CIDADES

Várzea Grande celebra 159 anos com programação histórica e foco no futuro

Publicado em

Várzea Grande completa 159 anos de fundação no próximo dia 15 de maio e a prefeitura preparou uma programação especial ao longo do mês, reunindo eventos tradicionais, ações sociais, entregas institucionais, atividades culturais e iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico e sustentável da cidade.

A agenda comemorativa inclui desde celebrações religiosas em homenagem à padroeira do município até grandes eventos como a EXPO VG 2026, além de mutirões de serviços públicos e anúncios de projetos estratégicos.

As comemorações começam no dia 3 de maio (domingo) com a tradicional homenagem à Nossa Senhora da Guia, padroeira de Várzea Grande. A programação religiosa contará com alvorada, procissão e missa, entre 6h e 11h30.

Na segunda-feira (4), às 19h, o Paço Municipal será palco de um emocionante Culto de Ação de Graças, em celebração à abertura das festividades da prefeitura.

Para quarta-feira (6), a Secretaria Municipal de Assistência Social inaugura o Serviço de Centro de Convivência para mulheres, um polo inédito para escuta, atendimento e acolhimento das mulheres do município, no bairro Santa Maria.

8 de maio, sexta-feira, haverá o lançamento do Programa Qualifica Várzea Grande, promovendo a capacitação e qualificação por meio de cursos gratuitos em parceira com o SENAI, SEBRAE e o Rede Cidadã.

Na semana seguinte, no dia 11 de maio, no período vespertino a prefeita dará posse aos agentes de endemias e saúde, junto a Secretaria Municipal de Saúde. Ainda na agenda está prevista a entrega de viaturas da Guarda Municipal de Várzea Grande

Em 13 de maio, quarta-feira, está prevista a reinauguração da sede do Previvag, fortalecendo a estrutura de atendimento e serviços prestados aos servidores públicos municipais.

Outro destaque da programação é a realização da EXPOVG 2026, no dia 14 de maio, iniciando um dos principais eventos comemorativos do aniversário da cidade. A abertura do evento que promoverá Várzea Grande como o celeiro da industrialização contará com show nacional de Nattanzinho Lima e apresentações locais como Jero Neto e Boy Munhoz.

Leia Também:  Várzea Grande inaugura nova UBS do Capão Grande e moradores se emocionam com transformação histórica

No dia 15 de maio,sexta-feira, data oficial do aniversário do município, acontece o tradicional desfile cívico-militar, a partir das 15h, reunindo escolas, forças de segurança e instituições locais em um momento de valorização da história e identidade várzea-grandense. Já de noite, na ExpoVG se aprentam Lauana Prado, Rico e Léo, Luís Paulo e Lunnan.

Encerrando a programação principal, no dia 18 de maio, segunda-feira, será realizada a campanha “Faça Bonito”, voltada à conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Além disso, haverá reinauguração Centro Municipal De Atendimento E Apoio À Inclusão (CMAEAPI) João Ribeiro Filho.

19 de maio, será inaugurada a ala administrativa do Pronto-Socorro de Várzea Grande e lançamento de obra para implantação da sala lilás.

Em 22 de maio, sexta-feira, Centro de Convivência Vovô Zeid realiza o tradicional ‘Baile dos Idosos’ anunciando a integração da atividade com outros Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Gervaldo Bueno de Barros, bairro Santa Isabel será inaugurada em 26 de maio.

Por fim, em 30 de maio, às 8h, na EMEB. Ednilson Francisco Kolling, no bairro Jardim Manaíra, acontece o retorno do Acelera VG Edição Oeste, reunindo atendimentos de diversas secretarias municipais. A ação contará com serviços do Sine/VG, Sala do Empreendedor, palestras voltadas ao incentivo ao empreendedorismo e ainda a entrega de títulos de propriedade a moradores da região.

Além dos eventos já confirmados, a prefeitura informa que outras ações serão anunciadas ao longo do mês, incluindo entregas de títulos de propriedade nos bairros Serra Dourada, 15 de Maio e 08 de Março, além do lançamento de sistemas digitais para aprovação de projetos e licenciamento ambiental.

Leia Também:  Saúde de Várzea Grande reforça protocolos para identificação de pacientes sem documentos

A programação também prevê iniciativas estratégicas como o lançamento da Lei de Incentivo Fiscal, ações voltadas ao turismo, reforma e ampliação do Parque Tanque do Fancho, publicação da Unidade de Conservação do Parque Bernardo Berneck, chamamento público para o Castramóvel, além da assinatura do TAC do Plano Municipal de Arborização.

Na área da saúde, estão previstas entregas e anúncios como a assinatura da ordem de serviço do CAPS III, além de melhorias em unidades como a do bairro São Mateus e no Centro Especializado em Odontologia (CEO).

Para a prefeita Flávia Moretti, a programação marca não apenas a celebração da história do município, mas também um compromisso com o futuro.

“A celebração dos 159 anos de Várzea Grande é, acima de tudo, um momento de reconhecer nossa história, valorizar nossa gente e reafirmar o compromisso com o futuro da cidade. Preparamos uma programação que une tradição, desenvolvimento e cidadania, com ações concretas que impactam diretamente a vida da população. Estamos trabalhando para construir uma Várzea Grande cada vez mais estruturada, inclusiva e cheia de oportunidades para todos”, destacou.

A Prefeitura reforça que a programação seguirá sendo atualizada conforme a definição de datas e horários de outras atividades previstas ao longo do mês de maio.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Copa Cidadã promove integração e fortalece vínculos entre participantes

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, realizou neste domingo (28) a segunda edição da Copa Cidadã. A iniciativa reuniu os usuários da Casa Cidadã em uma programação marcada pela integração, espírito esportivo e fortalecimento dos vínculos comunitários.

A competição foi criada com o objetivo de estimular a prática esportiva e proporcionar momentos de convivência, respeito e trabalho em equipe entre os participantes, contribuindo para o desenvolvimento social e o bem-estar dos usuários atendidos pelo serviço.

Ao final das disputas, as equipes vencedoras receberam medalhas de 1º, 2º e 3º lugares, reconhecendo o empenho, a dedicação e o espírito esportivo demonstrados durante toda a competição.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, destacou que ações como a Copa Cidadã fortalecem o trabalho desenvolvido pela Casa Cidadã e promovem oportunidades de inclusão por meio do esporte.

“A Copa Cidadã é muito mais do que uma competição. É um momento de convivência, acolhimento e fortalecimento dos vínculos entre os usuários. O esporte tem esse poder de unir as pessoas, desenvolver valores importantes e proporcionar experiências que contribuem para a qualidade de vida e para o desenvolvimento social de cada participante. Ficamos felizes em ver esse projeto crescendo e alcançando tantas pessoas.”

Leia Também:  Várzea Grande decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, dia 2 de abril

Para o coordenador da Casa Cidadã, Everton Roberto, o sucesso da segunda edição confirma a importância da iniciativa.

“A Copa Cidadã nasceu com o propósito de integrar nossos usuários e criar oportunidades para que eles vivenciem momentos de lazer, superação e trabalho em equipe. Ver a participação, a alegria e o envolvimento de todos mostra que estamos cumprindo esse objetivo e fortalecendo cada vez mais o sentimento de pertencimento dentro da Casa Cidadã.”

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA