CUIABÁ

Agenda entre prefeito e senador define envio de recursos para a saúde e habitação de Cuiabá

Publicado em

Na manhã desta terça-feira (12), o senador Wellington Fagundes esteve no gabinete do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, para anunciar a destinação de duas emendas parlamentares voltadas à capital. Os recursos deverão contemplar ações nas áreas da saúde e habitação, com foco na ampliação de atendimentos especializados e no enfrentamento do déficit habitacional do município.

A reunião teve como principal pauta a definição das prioridades para aplicação dos recursos e de que forma os investimentos poderão contribuir para melhorar os serviços oferecidos à população cuiabana. Segundo o senador, a intenção é fortalecer áreas consideradas estratégicas para o município, especialmente diante da crescente demanda por atendimentos especializados e moradia popular.

Na área da saúde, Wellington Fagundes destacou a possibilidade de direcionar cerca de R$ 1 milhão recursos para ampliar procedimentos de angiografia e hemodiálise, além de investir na capacitação dos profissionais da rede municipal. O senador ressaltou que o objetivo é garantir mais eficiência no atendimento e ampliar o acesso da população aos serviços especializados.

Leia Também:  Prefeitura prepara ação para atender população vulnerável durante frente fria em Cuiabá

“O debate foi justamente para entender onde esses recursos terão maior impacto. A saúde precisa de investimentos contínuos, principalmente em procedimentos de alta complexidade e qualificação dos profissionais”, afirmou o senador durante o encontro.

Já na área habitacional, Wellington Fagundes informou que poderá encaminhar cerca de R$ 20 milhões para auxiliar Cuiabá no enfrentamento do déficit habitacional. O recurso deve ser articulado junto à Caixa Econômica Federal e poderá contribuir para a construção de moradias populares na capital.

O prefeito Abilio Brunini destacou a importância da parceria institucional entre o município e a bancada federal para garantir novos investimentos. Segundo ele, os recursos chegam em um momento importante para Cuiabá, especialmente em setores considerados prioritários pela gestão.

A reunião também contou com discussões técnicas sobre os próximos passos para formalização das emendas e definição dos projetos que deverão receber os investimentos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.

Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.

Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.

Leia Também:  Lançamento da 2ª edição do Festival da Pimenta é celebrado com rasqueado cuiabano e mais de 20 opções de comidas feitas com a especiaria

Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.

Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.

Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”

Leia Também:  Prefeito se reúne com governo e Ministério da Saúde para enfrentar alta em casos de dengue e chikungunya

Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA