CIDADES

DAE intensifica mutirões para retirada de vazamentos e melhorar abastecimento em Várzea Grande

Publicado em

As ações que têm como objetivo reduzir perdas de água e melhorar a regularidade no fornecimento de água potável aos moradores

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) intensificou, nos últimos dias, frentes de trabalho com mutirões voltados à retirada de vazamentos e melhoria no abastecimento de água em diferentes regiões do Município. Os serviços prestados pela autarquia são sucedidos por intervenções da Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo que realiza as necessárias ações de tapa-buracos.

As equipes técnicas já realizaram ações nos bairros Jardim dos Estados, Santa Isabel, Asa Bela, Alice Gonçalves e Parque Atlântico, onde foram executados serviços de manutenção na rede de distribuição, correção de vazamentos e ajustes operacionais para garantir mais eficiência no sistema.

Nesta quarta-feira (1º), as equipes estão mobilizadas no bairro Costa Verde, dando continuidade ao cronograma de ações que tem como objetivo reduzir perdas de água e melhorar a regularidade no fornecimento para os moradores.

Leia Também:  Profissionais da Educação participam de capacitação para fortalecer inclusão de alunos com autismo

O presidente do DAE-VG, Rogerinho da Dakar, destacou que os mutirões fazem parte de um planejamento estratégico para enfrentar os principais pontos críticos do abastecimento no Município.

“Estamos com equipes nas ruas todos os dias, atuando diretamente na retirada de vazamentos e na melhoria da rede de distribuição. Já avançamos em vários bairros e vamos continuar levando essas ações para outras regiões de Várzea Grande. Nosso compromisso é melhorar o abastecimento e garantir mais eficiência no fornecimento de água para a população”, afirmou Rogerinho da Dakar.

A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas que vêm sendo adotadas para fortalecer o sistema de abastecimento. A previsão é que novas frentes de trabalho sejam levadas a outros bairros nos próximos dias, ampliando as melhorias em toda a cidade.

Leia Também:  Ipase e Passagem da Conceição estão entre os pontos atendidos com mutirão de serviços nesta sexta (08)

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Com mais de 350 inscritos, Sorriso realiza a 10.ª Conferência de Saúde

Published

on

Encontro debate “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”

Com a participação 364 sorrisenses está em andamento a 10.ª Conferência Municipal de Saúde de Sorriso. Com o tema central “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência se desdobra em quatro eixos temáticos que serão trabalhados durante todo o dia. Ao final do evento, previsto para às 17 horas, deverão ser levantadas as propostas de Sorriso, bem como eleitos os delegados municipais que devem participar da conferência estadual.

Presente no evento o prefeito Alei Fernandes pontuou a importância da Conferência. “É o momento oportuno para ouvirmos da população quais os gargalos que enfrentamos hoje; nossa missão enquanto gestores é ofertar sempre o melhor atendimento à nossa população”, detalha.

“O acesso à saúde de qualidade é um direito de todo o cidadão; quem está aqui hoje representa os 140 mil habitantes de Sorriso e são essas informações que irão nos auxiliar a traçar políticas públicas voltadas ao nosso cidadão”, acrescenta o vice-prefeito Acacio Ambrosini.

A discussão aborda quatro eixos temáticos. O primeiro eixo debate “Democracia, saúde como direito e soberania nacional: Defesa do SUS e da democracia participativa”; já o segundo eixo versa sobre o “Financiamento adequado e suficiente para o SUS: Baseado em justiça tributária”. O terceiro pilar do encontro versa sobre os “Desafios diante das emergências climáticas: Foco em justiça socioambiental”; e, por fim, o quarto eixo tem como tema o “Modelo de atenção, gestão e cuidado integral: Atuação direta nos territórios”.

Leia Também:  DAE conclui reparo em menos de 24 horas e retoma abastecimento nos bairros afetados pela ETA Imigrantes

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Ghering, defende que a Conferência é um importante espaço de diálogo, construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas de saúde. Sílvia frisa que a etapa municipal é o ponto de partida de um processo coletivo de escuta, análise e proposição no território.

Ainda na abertura do evento a vereadora Silvana Perin lembrou que a população está reunida para pensar, planejar e fazer acontecer a saúde de Sorriso. Já a juíza diretora do Fórum e titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, orientou os presentes a pensar em todas as demandas que envolvem a saúde. “Recentemente li sobre a necessidade de um sistema de saúde resiliente que possa detectar e prevenir doenças como consequências climáticas; precisamos discutir essas questões também”.

No Município, essa é a 10.ª Conferência da Saúde; já no país, será a 18.ª Conferência Nacional de Saúde. Nacionalmente, o encontro é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde. Já no Município, a organização do evento é do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O debate segue até às 17 horas no Auditório da Faculdade Atenas.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande homologa resultado do processo seletivo

Conferencia estadual e nacional

Os delegados que serão eleitos hoje, bem como as propostas levantadas no Município, serão defendidos na Conferência Estadual inicialmente prevista para ser realizada em Cuiabá, entre 16 e 19 de março de 2027. A partir disso, as propostas levantadas no Estado serão levadas para a Conferencia Nacional que também será realizada em 2027.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), é nesse espaço que se avalia a situação de saúde da população, considerando os determinantes sociais, econômicos, ambientais e suas conexões com os contextos estadual e nacional. A partir desse diagnóstico, são promovidos debates sobre os eixos temáticos da conferência, com o objetivo de construir diretrizes e propostas que orientem o planejamento da saúde, especialmente na elaboração dos Planos Municipais de Saúde para o período de 2026 a 2029.

Ao final desse percurso, são consolidadas propostas e diretrizes que incidem sobre as políticas de saúde nas três esferas de governo. Essas contribuições são sistematizadas em um Relatório Final, que orienta ações no próprio território e também é encaminhado para subsidiar as etapas estadual e nacional, fortalecendo a construção coletiva de políticas públicas de saúde mais equitativas e responsivas às realidades locais.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA