MATO GROSSO

Consórcio do Teles Pires passa a administrar Hospital Regional de Sinop com a garantia de manutenção e ampliação de serviços

Publicado em

O Governo do Estado assinou, nesta segunda-feira (25.5), a ordem de serviço para que o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires faça a administração do Hospital Regional Jorge de Abreu, em Sinop. O evento contou com a presença de diversos prefeitos e autoridades da região Norte de Mato Grosso.

A iniciativa representa mais um avanço no fortalecimento da regionalização da saúde pública em Mato Grosso, com foco na eficiência da gestão hospitalar, na ampliação do atendimento especializado e na melhoria da assistência prestada à população.

A transição entre gestões ocorrerá no período entre 60 e 120 dias, e não haverá a interrupção de nenhum atendimento, mas sim a ampliação gradual dos serviços.

O governador Otaviano Pivetta destacou que a medida reforça o compromisso do Estado com uma saúde pública mais eficiente e próxima da população.

“Para que vocês tenham ideia, essa unidade hospitalar hoje tem 98 leitos, e ela terá, muito em breve, 158 leitos. Também na capacidade de oferta de serviços, vai haver um crescimento de 100%, vai dobrar a produção. Além disso, nós vamos acrescentar serviços na área de urologia, cirurgia pediátrica e cirurgia oncológica”, declarou o governador.

Com a pactuação, o Hospital Regional Jorge de Abreu, em Sinop, contará com capacidade instalada de 158 leitos de internação, sendo 68 leitos clínicos, 40 cirúrgicos, 20 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 10 leitos de saúde mental e outros 10 leitos de observação/dia.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros atende três ocorrências nas últimas 24 horas em Primavera do Leste

A unidade ainda terá a oferta anual estimada em 98.496 atendimentos, contemplando consultas e procedimentos em especialidades estratégicas, como ortopedia, oftalmologia, urologia e cirurgia geral. Também estão previstos 80 novos procedimentos oncológicos de alta complexidade por ano, voltados às áreas ginecológica, mastológica, urológica e do aparelho digestivo.

Outro destaque será a ampliação da oferta de exames neurológicos de alta complexidade, com previsão de 210 procedimentos mensais, entre eletroencefalogramas, ecodopplers e eletroneuromiografias.

O secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, enfatizou que a parceria com o consórcio contribuirá para o fortalecimento dos serviços prestados pelo Hospital Regional, sobretudo na área de urgência e emergência.

“É importante deixar claro que não haverá o fechamento das portas do hospital, muito pelo contrário. Hoje o Hospital Regional tem em torno de 98 leitos e esse contrato já prevê a ampliação para 158 leitos, óbvio que não é de um dia para o outro, mas ele entra numa perspectiva de melhoria e implantação de serviços novos. Estamos vocacionando este hospital para urgência e emergência porque, com a ampliação do programa Fila Zero, a demanda por procedimentos eletivos será substancialmente atendida”, explicou o gestor.

Os investimentos previstos incluem custeio mensal estimado em R$ 8,94 milhões para manutenção integral da unidade, aquisição de insumos e folha assistencial. Além disso, estão previstos R$ 29,8 milhões em investimentos ao longo de 12 meses para aquisição de materiais permanentes e modernização do parque tecnológico hospitalar, totalizando investimento anual estimado em R$ 137,1 milhões.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem com porções de cocaína, revólver e munições

O presidente do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires e prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, ressaltou a importância da união entre os municípios e o Estado para garantir mais eficiência e qualidade na prestação dos serviços de saúde. Hoje o Consórcio do Teles Pires é composto por 16 municípios, que juntos totalizam uma população de 600 mil habitantes.

“Ainda que o consórcio seja composto por 16 municípios, o Hospital Regional de Sinop atende a macro região, os 37 municípios da região norte de Mato Grosso. Então, [a unidade] vai estar a serviço da saúde regional e sob a gestão de todos os prefeitos através do consórcio. É uma forma de descentralização, uma visão estratégica e de futuro para a saúde pública do estado de Mato Grosso”, avaliou o presidente.

O Hospital Regional Jorge de Abreu, em Sinop, é referência para os municípios da região Teles Pires e desempenha um papel estratégico na assistência de média e alta complexidade no norte mato-grossense. A expectativa é de que a nova gestão contribua para ampliar a resolutividade da unidade, fortalecer o atendimento regionalizado e assegurar maior eficiência operacional e assistencial.

Também estiveram presentes os deputados estaduais Chico Guarnieri e Diego Guimarães, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, os secretários de Estado Marcelo de Oliveira (Infraestrutura) e Laice Souza (Comunicação), além de prefeitos, secretários municipais e representantes dos municípios do Norte do Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Published

on

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem com porções de cocaína, revólver e munições

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre prisão contra integrante de organização criminosa

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA