A Polícia Militar de Mato Grosso já apreendeu e retirou de circulação 5,2 toneladas de entorpecentes no ano de 2026, em todo o Estado. O número abrange o período entre janeiro e os primeiros dias do mês de maio, com dados de todos os 15 Comandos Regionais da PMMT.
Os números foram compilados pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe-PMMT) e divulgados nesta sexta-feira (8.5). No período, 1.580 suspeitos foram conduzidos por crimes de tráfico e associação para tráfico de drogas, representando um aumento de 26,2% em relação ao ano de 2025, que teve, na mesma época, 1.252 prisões.
No total de drogas apreendidas, a maior parte está na substância análoga a maconha, com 1.800 quilos apreendidos; seguido de pasta base de cocaína, com 1.748 quilos apreendidos. Também foram apreendidos 1.106 quilos de skank (supermaconha) e 544 quilos de cocaína, além de apreensões de crack e haxixe, somados em oito quilos.
Entre as ocorrências em destaque, as forças de segurança apreenderam 398 tabletes de diversos entorpecentes na cidade de Itaúba, em janeiro deste ano. As drogas estavam em uma carreta que transitava pela BR-163 e um homem foi preso em flagrante.
Já em Ribeirão Cascalheira, em março, quatro pessoas foram presas e 335 quilos de drogas apreendidos. Em abril, 229 quilos de maconha e supermaconha foram retirados de circulação, em Pontes e Lacerda. Nesta ocorrência, um homem, que transportava as drogas livremente em um veículo, foi preso em flagrante.
Últimas apreensões
Somente na primeira semana do mês de maio, quase meia tonelada de droga foi apreendida pela Polícia Militar. Em Pedra Preta, uma ação que reuniu equipes do 4º Comando Regional, Bope e Polícia Federal, apreendeu 250 quilos de cocaína que estavam escondidas em uma carga de colchões adulterados. Uma pessoa foi presa.
Em Rondonópolis, a Força Tática apreendeu 141 quilos de diversas drogas, após uma denúncia apurada em conjunto com o setor de inteligência. Também foram registradas apreensões de 36 quilos de pasta base de cocaína, em Nova Bandeirantes, e 33 quilos da mesma droga, em Várzea Grande.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, destaca o empenho das equipes militares e o compartilhamento de informações entre as forças de segurança para o sucesso das apreensões de drogas e o enfrentamento às facções criminosas.
“São grandes números de apreensões que devem ser destacados pelo trabalho ágil e eficiente dos nossos policiais militares com as apurações de denúncias e todo o contato com os setores de inteligência e também a integração com as demais forças de segurança estaduais e federais. São apreensões que reforçam o compromisso do combate às facções criminosas, fornecendo mais segurança à população e a tolerância zero a todo tipo de crime”, enfatiza.
O governador Otaviano Pivetta faz, nesta quarta-feira (24.6), uma visita técnica à sede da Nova Rota do Oeste, em Cuiabá, para conhecer as instalações da concessionária e anunciar um novo membro do Conselho Administrativo. A visita será às 8h.
Serviço
Governador Otaviano Pivetta faz visita técnica na Nova Rota do Oeste Data: 24.6, às 8h Local: Nova Rota do Oeste – Avenida Miguel Sutil, nº. 15.160, Jardim Ubatã, Cuiabá
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade