se consolidar como um polo de fruticultura de valor agregado.

“O município tem se destacado nos últimos anos dentro da agricultura familiar, com relação à estruturação desse segmento, vendendo em áreas de varejo, atacado, programas de aquisição de alimento, merenda escolar, mas existe um mundo lá fora, um mercado muito grande, muito valorizado, que é a exportação. É um mercado internacional na aquisição de frutas e derivados, o próprio café, castanhas, além, é claro, dos produtos agroindustrializados. Então as palestras foram voltadas à desmistificação desse processo de exportação, principalmente pensando nos produtos que são produzidos pela agricultura familiar”, destacou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

Leia Também:  Últimos dias para negociar seu débito com o Saae

Felipe ainda destacou a participação de especialistas na área, especialmente da Associação Brasileira de Fruticultura. “Foi falado um pouquinho sobre esses processos de exportação. Tivemos também uma mesa de discussão da parte fiscalizatória, do Mapa, Indea, enfim, tudo isso buscando esse novo mercado com possibilidade aqui para o município de Lucas do Verde. Isso não foi feito aqui em Lucas por um acaso, é justamente pelo potencial que a nossa região demonstra nessa parte agrícola”, disse.

Ao longo da programação, os participantes conheceram os principais passos para acessar o mercado internacional, desde o atendimento às exigências sanitárias e de certificação até as ferramentas de inteligência de mercado e apoio à internacionalização.

O primeiro painel, “Exportação: Desafios e Possibilidades”, foi conduzido pelo engenheiro agrônomo Victor Mendes, da Abrafrutas, que apresentou um panorama do mercado internacional de frutas, destacando as oportunidades para os produtores brasileiros e os requisitos exigidos por mercados como o europeu.

Na sequência, o painel “Fiscalização, Controle e Certificação” reuniu Simone Cleonice Colombo, fiscal estadual de defesa agropecuária do INDEA-MT, e Omar Roberto Silveira, auditor fiscal federal agropecuário e chefe da regional do MAPA em Sorriso. Com mediação de Guilherme Junglaus, gestor estadual de Mercado Internacional do Sebrae/MT, o debate abordou a importância da fiscalização, da rastreabilidade e das certificações para garantir a qualidade dos produtos e ampliar o acesso ao comércio exterior.

Leia Também:  Prefeitura apresenta estudo de nova concessão de transporte coletivo

Encerrando a programação, Guilherme Junglaus apresentou o painel “Soluções para Internacionalização”, no qual destacou programas e ferramentas desenvolvidos pelo Sebrae para apoiar empresas interessadas em iniciar ou expandir suas operações no mercado internacional.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA