Política MT

Deputado entregará levantamento de bairros sem asfalto na capital para governo do estado

Publicado em

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) está à frente de um projeto que visa melhorar a qualidade de vida dos moradores de Cuiabá. Sua equipe mapeou, até o momento, de 20,1 quilômetros de ruas sem asfalto em cinco bairros da cidade. O levantamento visa chamar a atenção do governo do estado para melhorar a infraestrutura e, principalmente, atender à necessidade urgente de investimentos no setor.

O levantamento foi realizado nos bairros Parque Atalaia, Santa Laura, Santa Laura 2, São Sebastião e Jardim Fortaleza. Após a finalização dos trabalhos, o deputado irá levar o levantamento pessoalmente ao governador Mauro Mendes (União).

“Eu não posso mais ficar parado vendo tantas ruas em Cuiabá sem a mínima condição de tráfego. São bairros com grandes problemas de mobilidade, o que prejudica o comércio local e a qualidade de vida das pessoas. Por isso, o meu compromisso é cobrar do governo do estado para que essas áreas recebam a pavimentação necessária”, afirmou o deputado.

Juca reforçou que a falta de asfalto impacta diretamente a vida dos moradores e dos comerciantes locais. A pavimentação é necessária para melhorar a mobilidade, tornando o deslocamento mais seguro e rápido. Além disso, ele ressalta que o asfalto favorece o desenvolvimento econômico, estimulando o comércio e tornando a área mais atrativa para novos negócios e investimentos.

Leia Também:  Presidente Botelho participa de reunião que busca ações de segurança para os motoristas por aplicativo

“O asfalto não é apenas uma questão de estética, mas de qualidade de vida para todos. Quando uma rua é asfaltada, ela traz mais conforto, mais segurança e, principalmente, mais oportunidades de crescimento para as famílias e os empreendedores dos bairros. Por isso, sigo firme na cobrança para que o governo invista em mais infraestrutura para nossa capital.” completou Juca do Guaraná.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil

Published

on

Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.

A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.

Leia Também:  Moradores do São Matheus recebem Botelho e fazem reivindicações

Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.

Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.

Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.

A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.

Leia Também:  Nova lei cria programa de apoio na área da saúde mental para adolescentes

Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.

A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA