MATO GROSSO

Seplag avança em inovação, economia e modernização da gestão pública

Publicado em

Com foco em eficiência, inovação e modernização da gestão pública, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT) encerrou 2025 com resultados expressivos que representam economias significativas aos cofres públicos e ampliação do acesso do cidadão aos serviços do Estado, impulsionados por investimentos em transformação digital, governança para resultados, gestão de pessoas, compras públicas e patrimônio.

Planejamento e Governo digital

Em 2025, as ações da área de Governança para Resultados, Inovação e Transformação Digital geraram impactos expressivos na eficiência da gestão estadual, com destaque para as duas edições do Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas, que resultaram em mais de R$ 561 milhões em ganhos estimados de economia e eficiência e mobilizaram mais de 1.300 servidores.

A transformação digital avançou com a implantação de 96 novos serviços no Portal de Serviços e no aplicativo MT Cidadão, que somam 1,4 milhão de usuários cadastrados e mais de 11,8 milhões de acessos, ampliando a interação entre Estado e cidadão. Também foi instituído o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (ceIA.MT), com foco em capacitação e inovação.

Na área de Tecnologia da Informação, as ações de padronização e análise de processos resultaram em economia superior a R$ 30 milhões em 2025, além do avanço da infraestrutura de conectividade com a implantação de 235 novos links de internet pelo programa Mais Infovia, todos monitorados por painéis de inteligência.

Por fim, destaca-se o planejamento estadual que concentra a coordenação central de mais de 400 ações de governo e 680 produtos entregues à população, sendo monitorados por mais de 270 indicadores.


Administração Sistêmica

Em 2025, a Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica executou um amplo conjunto de reformas, obras e projetos que modernizaram a infraestrutura administrativa do Estado. Foram realizadas intervenções no complexo do Palácio Paiaguás. A sede da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão passou por reformas, como no Espaço de Eventos, que terá capacidade para 480 pessoas, bem como ocorreu a reforma e a modernização da Escola de Governo.

O portfólio de 2025 contemplou ações estratégicas em outras frentes, como a elaboração de diversos projetos arquitetônicos: nova sede Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, modernização da Praça das Bandeiras, paisagismo do corredor do BRT na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, projetos estruturantes como o novo edifício-sede da MTI; a restauração, reforma e ampliação do antigo Cridac para abrigar a Delegacia Digital da PJC/MT, a DERF e a DHPP; o novo Batalhão da Polícia Ambiental e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PMMT, consolidando avanços na modernização, funcionalidade e qualificação dos espaços públicos estaduais.

Patrimônio e Serviços

Em 2025, um dos principais destaques da Superintendência de Gestão de Serviços, vinculada à Adjunta de Patrimônio e Serviços, foi a migração de 333 unidades consumidoras para o Mercado Livre de Energia, medida que reduziu significativamente o custo com energia elétrica e projeta uma economia de R$ 156,5 milhões ao longo de cinco anos, com a utilização de energia 100% renovável. A iniciativa colocou o Estado como pioneiro em nível nacional e garantiu o 2º lugar no Prêmio de Inovação de 2025, reforçando o compromisso com eficiência e sustentabilidade.

Outro avanço relevante foi o Sistema de Concessão de Adiantamento (Sicad), que, desde sua implantação em 2022, viabilizou 541 intervenções em prédios públicos, promovendo redução de prazos, otimização de recursos e uma economia potencial estimada em R$ 83,1 milhões. Pela relevância e impacto do projeto, a iniciativa recebeu reconhecimento nacional da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Leia Também:  "São as estradas de qualidade que garantem o transporte seguro e impulsionam o desenvolvimento", afirma vice-governador

Na área de gestão do patrimônio público, foi priorizada a destinação adequada de imóveis desocupados, sempre em conformidade com o interesse público e a legislação vigente. Como resultado, um imóvel ocioso foi alienado por meio de leilão público, após a comprovação da inexistência de interesse da Administração em sua utilização, gerando arrecadação de R$ 238 mil aos cofres públicos. Além disso, outros quatro imóveis desocupados encontram-se em fase de preparação para leilão, com avaliação estimada em R$ 15,5 milhões.

A atuação também avançou na regularização de imóveis públicos anteriormente concedidos e já ocupados, possibilitando sua venda aos atuais ocupantes, conforme previsão legal. Em 2025, esse processo resultou na alienação de um imóvel avaliado em R$ 6,2 milhões, enquanto outros nove imóveis estão em fase final de regularização, com potencial de arrecadação estimado em R$ 59,78 milhões, recursos que poderão ser revertidos em políticas públicas prioritárias.

Paralelamente, foram destinados ao desfazimento 20.495 bens móveis fora de uso, medida que contribui para a organização dos espaços públicos, a atualização dos registros patrimoniais e o fortalecimento da gestão eficiente dos recursos públicos.

Ganha Tempo

O Ganha Tempo, vinculado à Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços (SEAPS) da Seplag, ultrapassou 1,3 milhão de atendimentos entre janeiro e novembro de 2025, reunindo 242 serviços em um único espaço, como emissão de documentos, atendimentos do Detran, serviços de água e energia, orientações fiscais e outros serviços públicos essenciais. O órgão registrou crescimento de 12,47% em relação ao mesmo período de 2024, consolidando-se como uma das principais portas de acesso do cidadão aos serviços públicos em Mato Grosso.

Além disso, os dados do sistema de avaliação também demonstram a aprovação dos cidadãos. Até o inicio de janeiro foram registradas 397.291 avaliações, das quais 99,72% classificaram o atendimento como excelente, ótimo ou bom. Esses resultados evidenciam o alto nível de qualidade percebido pelos usuários.


Arquivo Público

Também vinculado à SEAPS, o Arquivo Público de Mato Grosso (APMT) foi totalmente restaurado, fato que não ocorria há mais de 50 anos e, atualmente, oferece serviços de consulta ao acervo histórico e administrativo, atendimento a pesquisadores, apoio técnico a órgãos públicos, pesquisa documental online e digitalização de documentos.

Entre janeiro e outubro de 2025, foram realizados mais de 26.217 atendimentos, além da digitalização de 243 mil itens, reforçando o papel da instituição na preservação da memória e da história do Estado. Foi criado o Espaço Memórias, para abrigar diversas exposições permanentes e temporárias, aberto para visitações.


Aquisições Governamentais

Em 2025, os processos de compras e contratações conduzidos pela Secretaria Adjunta de Aquisições Governamentais resultaram na economia de recursos públicos, com a análise de 176 processos que totalizaram R$ 1,09 bilhão estimado, dos quais R$ 1,03 bilhão foram homologados e disponibilizando as atas de registro de preço para futura contratação, gerando economia direta de R$ 66,04 milhões, o equivalente a 6,01% de economicidade.

Leia Também:  Tenistas do programa de bolsas do Governo de Mato Grosso disputam o Roland Garros Junior Series

Além disso, a ampliação do uso de modelos mais ágeis de contratação, como os credenciamentos para projetos e reformas, proporcionou economia operacional adicional de R$ 5,1 milhões. Os credenciamentos realizados pela Seplag ultrapassaram R$ 36,6 milhões em contratos, sendo nove processos de projetos que atenderam 26 unidades públicas e 34 processos de reformas, com atendimento a 22 unidades, consolidando essa modalidade como alternativa mais ágil, econômica e eficiente para a execução de demandas do Estado.

Gestão de Pessoas

Em 2025, a Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag avançou na modernização da gestão de pessoas, com a ampliação do uso de sistemas digitais e a valorização dos servidores públicos estaduais. Destacam-se a implantação do SIGPAS em 18 órgãos, a automação de férias e licenças, a implementação de soluções como a Declaração de Bens e Valores, a Carteira Funcional Digital e o Recadastramento Funcional, além do desenvolvimento da Posse On-line, que estará disponível a partir de 2026.

O Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIEP) encontra-se em fase de testes na Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE) e na Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso (PGE).

No âmbito estratégico e institucional, foram implementados painéis de Business Intelligence e o Sistema Estadual de Seleção (SIES), viabilizando oito processos seletivos com mais de 10,7 mil inscritos. As ações de capacitação, reconhecimento e promoção da qualidade de vida incluíram eventos institucionais, o Programa LíderES+, a condecoração de servidores pelos 25 anos de serviço e o lançamento do Programa Saúde e Bem-Estar, que realizou mais de 22.821 agendamentos de atendimentos on-line, nas áreas de psicologia, nutrição, endocrinologia, psiquiatria e ortopedia, beneficiando 6.016 servidores vinculados a 40 órgãos estaduais.

Adicionalmente, o Protocolo Saúde e Bem-Estar acompanhou 915 servidores, sendo 753 na capital e 162 no interior do Estado, por meio de atuação integrada de nutricionistas e educadores físicos. Deste total, 452 servidores permaneceram em acompanhamento ativo, resultando na realização de 3.535 treinos monitorados. A Ação Vida Saudável promoveu 13.862 aferições de bioimpedância, com atendimento a 7.144 servidores, alcançando 28 órgãos do Poder Executivo Estadual.

Já a Secretaria Adjunta de Gestão de Pagamento de Pessoal avançou na modernização da gestão pública com melhorias no Sistema Estadual de Administração de Pessoas (SEAP), garantindo mais agilidade, segurança e conformidade legal aos registros de plantões, jornadas extraordinárias e adicionais. Além disso, destaca-se que o pagamento dos salários ocorreu dentro do mês, buscando honrar com compromisso assumido com os servidores ativos e inativos.


Escola de Governo

Em 2025 a Escola de Governo de Mato Grosso ampliou significativamente a oferta de cursos, fortaleceu parcerias e modernizou sua estrutura. Foram emitidos 15.141 certificados, o que representou um aumento de cerca de 20% em relação a 2024. Foram ofertados 304 cursos (EaD, híbridos e presencial), o que representou um aumento de 31% quando comparado a 2024. Destaca-se que foram certificados 650 líderes do Poder Executivo Estadual, superando em 164% a meta estabelecida para 2025, situação que reforça o papel estratégico da Escola de Governo no desenvolvimento institucional do Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Sema e PM aplicam cerca de R$ 1,5 milhão em multas durante operação contra ilícitos ambientais

Published

on

A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar (PMMT), concluiu nesta sexta-feira (26.6) uma operação de fiscalização contra crimes ambientais na região da Baixada Cuiabana. A ação conjunta, iniciada na segunda-feira (22), resultou na apreensão de uma pá-carregadeira, utilizada para o desmate ilegal, embargos de cerca de 250 hectares e aplicação de sanções administrativas estimadas em torno de R$ 1,5 milhão.

A atuação terrestre ocorreu nos municípios de Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Rosário Oeste. As esquipes de fiscalização se deslocaram até os endereços para atender aos alertas detectados pela base de dados da Sema, além dos emitidos pelas imagens via satélite Planet, de monitoramento em tempo real.

Após cinco dias de ofensiva, as principais infrações constadas foram o desmatamento em corte raso, atuação em desacordo com o licenciamento e uso do fogo em período proibitivo ou sem autorização. Essas irregularidades geraram 7 relatórios técnicos, 6 notificações, 3 embargos, 3 autos de infração, 3 autos de inspeção, 2 despachos, 1 termo de apreensão e 1 termo de depósito.

Leia Também:  "São as estradas de qualidade que garantem o transporte seguro e impulsionam o desenvolvimento", afirma vice-governador

Uma pá-carregadeira apreendida em flagrante durante a operação foi removida e depositada no pátio credenciado da Sema em Cuiabá.

Atividades de queima

Devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, a operação também atuou firmemente na prevenção de incêndios florestais, resultando no cancelamento imediato de licenças e autorizações de queima na região.

Este ano, o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas localizas nos três biomas do estado (Amazônia, Cerrado e Pantana) será de 1º de julho a 30 de novembro.

Denúncia

Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Polícia Civil prende investigado de alta periculosidade em Alta Floresta

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA