CIDADES

VG Santo Peixe movimenta mais de R$ 600 mil e vende cerca de 20 toneladas na Semana Santa

Publicado em

A feira VG Santo Peixe comercializou cerca de 20 toneladas de pescado e movimentou mais de R$ 600 mil durante a Semana Santa, segundo estimativa da organização do evento.

A maior procura foi registrada na quinta e sexta-feira. De acordo com vendedores, o movimento começou mais lento na quarta-feira, mas cresceu nos dias seguintes. “A quarta foi mais fraca, mas quinta e sexta foram muito boas. A sexta, inclusive, vendi mais que os outros dois dias juntos”, afirmou Eva Gonçalina Ribeiro, da Sereia Peixes.

Entre os produtos mais vendidos os peixes redondos como pacu, tambacu e tambatinga, com preços a partir de R$ 24 o quilo. Já o pintado, uma das espécies mais procuradas, foi comercializado a partir de R$ 41 o quilo e chegou a esgotar em algumas bancas.

O produtor Francisco Neto, da Agroindústria Rei Fish, disse que vendeu cerca de 6,6 mil quilos de peixes redondos e aproximadamente 1 mil quilos de pintado. “O pintado vendeu tudo o que eu tinha, acabou cedo”, afirmou.

Leia Também:  Vovô Zeid celebra Dia das Mães com cuidados, alegria e inclusão social

A comerciante Eva Gonçalina também registrou alta nas vendas. Segundo ela, foram comercializados cerca de 8,8 mil quilos de peixes redondos e 2 mil quilos de pintado. “Foram muito boas as vendas. Sempre na Semana Santa vendemos muito, graças a Deus”, disse.

Os consumidores puderam escolher diferentes tipos de corte, como filé, postas ou peixe sem espinhas, em seis pontos da cidade.

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, o evento contribui para a geração de renda. “O VG Santo Peixe fortalece a economia local e garante renda aos produtores, além de oferecer produto de qualidade à população”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Primeira fase da VI Olimpíada de Matemática é aplicada em Lucas do Rio Verde

Published

on

Nesta quinta-feira (25), 5.320 alunos das treze escolas municipais de Lucas do Rio Verde participaram da primeira fase da VI Olimpíada Municipal de Matemática. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop.

A competição tem como objetivo fortalecer o ensino e a aprendizagem da matemática, identificar e desenvolver talentos, além de estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. A ação também busca valorizar os estudantes e os profissionais da educação do município.

“A realização das olimpíadas, especialmente as de matemática, é uma forma de oportunizar que os estudantes destaquem seus talentos por meio do conhecimento adquirido ao longo do tempo. Quando eles compreendem que esses são momentos ímpares para demonstrar o que sabem, bem como as oportunidades que se abrem a partir dessas experiências, sentem-se mais motivados, o que impacta diretamente no interesse e na aprendizagem da disciplina”, ressaltou o professor de matemática da Escola Olavo Bilac, Márcio Almeida.

Participando pela segunda vez da competição, o aluno do 5º ano da Escola Luiz Carlos Ceconello, Kelvin Ferreira, relatou estar confiante para avançar para a próxima fase. “Foi bem legal participar da olimpíada e estou com grandes expectativas de passar para a próxima fase. Eu já gosto de matemática, e a competição ajuda bastante a aprender ainda mais sobre a disciplina.”

Leia Também:  Entre lágrimas, abraços e esperança: Histórias de quem dedica a vida ao cuidado da população

“A Olimpíada é muito importante porque permite que a gente veja nosso avanço, além de nos ajudar a aprender mais. Eu estudei bastante para tentar passar para a próxima fase e, se eu conseguir, vou ficar muito feliz”, afirmou a aluna do 8º ano da Escola Olavo Bilac, Nicoly Gabrielly.

Entenda como funciona a competição

A Olimpíada Municipal de Matemática é organizada em três níveis: o Nível 1 inclui os estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; o Nível 2, os do 6º e 7º ano; e o Nível 3, os do 8º e 9º ano. Além disso, a competição acontece em três fases distintas.

A primeira prova contém 10 questões de múltipla escolha, adequadas para cada um dos níveis. Nesta fase, alunos de mesma escola e mesmo nível competem entre si pela vaga na segunda fase da competição. São classificados para a próxima etapa 30% dos inscritos, considerando os que obtiveram os melhores resultados.

Na segunda fase, a prova é composta por questões objetivas e discursivas e os estudantes competem com outros do mesmo nível matriculados em outras escolas municipais. Destes, apenas 50 serão selecionados para participar da terceira e última fase. Esta, por sua vez, contém apenas questões discursivas.

Leia Também:  Vovô Zeid celebra Dia das Mães com cuidados, alegria e inclusão social

Os resultados da última fase definirão quem receberá as medalhas de ouro, prata e bronze, bem como as menções honrosas durante a Cerimônia de Premiação.

Se liga no cronograma

A aplicação da próxima prova está prevista para o dia 18 de agosto, às 14h. Já a terceira fase deve ocorrer no dia 19 de setembro, às 7h30.

Os alunos e escolas que se destacarem durante a olimpíada serão homenageados na Cerimônia de Premiação marcada para o dia 8 de outubro. O local e o horário serão divulgados mais próximo do evento.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA