CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá fortalece estrutura da 1ª Feira do Orgulho com atuação integrada das secretarias

Publicado em

A programação da 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso ganha um novo espaço voltado à cultura, ao empreendedorismo e à economia criativa. Nesta sexta-feira (26), a Orla do Porto I, em Cuiabá, recebe a 1ª Feira do Orgulho, reunindo expositores, artistas e produtores culturais da comunidade LGBTQIA+ em um evento gratuito, com entrada mediante retirada de ingresso.

Correalizadora da programação, a Prefeitura de Cuiabá atua de forma integrada para garantir a estrutura necessária à realização da feira e da Parada do Orgulho. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) coordena o planejamento viário e o ordenamento do trânsito; a Secretaria Municipal de Ordem Pública acompanha os licenciamentos e autorizações necessários para a realização do evento, assegurando o cumprimento das normas; e a Limpurb reforça os serviços de limpeza urbana antes, durante e após as atividades na Orla do Porto.

A Secretaria Municipal da Mulher também participa da programação com a Van do projeto Cuiabá Acolhe Mulheres, instalada na Orla do Porto. A unidade oferece atendimento gratuito, acolhimento e orientação para mulheres que eventualmente sejam vítimas de assédio, violência ou qualquer situação de vulnerabilidade durante o evento, contando com equipe preparada para prestar suporte e realizar os encaminhamentos necessários à rede de proteção.

Leia Também:  Dia Mundial do Turismo será celebrado com exposições e assinaturas de convênios em Cuiabá

A feira será realizada das 16h às 23h e integra as atividades da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso. A programação inclui gastronomia, artesanato, lançamentos de livros, oficinas, exposições, apresentações culturais, shows de drag queens e DJs.

A proposta é fortalecer o empreendedorismo LGBTQIA+, incentivar a economia criativa e ampliar oportunidades de geração de renda para artistas, artesãos, produtores culturais e pequenos empreendedores.

Entre os expositores está o DJ e empreendedor Mateus Cardoso Gomes, que desde 2018 comercializa acessórios voltados ao público LGBTQIA+ por meio das redes sociais. Pela primeira vez participando da Feira do Orgulho, ele destaca a oportunidade de apresentar seus produtos diretamente ao público.

“Os eventos aproximam os clientes dos produtos e aumentam nossa visibilidade. Como minha loja funciona pelo Instagram, participar da feira é uma oportunidade importante para vender e alcançar novas pessoas”, disse.

Além da comercialização de produtos e serviços, a feira também será palco de homenagens a pessoas que contribuíram para a defesa dos direitos da população LGBTQIA+ em Mato Grosso. Entre os reconhecidos está Mãe Kaká, liderança do movimento e expositora do evento, que receberá uma homenagem.

Leia Também:  420 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine Municipal nesta terça-feira (05); Remunerações chegam a R$3,5 mil

“Receber esse reconhecimento em vida é uma grande honra. É um prêmio que valoriza a luta construída ao lado das pessoas da periferia e do movimento LGBTQIA+”, comentou.

A vice-presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso, Xica da Silva, explica que a criação da Feira do Orgulho amplia o alcance das ações desenvolvidas durante a programação e fortalece o diálogo com toda a sociedade.

“A feira nasce para abrir esse espaço para toda a população. A Parada é um evento aberto, que convida todas as pessoas a conhecerem, dialogarem e participarem dessa construção coletiva”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá realiza obras e reforça segurança na Avenida Arquimedes Pereira Lima

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, realiza uma intervenção na Avenida Arquimedes Pereira Lima, no cruzamento com a Avenida Parque Barbado, nas proximidades do Córrego do Barbado, com o objetivo de reorganizar o trânsito e garantir mais segurança para ciclistas e motoristas. A obra está prevista para ser concluída até quarta-feira, 1º de julho.

Os condutores, ao sair do bairro, cortavam caminho utilizando a ciclovia como rota alternativa para desviar do fluxo de veículos da Avenida Arquimedes Pereira Lima e chegar à rotatória, quando o correto era percorrer um curto trajeto para acessar a via e chegar à rotatória, o que gerou várias denúncias na imprensa e junto à Semob.

Diante da situação de total imprudência por parte dos condutores e do iminente perigo de acidentes, a Semob realizou uma vistoria técnica no local e elaborou um projeto para restabelecer a função original da ciclovia. Uma mureta está sendo construída no início da ciclovia, com assentamento de meio-fio e sarjeta até a esquina.

Leia Também:  Termina nesta sexta o Mutirão Fiscal da Prefeitura de Cuaibá

“O espaço sempre foi destinado exclusivamente ao tráfego de bicicletas, mas, por alguma circunstância, acabou sendo aberto, permitindo o acesso irregular de veículos. Com a intervenção, a área está sendo novamente segregada por meio da implantação de meio-fio, impedindo o trânsito de automóveis e devolvendo a ciclovia aos ciclistas”, explicou a secretária da Pasta, coronel Francyanne Lacerda.

A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras, em parceria com a Semob, que também será responsável por reforçar a sinalização viária em toda a região. Após a conclusão dos serviços, equipes de fiscalização vão monitorar o local para coibir novas infrações e garantir o cumprimento das normas de trânsito.

“Além de aumentar a segurança viária e preservar a infraestrutura da ciclovia, a obra assegura que cada espaço da via seja utilizado conforme sua finalidade, promovendo uma circulação mais organizada e segura para todos os cidadãos”, frisou Francyanne.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA