MATO GROSSO

MT Hemocentro divulga calendário de campanhas para o mês de abril

Publicado em

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulga o calendário de campanhas para o mês de abril. Neste mês, serão realizadas campanhas na capital e também nas cidades de Denise, Araputanga, Lucas do Rio Verde e Arenápolis.

O diretor da unidade, Fernando Henrique Modolo, convida a população a participar das campanhas e a praticar o ato solidário de doar sangue. Ele explica que a unidade depende exclusivamente das doações para manter seu funcionamento.

“Por isso, é fundamental que quem esteja apto a doar compareça ao MT Hemocentro, unidade que está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, no centro de Cuiabá. Nossa equipe está pronta e preparada para atender a todos os doadores”, destacou.

Confira as datas e os locais de coleta no mês de abril:

Denise
31/3 a 1/4 – Coleta externa na Câmara Municipal, localizada na Av. Gov. Júlio José de Campos, nº 111, Centro.

Araputanga
7 a 9/4 – Coleta externa na Rua Arthur Francisco Xavier, Centro.

Cuiabá
6 a 7/4 – Coleta interna da Família Borralho;
7/4 – Coleta externa na Bom Futuro, localizada na Rodovia BR 364, KM 11, Distrito Industrial;
9 a 10/4 – Coleta externa no Tribunal de Contas do Estado, localizado na Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, nº 1, Ed. Marechal Rondon, Centro Político Administrativo;
14 a 16/4 – Coleta externa e Cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) no Escritório Bom Futuro, localizado na Av. dos Florais, nº 1788, Ribeirão do Lipa;
15 a 30/6 – Coleta interna do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Octayde;
16 a 17/4 – Coleta externa na 13º Brigada de Infantaria Motorizada, localizada Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 5001, Centro Político Administrativo;
18/4 – Coleta interna da Igreja da Graça e Instituto Federal de Mato Grosso;
27 a 30/4 – Coleta interna da Gincana da Assembleia Legislativa de Mato Grosso;
28/4 – Coleta externa e Cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) nos 3 irmãos – Bom Futuro, localizado na Rodovia Helder Cândia, S/N, Coxipó do Ouro.

Leia Também:  Primeira-dama de MT prestigia e destaca respeito à cultura no 15º Festival de Siriri e Cururu em Cuiabá

Lucas do Rio Verde
14 a 16/4 – Coleta externa na Universidade Unilasalle, Av. Universitária, nº 1000w, bairro Parque das Emas.

Arenápolis
28 a 30/4 – Coleta externa na Rua Juscelino Kubitschek, nº 601, bairro Vila Nova.

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada: o doador deve estar bem alimentado para poder efetuar a doação e não pode estar em jejum.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Leia Também:  "Redução do ICMS de materiais de construção vai movimentar economia de MT", afirma presidente da Fecomércio

Serviço
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro fornece um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

*Sob a supervisão de Ana Lazarini

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM conquista 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” durante o 2º Conesv

Published

on

A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.

Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.

Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.

Leia Também:  Governo de MT instala Delegacia da Mulher 24h em VG: "garantia de vida", afirma desembargadora

O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.

” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.

Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.

“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.

Leia Também:  "Redução do ICMS de materiais de construção vai movimentar economia de MT", afirma presidente da Fecomércio

Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA