CIDADES

Saúde e acolhimento marcam ação especial dedicada às mulheres no Centro Especializado em Saúde

Publicado em

Durante o evento, foram realizadas palestras com profissionais da saúde, entre médicas e assistente social

O cuidado com a saúde da mulher ganhou destaque, na manhã desta quarta-feira (25.03), no Centro Especializado em Saúde (CES), que promoveu uma programação especial voltada à prevenção e ao bem-estar feminino. A ação integra as atividades alusivas ao mês da mulher e teve como foco principal a conscientização sobre a prevenção do câncer do colo do útero.

Durante o evento, foram realizadas palestras com profissionais da saúde, entre médicas e assistente social, abordando temas como autocuidado, prevenção de doenças e a importância do acompanhamento regular da saúde feminina.

Além das orientações, as participantes tiveram acesso a uma série de serviços, como coleta de CCO (preventivo), aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. A programação também contou com um café da manhã especial e sorteio de brindes, proporcionando um momento de acolhimento e valorização das mulheres presentes.

A moradora do bairro Marajoara, Aline Junqueira, participou da ação e destacou a importância da iniciativa.
“Foi muito bom participar. A gente aprende mais sobre como se cuidar e ainda consegue fazer exames que, muitas vezes, a gente acaba adiando no dia a dia. Isso faz toda a diferença”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura intensifica manutenção viária e atende seis bairros com tapa-buracos e patrolamento

A coordenadora do CES, Sônia Arimoto, ressaltou o objetivo da ação um momento de autocuidado. “Nosso intuito é justamente aproximar as mulheres dos serviços de saúde, reforçando a importância da prevenção e do cuidado contínuo. Quando a gente oferece informação e acesso, a gente salva vidas”, destacou.

A iniciativa reforça o compromisso da rede municipal de saúde com a promoção de ações preventivas e o cuidado integral da mulher, especialmente em um mês dedicado à valorização e conscientização feminina.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Primeira fase da VI Olimpíada de Matemática é aplicada em Lucas do Rio Verde

Published

on

Nesta quinta-feira (25), 5.320 alunos das treze escolas municipais de Lucas do Rio Verde participaram da primeira fase da VI Olimpíada Municipal de Matemática. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop.

A competição tem como objetivo fortalecer o ensino e a aprendizagem da matemática, identificar e desenvolver talentos, além de estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. A ação também busca valorizar os estudantes e os profissionais da educação do município.

“A realização das olimpíadas, especialmente as de matemática, é uma forma de oportunizar que os estudantes destaquem seus talentos por meio do conhecimento adquirido ao longo do tempo. Quando eles compreendem que esses são momentos ímpares para demonstrar o que sabem, bem como as oportunidades que se abrem a partir dessas experiências, sentem-se mais motivados, o que impacta diretamente no interesse e na aprendizagem da disciplina”, ressaltou o professor de matemática da Escola Olavo Bilac, Márcio Almeida.

Participando pela segunda vez da competição, o aluno do 5º ano da Escola Luiz Carlos Ceconello, Kelvin Ferreira, relatou estar confiante para avançar para a próxima fase. “Foi bem legal participar da olimpíada e estou com grandes expectativas de passar para a próxima fase. Eu já gosto de matemática, e a competição ajuda bastante a aprender ainda mais sobre a disciplina.”

Leia Também:  Van do SER Família Mulher leva atendimento e apoio a mulheres em Várzea Grande a partir de segunda-feira (4)

“A Olimpíada é muito importante porque permite que a gente veja nosso avanço, além de nos ajudar a aprender mais. Eu estudei bastante para tentar passar para a próxima fase e, se eu conseguir, vou ficar muito feliz”, afirmou a aluna do 8º ano da Escola Olavo Bilac, Nicoly Gabrielly.

Entenda como funciona a competição

A Olimpíada Municipal de Matemática é organizada em três níveis: o Nível 1 inclui os estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; o Nível 2, os do 6º e 7º ano; e o Nível 3, os do 8º e 9º ano. Além disso, a competição acontece em três fases distintas.

A primeira prova contém 10 questões de múltipla escolha, adequadas para cada um dos níveis. Nesta fase, alunos de mesma escola e mesmo nível competem entre si pela vaga na segunda fase da competição. São classificados para a próxima etapa 30% dos inscritos, considerando os que obtiveram os melhores resultados.

Na segunda fase, a prova é composta por questões objetivas e discursivas e os estudantes competem com outros do mesmo nível matriculados em outras escolas municipais. Destes, apenas 50 serão selecionados para participar da terceira e última fase. Esta, por sua vez, contém apenas questões discursivas.

Leia Também:  Coordenadores da rede municipal se reúnem com Sintep e ampliam canal de comunicação

Os resultados da última fase definirão quem receberá as medalhas de ouro, prata e bronze, bem como as menções honrosas durante a Cerimônia de Premiação.

Se liga no cronograma

A aplicação da próxima prova está prevista para o dia 18 de agosto, às 14h. Já a terceira fase deve ocorrer no dia 19 de setembro, às 7h30.

Os alunos e escolas que se destacarem durante a olimpíada serão homenageados na Cerimônia de Premiação marcada para o dia 8 de outubro. O local e o horário serão divulgados mais próximo do evento.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA