CIDADES

Parque Bernardo Berneck recebe evento em homenagem ao Dia da Mulher neste sábado (28)

Publicado em

Série de ações promovida pela prefeitura de Várzea Grande nesse mês destaca a força feminina que move e sustenta a cidade. Caminhada será uma forma descontraída de chamar à atenção para o protagonismo feminino e torna-se um evento da família: atrações culturais e feira onde 95% das bancas são comandadas por mulheres

A Prefeitura de Várzea Grande realiza, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o evento “Mulheres que Caminham Juntas”, com foco na integração, bem-estar e conexão com a natureza. A programação, voltada à saúde e convivência, será realizada no dia 28 de março (sábado), a partir das 16h, no Parque Bernardo Berneck e integra a série de ações promovida pela atual gestão durante o mês de março, que é o mês da mulher.

A iniciativa reúne atividades físicas e culturais em um ambiente pensado para fortalecer vínculos e valorizar o protagonismo feminino. A abertura oficial está marcada para às 16h, seguida de caminhada orientada às 16h30.

A programação segue com apresentação do Coral de Idosos do Centro de Convivência Vovô Zeid Sacre, às 18h, apresentação cultural do grupo Anjos da Lata, às 18h30, e da ANFEMAT, às 19h. Às 19h30, o público acompanha a Banda da Polícia Militar de Mato Grosso e o encerramento ocorre às 20h, com a Banda Municipal de Várzea Grande.

Leia Também:  Datas comemorativas fortalecem identidade cultural nas escolas

Além das atividades culturais e de lazer, o evento também contará com a realização da Feira FAM (Feira da Família), ampliando as ações voltadas à valorização das mulheres. O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, destaca a importância da iniciativa como espaço de reflexão e fortalecimento feminino.

“Será um momento de reflexão dedicado às mulheres, e a Feira FAM vem reforçar esse protagonismo. Hoje, cerca de 95% dos feirantes, donos de bancas, são mulheres, o que demonstra a força e a importância delas na economia local e no empreendedorismo familiar”, afirmou o secretário.

A programação também integra ações da rede municipal de apoio social. A secretária de Assistência Social, Cristina Saito, ressalta o compromisso do Município com políticas públicas voltadas às mulheres. “Eventos como este vão além da celebração: São oportunidades de acolhimento, orientação e fortalecimento das políticas de assistência social, aproximando os serviços da população e garantindo mais acesso aos direitos, especialmente para as mulheres que mais precisam”, destacou.

Cristina ainda pontua que a proposta é de promover saúde, lazer e inclusão. “O evento ‘Mulheres que Caminham Juntas’ reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização feminina, criando espaços de convivência e incentivando o empoderamento e a participação ativa das mulheres na sociedade”, conclui.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande

Published

on

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.

Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.

O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.

A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.

Leia Também:  Prefeitura manifesta pesar pelo falecimento do senhor Jaci José da Silva

A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.

O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA