CIDADES

Prefeitura reorganiza estrutura interna e Serviços Públicos e Mobilidade Urbana integra ações de tapa-buracos em Várzea Grande  

Publicado em

Decreto publicado em Diário Oficial regulamenta e normaliza atuação conjunta entre Obras e Serviços Públicos com um único objetivo de encurtar prazos de resposta à população

A Prefeitura de Várzea Grande deu um passo importante para agilizar a manutenção das vias urbanas com a publicação do Decreto nº 18/2026, no Diário Oficial do final da tarde de ontem (19), que estabelece uma nova dinâmica de atuação integrada entre as secretarias municipais. O objetivo é somente um: acelerar trabalhos de tapa-buracos pela cidade.

A principal mudança coloca a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (SMSPMU) como responsável direta pela execução dos serviços de tapa-buracos, ampliando a capacidade de resposta e a agilidade na prestação dos serviços à população.

A medida busca tornar mais ágil o atendimento, especialmente em situações emergenciais – como nesse período pós-chuvas intensas – garantindo intervenções mais rápidas nos bairros. Com equipes já presentes diariamente nas ruas, a Pasta passa a atuar de forma mais estratégica, com maior autonomia para identificar e solucionar problemas na malha viária.

Leia Também:  Secretário de Educação homenageia servidoras da pasta

Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Viação e Obras mantém seu papel técnico, sendo responsável pelo planejamento, coordenação e supervisão dos serviços, assegurando padrão de qualidade e organização nas intervenções.

Segundo o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, a mudança representa um avanço significativo na gestão da infraestrutura urbana. “O objetivo é dar mais rapidez e eficiência aos serviços. Nossas equipes conhecem de perto a realidade dos bairros e, com essa nova organização, conseguimos atuar com mais agilidade, garantindo melhores condições de trafegabilidade para a população”, afirmou.

A atuação entre as secretarias seguirá em regime de cooperação, com apoio técnico e logístico conforme a demanda, sem prejuízo das competências legais de cada pasta. Os serviços serão executados com recursos próprios, podendo contar também com verbas do Fundo Municipal de Trânsito.

Com a nova estratégia, a Prefeitura reforça o compromisso com a melhoria da mobilidade urbana, ampliando a eficiência dos serviços e promovendo mais segurança e qualidade de vida para os moradores de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.

Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.

Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.

Leia Também:  Produtores rurais de Várzea Grande recebem insumos e suporte para ampliar produção e renda

“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”

Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.

“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”

A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.

“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”

Leia Também:  Secretário de Educação homenageia servidoras da pasta

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.

“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”

Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA