CIDADES

Obras de escolas avançam e serão entregues no aniversário de Várzea Grande

Publicado em

A poucos dias das comemorações pelos 159 anos de Várzea Grande, celebrado em 15 de maio, a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, realizou uma série de visitas técnicas às unidades educacionais que estão em fase final de obras e devem ser entregues à população dentro da programação festiva do município.

A agenda foi acompanhada pela equipe técnica da pasta e incluiu a reinauguração do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho, a inauguração do CMEI Gervásio Bueno Dias, no bairro Santa Izabel, que ofertará 220 vagas de creche, além da nova Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), no bairro Chapéu do Sol.

A equipe também esteve na EMEB Emanuel Benedito, que passa por reforma e ampliação e tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2026.

O objetivo das visitas é acompanhar de perto o andamento das obras, garantindo qualidade na execução e celeridade na conclusão dos serviços, evitando atrasos e assegurando que as unidades estejam prontas para atender à comunidade.

Leia Também:  Atendimento comercial em manutenção

Sobre a EMEB Emanuel Benedito, a secretária ressaltou que, apesar de não integrar o pacote imediato de entregas, a obra representa um importante avanço na ampliação da rede municipal.

“Essa é uma obra maior, que segue em andamento e tem previsão de conclusão até o segundo semestre de 2026. Hoje, a unidade atende cerca de 600 alunos e, com a ampliação, vamos ofertar mais 400 novas vagas, ampliando significativamente a capacidade de atendimento”, pontuou.

Maria Fernanda reforçou ainda que os investimentos fazem parte de um planejamento estratégico para fortalecer a educação no município, garantindo mais acesso, melhores condições de ensino e valorização da comunidade escolar.

As entregas integram a programação especial em comemoração ao aniversário da cidade, com foco em investimentos estruturantes que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

Com as novas unidades e melhorias, a Prefeitura de Várzea Grande avança na ampliação da rede educacional, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento do município e com o futuro das crianças várzea-grandenses.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande

Published

on

As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.

Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.

Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.

Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.

“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.

A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.

Leia Também:  Ônibus com tarifa zero ampliam acesso do público à ExpoVG 2026

Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.

“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.

Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA