Sorriso

Município arrecada frascos para doação ao Banco de Leite Humano

Publicado em

No Maio Branco

Doar é muito fácil: basta levar o pote à Unidade Básica de Saúde

“Um frasco pode salvar vidas”. Se você já leu essa frase em algum lugar, sabe do que estamos falando. E pra quem nunca leu, esse é um pedido simples e que ajuda a salvar vidas: ao doar potes de vidro com tampas de plástico você pode auxiliar o Banco de Leite Humano de Mato Grosso. É nesses potes – de vidro com tampas de plásticos, que o Banco de Leite armazena o leite doado por várias mamães e posteriormente usado na dieta de bebês prematuros ou com alguma patologia que por algum motivo não tem como ser amamentados por suas mamães.

No Município não há banco de leite. Contudo, como explica a secretária-adjunta de Saúde, Ana Cláudia Ferraz, é feita a campanha com a coleta dos potes e encaminhamento do material ao Banco de Leite Humano em Cuiabá. “Hoje temos apenas dois produtos comercializados no pote de vidro e com a tampa de plástico, então há uma grande dificuldade em encontrar esse recipiente para doação”, frisa. Por isso, todos os municípios mato-grossenses recebem o material continuamente e o encaminham à Cuiabá. A entrega do pote pode ser feita em qualquer Programa de Saúde da Família (PSF). “É só lavar o pote e realizar a entrega”, orienta a profissional.

Leia Também:  Prefeitura lamenta falecimento do enfermeiro Alan Neves

Ana Cláudia reforça que todo material é encaminhado para os bancos de leite do Estado. “É um gesto simples, de solidariedade, que garante a segurança alimentar e nutricional de bebês prematuros”, salienta.

A adjunta ressalta que neste momento o Município reforça a campanha com o “Maio Branco”, dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno e à doação de leite humano, visando aumentar os estoques dos bancos de leite para recém-nascidos em UTIs. A ação incentiva mães lactantes com leite excedente a doarem, ajudando a salvar vidas e fortalecer o desenvolvimento de bebês. A intenção é coletar a maior quantidade possível de recipientes entre os dias 5 a 31 de maio para envio aos bancos do Estado. “Mas vale ressaltar que esse trabalho é contínuo: recebemos doações o ano inteiro”, reforça.

Doar é muito fácil: basta levar o pote até uma Unidade Básica de Saúde.

Mais sobre o banco de leite humano

Em novembro de 2022 a Secretaria de Estado de Saúde lançou a campanha “Leite Materno: um Elo de Vida” direcionada ao estímulo da doação de leite materno. Cátia explica que toda mulher que amamenta pode ser uma doadora em potencial de leite humano, desde que produza além da necessidade do seu bebê.

Leia Também:  Região Centro-Oeste comemora os 15 anos de implantação da Academia da Saúde

“Contudo, como em Sorriso não há Banco de Leite Humano instalado, nosso foco está na doação e coleta desse recipiente”, explica.

Em Mato Grosso, existem três Bancos de Leite Humano, sendo dois em Cuiabá e um em Rondonópolis. Em Cuiabá, o Doutor José de Faria Vinagre está localizado no Hospital Geral, na Rua 13 de Junho, 2.101, centro, cujo horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h e aos sábados de 7h às 12h. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (65) 3363-7035.

O segundo em funcionamento na capital está localizado no Hospital Universitário Júlio Muller, situado na Rua Luís Philippe Pereira Leite, s/n, bairro Alvorada. A unidade atende de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h. O telefone e WhatsApp para mais informações é (65) 3615-7203.

Em Rondonópolis, o Banco de Leite Humano atende na Santa Casa, na Rua Acyr Rezende de Souza e Silva, 2.107, bairro Vila Birigui. O local funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h. O telefone para tirar dúvidas ou é (66) 3410-2785.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Delegada da PJC conversa com idosos sobre prevenção da violência

Published

on

Ao mesmo tempo, Procon de Sorriso também reforça atuação para evitar danos financeiros ao público 60+

Junho Violeta. Neste mês, de maneira ainda mais intensa, vários são os setores da Administração Municipal que se unem para combater – e prevenir – a violência contra a pessoa idosa. Na manhã desta terça-feira (23 de junho), no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), a delegada da Polícia Judiciária Civil (PJC) Laísa Crisóstomo de Paula Leal palestrou aos idosos que frequentam a unidade sobre a importância de identificar e denunciar as várias formas de violência praticadas contra a pessoa idosa.

Tipos de violência contra as pessoas idosas:

A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.

O abandono vem em seguida e é considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.

Leia Também:  Semfa promove roda de conversa sobre autismo para gestantes no Hospital e Maternidade Amor de Mãe

Há, ainda, a violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte. E a sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

A psicológica ou emocional é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.

Por último, há a violência financeira ou material, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos

Idosos com aspecto descuidado, que apresentem marcas no corpo mal explicadas ou sinais de quedas frequentes e que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a eles, podem estar sendo vítimas de violência.

Violência Financeira

Para prevenir ocorrências que possam comprometer a saúde financeira dos idosos, o Procon de Sorriso organizou uma rodada de reuniões online com instituições financeiras. Na tarde de ontem (22 de junho), foi realizado o primeiro encontro virtual. “As ações preventiva e repreensiva já foram discutidas com o Procon Estadual e com a Polícia Judiciária Civil”, antecipou o diretor-executivo do Procon de Sorriso, Michel Ferreira de Souza.

Leia Também:  Assistência Social, Educação e Saúde participam de capacitação para combate à evasão escolar e déficit na cobertura vacinal

“O foco é o compartilhamento de informações a fim de identificar práticas infracionais e criminosas que vitimam, na maioria das vezes, o público idoso”, complementa, acrescentando que, na tarde de hoje, o tema será partilhado com a equipe da Superintendência de Fiscalização do Procon Estadual, já que representantes do Procon de Sorriso estão na capital do Estado para participar da Reunião Técnica dos Procons Municipais.

Até agora, pelo menos cinco instituições de crédito que mantém agentes credenciados em Sorriso devem ser acionadas para garantir boas práticas na viabilização de empréstimos, em especial para as pessoas idosas.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA