CIDADES

Agentes comunitários de Várzea Grande reforçam atuação no combate à hanseníase

Publicado em

Os agentes comunitários de saúde de Várzea Grande estão no centro de uma estratégia que busca transformar a realidade de uma das doenças mais antigas ainda presentes no Brasil: a hanseníase. Mais de 80 profissionais participaram, nesta semana, de dois dias de capacitação realizados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, dentro de um projeto piloto idealizado pela Frente Parlamentar de Enfrentamento à Hanseníase.

A iniciativa, presidida pelo deputado estadual Dr. João (MDB), marca o início de uma mobilização que pretende alcançar os 142 municípios de Mato Grosso. Durante o encontro, os participantes receberam treinamento para fortalecer a identificação precoce da doença, ampliar a busca ativa de casos e contribuir para a redução da transmissão.

Segundo o parlamentar, a proposta é estruturar uma rede de profissionais preparados para atuar diretamente nos territórios. “Este é o pontapé inicial para colocarmos em prática a capacitação de todos os profissionais de saúde. Vamos percorrer os municípios, qualificar as equipes, intensificar a busca ativa, realizar diagnósticos e garantir o tratamento, com o objetivo de tirar Mato Grosso dessa triste liderança em casos de hanseníase”, afirmou.

Leia Também:  Posse de agentes reforça atendimento e ações de prevenção em Várzea Grande

Para quem atua diretamente nas comunidades, o conhecimento adquirido representa mais segurança no atendimento. A agente comunitária Mariazinha da Silva, da unidade do bairro Vila Arthur, destacou a importância da qualificação. “A capacitação é essencial para quem está na ponta, em contato direto com a população. Ela amplia o conhecimento, melhora a identificação precoce dos casos, qualifica a orientação aos pacientes e ajuda a reduzir o preconceito que ainda existe sobre a doença”, relatou.

De acordo com ela, momentos como esse também fortalecem o trabalho em equipe e ampliam a capacidade de acolhimento e acompanhamento dos pacientes.

A enfermeira responsável técnica pela linha de cuidado em hanseníase no município, Adriana Matos, reforçou o papel estratégico dos agentes comunitários. “Essa capacitação é um divisor de águas. O agente está dentro das casas, conhece o território e a rotina das famílias. Ao identificar uma mancha suspeita ou perda de sensibilidade, ganhamos tempo precioso. O diagnóstico precoce não é apenas sobre curar, mas sobre evitar sequelas irreversíveis e interromper a cadeia de transmissão”, destacou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Janaína Pauli, ressaltou que o enfrentamento da doença depende da atuação integrada entre instituições e do vínculo com a população. “Mato Grosso é considerado endêmico porque realiza busca ativa dos casos. Além do estigma, um dos grandes desafios é o abandono do tratamento. Por isso, é fundamental que os agentes de saúde sejam essa ponte, sensibilizando pacientes que muitas vezes permanecem em casa por vergonha de procurar atendimento”, explicou.

Leia Também:  Unidade de Saúde promove manhã especial em homenagem ao Mês da Mulher

TRATAMENTO PELO SUS – A hanseníase tem tratamento gratuito e cura, disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A qualificação dos agentes comunitários reforça a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento adequado, fundamentais para interromper a cadeia de transmissão e garantir mais qualidade de vida aos pacientes.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Copinha reúne alunos da zona rural em dia de esporte, integração e aprendizado

Published

on

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona rural, participaram de uma programação especial inspirada na Copa do Mundo. Ao longo do mês, os estudantes desenvolveram pesquisas sobre países participantes do torneio, abordando aspectos como cultura, costumes, gastronomia e curiosidades. Nesta sexta-feira (27), as atividades foram encerradas com a realização da primeira “Copinha” da escola, reunindo todas as turmas em um momento de integração por meio do esporte.

A diretora da unidade, Eunice da Silva Araújo, comemorou o sucesso da iniciativa e destacou o envolvimento dos estudantes e da comunidade escolar.

“Hoje realizamos a nossa primeira Copinha, e todos os alunos participaram da recreação, que contou com jogos entre as turmas de todas as séries. Foi um momento de descontração, integração e comemoração. Ficamos muito felizes também com a presença dos servidores da Secretaria Municipal de Educação, que vieram prestigiar o nosso evento”, afirmou.

Leia Também:  Unidade de Saúde promove manhã especial em homenagem ao Mês da Mulher

Segundo a diretora, apesar de estar localizada na zona rural, a escola desenvolve todos os projetos pedagógicos propostos pela Secretaria Municipal de Educação, assim como as demais unidades da rede.

“Os nossos alunos pesquisaram sobre os países participantes da Copa do Mundo, suas culturas, costumes e culinária. Depois, promovemos um dia de apresentação dos trabalhos e, por fim, realizamos a Copinha, que era o momento mais esperado por eles”, ressaltou.

Representando a secretária municipal de Educação, Maria Fernanda Figueiredo, que cumpria outra agenda, a professora Benedita Ponce, responsável pelo setor de Mediação, levou uma mensagem aos participantes.

“Trago o abraço da nossa secretária e o reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido por esta escola. Essa programação é a culminância de todas as atividades realizadas durante o mês. Mesmo distante da área urbana, a unidade executa com dedicação todos os projetos propostos, e esse momento esportivo é tão importante para a formação dos alunos quanto os conteúdos trabalhados em sala de aula”, destacou.

O superintendente de Esporte, Admilson Piranha, também ressaltou a importância da prática esportiva na formação dos estudantes.

Leia Também:  Posse de agentes reforça atendimento e ações de prevenção em Várzea Grande

“O esporte é uma ferramenta poderosa para promover valores como respeito, ética, disciplina e inclusão. Nossos alunos aprendem desde cedo que cuidar do corpo e praticar atividades físicas é fundamental para uma vida saudável”, afirmou.

Ele anunciou ainda que a Secretaria estuda ampliar as ações esportivas na unidade escolar.

“Estamos alinhando com a direção da escola a criação de uma programação semanal para que nossos professores de Educação Física desenvolvam modalidades como voleibol, futebol e corrida com os estudantes, fortalecendo ainda mais o esporte na comunidade escolar”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA