CIDADES

Saúde mantém atendimento de urgência e ajusta expediente das UBSs durante jogo do Brasil

Publicado em

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terão expediente até as 16h nesta terça-feira (24), em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo de 2026.

A medida segue o Decreto Municipal nº 44, de 3 de junho de 2026, que estabelece a flexibilização do horário de funcionamento dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal Direta e Indireta durante os jogos do Brasil na fase de grupos do Mundial.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, destaca que não haverá qualquer alteração nos serviços de urgência e emergência da rede municipal.

“Os atendimentos serão mantidos normalmente nas UPAs do Ipase e do Cristo Rei, assim como no Hospital e Pronto-Socorro Municipal. Essas unidades funcionam em regime de plantão, com equipes atuando de forma ininterrupta por meio de escalas de trabalho”, afirmou.

As mudanças atingem apenas os serviços de rotina prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conhecidas popularmente como postinhos de saúde, além do expediente administrativo da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia Também:  DAE-VG amplia rede e reforça abastecimento em Nova Várzea Grande

Conforme estabelece o Decreto nº 44, o expediente será encerrado às 16h nos dias de jogos da Seleção Brasileira durante a fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026. Caso o Brasil avance para as próximas fases da competição, novos decretos poderão ser publicados pelo Executivo Municipal para adequar os horários de funcionamento dos órgãos públicos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Meninas são as primeiras várzea-grandenses a receber doses da Pneumo 20

Published

on

A pequena Theodora Leal Mota, de apenas dois meses de vida, foi a primeira moradora de Várzea Grande a receber a vacina pneumocócica 20 (Pneumo 20), na última segunda-feira (23), na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Isabel. Em seguida, foi a vez de Eliza Emanuelly da Silva Souza, de quatro anos, ser imunizada com a nova dose na Unidade de Saúde do bairro Água Limpa.

As meninas simbolizam a importância da vacinação como medida de proteção e prevenção, especialmente com a chegada da Pneumo 20 ao Sistema Único de Saúde (SUS). Até então disponível apenas na rede privada, a vacina podia custar mais de R$ 500.

Desde segunda-feira, as 25 unidades de saúde de Várzea Grande estão abastecidas com o novo imunizante, que passa a integrar a rotina das salas de vacinação do município. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado e distribuídas aos municípios pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nesta primeira remessa, Várzea Grande recebeu 800 doses.

A Pneumo 20 protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, principal causadora de doenças graves, como pneumonia e meningite, responsáveis por hospitalizações, sequelas e óbitos.

O principal diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção contra os sorotipos mais frequentemente associados à pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, tornando-a mais abrangente do que as formulações anteriores. O imunizante também auxilia na prevenção da otite média, condição que pode evoluir para perda auditiva e, em casos mais graves, infecção generalizada.

Leia Também:  Cinema gratuito anima noite das famílias em Bonsucesso

O pai de Theodora, Eduardo Júnior Mota Cabral, resumiu o sentimento ao imunizar a filha. “É um momento de alegria, gratidão e alívio pela proteção que ela passa a ter agora”, afirmou.

A enfermeira da Unidade de Saúde do Santa Isabel, Cida Campos, reforçou a importância da vacinação. “É uma vacina segura e que protege contra bactérias causadoras de doenças graves. É fundamental que pais e responsáveis levem seus filhos para receber esse imunizante em qualquer unidade de saúde da cidade”, destacou.

Na Unidade do Água Limpa, Eliza Emanuelly também foi acompanhada pelo pai, José Souza. Apesar do receio inicial diante da seringa, a menina foi rapidamente consolada com um pirulito oferecido pela enfermeira e responsável técnica da unidade, Lucimar Barbosa.

“Estamos em um período crítico para as doenças respiratórias. Há registros de meningite no Estado e as unidades de pronto atendimento estão lotadas de crianças com sintomas gripais. A vacina salva vidas, reduz a circulação de agentes infecciosos e evita o agravamento dos quadros clínicos”, enfatizou Lucimar.

Leia Também:  Movimentando mais de R$ 30 mi, ExpoVG recoloca Várzea Grande no circuito de grandes eventos

Público-alvo

A enfermeira responsável pela Imunização da Atenção Primária de Várzea Grande, Patrícia Pretel Feitosa, explica que a Pneumo 20 passa a integrar o calendário básico de vacinação infantil. A primeira dose deve ser aplicada aos dois meses de idade, com a Pneumo 20; a segunda, aos quatro meses, com a Pneumo 10; e a dose de reforço, aos 12 meses, novamente com a Pneumo 20.

“A criança com até 4 anos, 11 meses e 29 dias que estiver com alguma dose em atraso deve procurar a unidade de saúde mais próxima, levando o cartão de vacinação, para verificar sua situação vacinal e receber a Pneumo 20”, orientou.

Segundo Patrícia, a rotina das Unidades Básicas de Saúde permanece a mesma. “Estamos ofertando mais uma vacina destinada principalmente às crianças menores de dois anos. É importante que pais e responsáveis procurem as unidades para garantir essa proteção”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA