CIDADES

Equipe de mediação fortalece diálogo e já alcança todas as escolas da rede municipal

Publicado em

A equipe de Prevenção e Mediação à Gestão Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, já percorreu as 99 unidades da rede municipal de ensino, consolidando um trabalho baseado na escuta ativa, no diálogo e no fortalecimento da gestão escolar.

A iniciativa tem como foco promover a comunicação direta com as equipes gestoras, incentivar práticas colaborativas e orientar ações proativas, incluindo a realização de reuniões restaurativas para a resolução de demandas no ambiente escolar.

Durante as visitas, a equipe também presta apoio em áreas como prestação de contas, Recursos Humanos, normas e legislação, além de contribuir no encaminhamento das necessidades específicas identificadas em cada unidade.

“Nosso trabalho é ouvir e registrar cada situação, dialogar com a direção, compreender as demandas e buscar soluções. Nos casos que são de nossa atribuição, realizamos os devidos encaminhamentos. Já quando há ???? de apoio de outras secretarias, fazemos a solicitação dos serviços”, destacou a mediadora Rita Mara de Arruda Cortez.

Ela ressaltou ainda que as visitas são contínuas e ocorrem diariamente, independentemente de a unidade já ter sido atendida anteriormente. “Esse processo de escuta ativa faz parte da nossa função. Atuamos como ponte entre as escolas e a Secretaria de Educação, facilitando a comunicação entre todos os setores”, explicou.

Leia Também:  Várzea Grande realiza tapa-buracos nos bairros Pirinéu e Jardim Manaíra

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, enfatizou a relevância da atuação da equipe. “Essa aproximação entre a gestão central e as unidades escolares contribui para ampliar a eficiência operacional em todo o município. A construção de processos democráticos na educação, especialmente na relação entre escola e comunidade escolar, é contínua e deve ser fortalecida”, afirmou.

A equipe de mediação é composta pelos servidores Izabel Vitalino Figueiredo, Sarah Jane de Campos, Benedita Santana Ponce e Paulo Sérgio Chimello.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Published

on

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Unidades de saúde terão Dia ‘D’ de cuidado integral à saúde da mulher

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA