MATO GROSSO

Setasc e Conselho de Direitos Humanos reúnem instituições e discutem políticas públicas voltadas a migrantes em MT

Publicado em

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Conselho Estadual de Direitos Humanos de Mato Grosso (CEDH-MT), realizou, nesta quinta-feira (9.4) e sexta-feira (10.4), em Cuiabá, o “III Seminário de Migrantes, Refugiados e Apátridas de Mato Grosso: Desafios, Direitos Humanos e Cidadania”. O evento reuniu representantes do poder público, de instituições e da sociedade civil para debater políticas públicas e ampliar o acesso a direitos dessa população no estado.

Durante a programação, foram abordados temas como acesso à saúde, documentação, assistência social, empregabilidade e segurança pública, com a participação de órgãos como a Polícia Federal, a Defensoria Pública e representantes municipais e estaduais. A iniciativa teve como foco orientar a população migrante sobre seus direitos e fortalecer a articulação entre os serviços públicos.

O secretário adjunto de Direitos Humanos (Sadh), Cristiano Nogueira, destacou a atuação do Núcleo Estadual de Políticas Públicas para a População Migrante (Nepomi) durante o seminário.

“Esse é um momento muito importante e o Nepomi está presente escutando as demandas, as ações e as reivindicações que o Estado tem de Mato Grosso. O objetivo é colaborar e aproximar cada vez mais o poder público, por meio da Setasc, da população migrante. Aqueles que estão no nosso Estado buscam dias melhores e acesso a direitos. Neste sentido, o Nepomi é fundamental para que haja essa conexão e a efetivação desses direitos”, afirmou.

A presença do Nepomi reforça o papel do Estado na escuta qualificada e na construção de políticas públicas voltadas à população migrante, promovendo a integração entre governo e sociedade e garantindo maior efetividade no acesso aos serviços.

Leia Também:  Seplag participa da 9ª Semana de Inovação em Brasília

Segundo Nogueira, as principais pautas discutidas envolvem o acesso a serviços essenciais. “Foram abordados temas como acesso à saúde, documentação e direitos. Tivemos a participação da Polícia Federal, da Defensoria Pública e de representantes dos municípios, porque, a partir do momento em que essas pessoas chegam ao Brasil, precisam de acesso a todos esses serviços públicos, que são direitos garantidos na Constituição. Esse seminário facilita a informação e a divulgação de onde e como buscar esses serviços”, completou.

A conselheira estadual de Direitos Humanos, Roberta de Arruda Chica, que também integra a Coordenação Colegiada do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, instância que abrange a temática do tráfico de migrantes, ressaltou a relevância do evento para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população migrante.

“A realização deste seminário é de grande importância para Mato Grosso. Há muitos anos, vivenciamos a questão da migração e a necessidade de acolhimento. O objetivo é levar mais informações à população migrante e garantir que as formalidades legais sejam esclarecidas e acessíveis”, pontuou.

Para a conselheira, o encontro cumpre um papel estratégico ao promover o diálogo entre instituições e ampliar o acesso à informação, elemento essencial para assegurar o exercício pleno dos direitos e a inclusão social dessa população.

Ela destacou ainda que o evento contribui para ampliar o conhecimento sobre direitos e serviços disponíveis. “O seminário aborda temas como trabalho, assistência social e documentação, com a participação de diversos profissionais que trazem informações relevantes a essa população”, afirmou.

Programação

A programação do evento foi estruturada em momentos de debate e construção coletiva, com foco nos principais desafios enfrentados pela população migrante. Entre os destaques, esteve o painel “Panoramas Internacionais e Fluxos Migratórios: desafios para os estados brasileiros”, que trouxe uma análise ampla sobre o cenário migratório e seus impactos.

Leia Também:  Centro Estadual de Odontologia realizou mais de 69 mil procedimentos nos últimos cinco anos

Também foram realizados grupos de trabalho voltados ao acesso a direitos sociais, incluindo saúde, moradia digna, assistência social e educação, além de discussões sobre direito ao trabalho digno, empregabilidade e inclusão.

Outras pautas abordadas incluíram a proteção contra violações de direitos humanos, o acesso à documentação e à regularização migratória, bem como a atuação da segurança pública na garantia de direitos da população migrante, refugiada e apátrida.

O seminário foi encerrado com uma plenária final, dedicada à consolidação das propostas e encaminhamentos discutidos ao longo do evento.

A expectativa dos organizadores é que o encontro contribua para fortalecer a rede de atendimento e ampliar o acesso da população migrante a políticas públicas, promovendo inclusão, dignidade e cidadania em Mato Grosso.

Outras pautas abordadas incluíram a proteção contra violações de direitos humanos, o acesso à documentação e à regularização migratória, bem como a atuação da segurança pública na garantia de direitos da população migrante, refugiada e apátrida.

O seminário foi encerrado com uma plenária final, dedicada à consolidação das propostas e encaminhamentos discutidos ao longo do evento.

A expectativa dos organizadores é que o encontro contribua para fortalecer a rede de atendimento e ampliar o acesso da população migrante a políticas públicas, promovendo inclusão, dignidade e cidadania em Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia

Published

on

Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.

A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.

O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.

Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.

Leia Também:  Gefron localiza 20 tabletes de pasta base de cocaína e prende homem por tráfico de drogas

“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.

A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.

Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.

Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.

Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.

Leia Também:  Mostra de Cenas da MT Escola de Teatro traz a atmosfera futebolística ao palco do Cine Teatro Cuiabá

Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.

Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.

“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.

O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.

No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA