CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá intensifica ações de conscientização e combate à hanseníase

Publicado em

O Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a hanseníase, reforça em Cuiabá a importância do diagnóstico precoce como principal estratégia para interromper a transmissão da doença e evitar complicações. A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém acompanhamento ativo de 1.154 pessoas em tratamento, todas assistidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Silenciosa em seus estágios iniciais, a hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae e afeta principalmente a pele e os nervos periféricos. A identificação antecipada permite um tratamento eficaz e impede o desenvolvimento de sequelas neurológicas e físicas. Após o início da medicação, o paciente deixa de transmitir a doença, o que reduz significativamente o risco de novos casos.

A transmissão ocorre pelo contato próximo e prolongado com pessoas que ainda não iniciaram o tratamento, por meio de gotículas respiratórias. Apesar disso, especialistas ressaltam que a maioria da população possui imunidade natural, o que faz com que apenas uma parcela dos expostos desenvolva a doença.

Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele com perda de sensibilidade, formigamento persistente, dormência, dores nos nervos, ressecamento da pele e diminuição da força muscular estão entre os sinais de alerta. Ao identificar qualquer um desses sintomas, a recomendação é procurar uma das 68 Unidades de Saúde da Família (USFs) distribuídas pela capital, onde as equipes estão capacitadas para realizar avaliação clínica, diagnóstico e acompanhamento contínuo.

Leia Também:  Sine Municipal tem 232 vagas disponíveis nesta quinta-feira (10)

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, o combate à hanseníase vai além do tratamento médico.
“Informar a população é fundamental para romper o estigma que ainda envolve a doença. A hanseníase tem cura, o tratamento é seguro e gratuito, e o diagnóstico precoce é o maior aliado para preservar a saúde e a qualidade de vida do paciente”, afirmou.

O tratamento pode variar de seis a doze meses, conforme a classificação da doença, e inclui acompanhamento regular pelas equipes da atenção básica, que também realizam orientações aos familiares e contatos próximos.

Durante o Janeiro Roxo, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações educativas para esclarecer dúvidas, incentivar a busca por atendimento e reforçar que hanseníase tem cura. A orientação é clara: ao notar qualquer alteração na pele ou na sensibilidade, procure a USF mais próxima. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhores são os resultados do tratamento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Núcleo da Primeira-Dama e Procon levam ação de prevenção a golpes ao CCI Padre Firmo

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Prefeitura tem novos secretários adjuntos na Cultura e Educação

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA