CIDADES

Nova estrutura da UBS Capão Grande será entregue à população nesta quinta-feira (9)

Publicado em

A Prefeitura de Várzea Grande realiza, na próxima quinta-feira, dia 9, às 8h, a cerimônia de entrega da Unidade de Saúde Básica (UBS) “Maria José Pedrosa”, localizada no bairro Capão Grande, totalmente revitalizada.

A solenidade contará com a presença da prefeita Flávia Moretti (PL), da secretária municipal de saúde, Valéria Nogueira, do deputado estadual Wilson Santos (PSD), vereadores e lideranças comunitárias.

A obra de reestruturação da unidade teve um investimento de R$ 1,35 milhão, cifras originadas de emendas parlamentares, sendo R$ 500 mil destinados pelo deputado Wilson Santos, R$ 500 mil do vereador Charles da Educação, e uma contrapartida de R$ 350 mil da Prefeitura Municipal. A obra foi executada em 150 dias.

A unidade passou por uma readequação completa, incluindo ampliação e melhorias estruturais, com troca de telhado, reparos em infiltrações, substituição de pisos e revestimentos, troca de portas e janelas, reconstrução dos banheiros, pintura geral e implantação de acessibilidade.

Com as adequações, a unidade que atende cerca de 8 mil moradores do Capão Grande e comunidades vizinhas, passa a oferecer um ambiente moderno, humanizado e funcional, contando ainda com consultório odontológico e serviço de coleta de exames clínicos.

Leia Também:  Rede Municipal de Várzea Grande se aproxima de 40 mil alunos e registra crescimento histórico no Censo Escolar 2026

A revitalização também atende a uma demanda antiga, uma vez que a unidade era objeto de uma Ação Civil Pública há anos, sendo agora entregue em conformidade com as exigências legais e normas da Vigilância Sanitária.

A nova estrutura garante mais qualidade no atendimento e melhores condições de trabalho para as equipes de saúde, reforçando o compromisso da gestão municipal com a ampliação e qualificação da rede pública.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Published

on

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Jovem é detido após desobedecer e ameaçar guardas durante abordagem

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA