CIDADES

Iniciativa inédita leva material de escolas particulares à rede pública de VG

Publicado em

A Prefeitura de Várzea Grande deu início, nesta segunda-feira (13), a uma iniciativa inédita que marca um novo capítulo para a educação pública local. Por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), começou a formação continuada de professores para a implantação da Rede Max de Ensino, um material didático estruturado amplamente utilizado em instituições privadas. A capacitação segue até a próxima quinta-feira (16), consolidando um avanço histórico ao garantir que estudantes da rede pública tenham acesso ao mesmo padrão de conteúdo pedagógico adotado em escolas particulares.

A ação, idealizada pela prefeita Flávia Moretti em conjunto com a secretária de Educação, Maria Fernanda, representa um avanço significativo ao assegurar que estudantes da rede pública tenham acesso ao mesmo padrão de conteúdo pedagógico adotado em escolas particulares, promovendo mais equidade no aprendizado.

A secretária de Educação, Maria Fernanda, destacou o entusiasmo da gestão com a chegada do novo material à rede municipal. “É um momento de grande entusiasmo para todos nós podermos oferecer às nossas crianças um material de ensino de alto nível, que até então era realidade apenas nas escolas privadas. Estamos falando de mais qualidade, mais oportunidades e de um compromisso real com o futuro dos nossos alunos”, afirmou.

A formação teve início nesta segunda-feira e segue ao longo da semana, organizada por segmentos para atender ao grande número de profissionais da educação. Nesta primeira etapa, o foco está nos professores da educação infantil. Na terça-feira, a capacitação será voltada aos docentes alfabetizadores, do 1º ao 3º ano. Já na quarta-feira, participam professores do 4º ao 9º ano, enquanto a quinta-feira será dedicada às equipes gestoras, incluindo diretores, coordenadores e articuladores.

Leia Também:  ExpoVG terá esquema reforçado com integração entre Prefeitura e forças de segurança

A superintendente pedagógica da rede municipal, Lezi Silva, destacou a importância da formação para a implementação do novo material.

“A formação é voltada à implantação do material estruturado na nossa rede de ensino. A Prefeitura de Várzea Grande fez um investimento significativo nos materiais didáticos que serão trabalhados desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. Organizamos a capacitação por segmentos para atender a todos os profissionais, sempre no período noturno, durante a hora-atividade do professor, garantindo que ninguém seja retirado da sala de aula. Esse processo é fundamental porque oferece suporte ao trabalho pedagógico, amplia as ferramentas de ensino e promove a equidade, já que todos os alunos passam a ter acesso ao mesmo material, com conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular, além de plataforma de apoio e avaliações”, explicou.

Segundo ela, o material também se destaca pela qualidade visual e pedagógica, com conteúdos atrativos e recursos que contribuem diretamente para o planejamento e a execução das aulas ao longo do ano letivo de 2026.

Leia Também:  Prefeita encerra Março Mulher com caminhada e ações contra a violência em Várzea Grande

A iniciativa foi bem recebida pelos educadores. Professora da rede municipal desde 2010, Nádila Aparecida da Silva participou do primeiro dia de formação e demonstrou otimismo com a novidade.

“As expectativas são as melhores. Espero que essa formação venha ao encontro das nossas necessidades e contribua com a prática pedagógica no dia a dia. É a primeira vez que temos algo tão importante acontecendo dessa forma. Conseguimos ver que a educação está avançando bastante, principalmente com a implantação desse material, que possibilita aos alunos da rede pública terem o mesmo acesso que os da rede privada, sem custo”, afirmou.

A implantação da Rede Max de Ensino consolida o compromisso da atual gestão com a valorização da educação e a redução das desigualdades no ensino, posicionando Várzea Grande como referência em inovação pedagógica na rede pública.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Secretaria de Saúde realiza novo mutirão de cirurgias de catarata

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande promove mais um mutirão de cirurgias de catarata, reforçando o compromisso da gestão municipal com a redução da fila de espera e a ampliação do acesso aos serviços especializados de saúde. Nessa nova etapa, os serviços serão realizados hoje (25) e no sábado, dia 27.

Os procedimentos serão realizados no Centro Mato-Grossense de Oftalmologia (CMO). Hoje deverão ser atendidos 40 pacientes, previamente agendados pela prestadora de serviço. Já no sábado, outras 50 pessoas passarão pelo procedimento.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, destaca que os mutirões têm sido fundamentais para garantir mais agilidade no atendimento à população.

“Estamos trabalhando de forma permanente para reduzir as filas e garantir que os pacientes tenham acesso aos procedimentos especializados em tempo oportuno. A cirurgia de catarata devolve qualidade de vida, autonomia e dignidade às pessoas, especialmente aos idosos. Nosso compromisso é seguir ampliando essas ações para atender quem mais precisa”, afirmou a secretária.

Leia Também:  Várzea Grande recebe Selo Ouro de Alfabetização pelo 2º ano consecutivo

A superintendente da Atenção Terciária e responsável pela Regulação Municipal, Ângela Sabóia, reforça a importância de manter os dados cadastrais atualizados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Temos encontrado dificuldades para localizar muitos pacientes que aguardam atendimento, pois os números de telefone cadastrados estão desatualizados, não completam as chamadas ou não pertencem mais ao usuário. É fundamental que a população mantenha seus dados atualizados para não perder a oportunidade de realizar consultas e procedimentos”, explicou.

Conforme protocolo estabelecido pelo SUS, os prestadores de serviço realizam até três tentativas de contato com o paciente. Caso não haja retorno ou atendimento após essas tentativas, o usuário retorna ao final da fila de espera.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pacientes que aguardam consultas, exames ou cirurgias a ficarem atentos às ligações telefônicas, inclusive de números desconhecidos, pois o contato para confirmação e agendamento dos procedimentos pode ser realizado pelos prestadores credenciados ao município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA