CIDADES

Flávia Moretti garante apoio à Festa de São Pedro e projeta inclusão de Bonsucesso na rota do turismo religioso

Publicado em

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, confirmou apoio à tradicional Festa de São Pedro, realizada anualmente na comunidade de Bonsucesso. A definição ocorreu durante reunião com a comissão organizadora, nesta segunda-feira (11), quando também foram estabelecidas as datas do evento: 28 e 29 de junho.

Considerada uma das celebrações mais tradicionais do município, a festa contará com reforço na infraestrutura e apoio institucional da Prefeitura. Além disso, o evento receberá uma emenda parlamentar de R$ 150 mil, articulada pelo vereador Charles da Educação junto ao deputado estadual Wilson Santos.

Durante o encontro, a prefeita destacou o compromisso da gestão com a preservação das tradições culturais e religiosas. “A Festa de São Pedro representa a cultura, a fé e a história de Várzea Grande. Nosso compromisso é apoiar a comunidade e garantir que essa tradição continue viva para as próximas gerações”, afirmou.

A administração municipal também anunciou outras ações voltadas à comunidade de Bonsucesso, como melhorias na infraestrutura local, incentivo à cultura e a revitalização do antigo Centro Comunitário, que deverá ser transformado em um Centro Cultural.

Leia Também:  Equipes da Saúde ampliam serviços levados ao 1º mutirão social do bairro Capela do Piçarrão

Em tom pessoal, Flávia relembrou a ligação afetiva com a festividade. “Para mim, a Festa de São Pedro é essencial. É cultura, é Várzea Grande. Também me faz lembrar do meu pai, que participava da festa e me ensinou a pescar”, disse.

Representando a comunidade, Gica de Magalhães agradeceu o apoio e ressaltou a importância da parceria. “Viemos buscar essa união para oferecer uma estrutura melhor à população. Ficamos muito felizes com a receptividade e com toda a ajuda da Prefeitura”, declarou.

O vereador Charles da Educação destacou o papel da festa na preservação da identidade local. “Mais do que uma celebração religiosa, a Festa de São Pedro mantém viva a memória e a cultura do nosso povo, além de transmitir esses valores às novas gerações”, pontuou.

A prefeita ainda adiantou que Bonsucesso deverá ser contemplada com novos investimentos em parceria com o Governo do Estado, incluindo a implantação da Estrada Parque. Paralelamente, o município trabalha na inclusão da região na Rota do Turismo Religioso, por meio de legislação própria, fortalecendo o potencial turístico e cultural da localidade.

Leia Também:  Região do Cristo Rei recebe tapa-buracos e quatro bairros recebem serviços de patrolamento

Também participaram da reunião representantes da comunidade e da organização do evento, além de membros da gestão municipal ligados às áreas de cultura e planejamento estratégico.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande

Published

on

As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.

Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.

Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.

Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.

“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.

A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.

Leia Também:  Prefeitura reorganiza estrutura interna e Serviços Públicos e Mobilidade Urbana integra ações de tapa-buracos em Várzea Grande  

Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.

“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.

Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA