Política MT

Botelho homenageia as Irmãs Salesianas por 130 anos de missão em MT

Publicado em

Elas chegaram a Mato Grosso em 1895. Desde então, transformam vidas com fé, dedicação e amor ao próximo. Por essa trajetória de serviço e missão, as Irmãs Salesianas serão homenageadas pelos 130 anos de atuação no Estado. A Sessão Especial foi proposta pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), e será realizada hoje (24), às 19h, no Plenário Renê Barbour, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, como são conhecidas, tem atuação na formação educacional, na assistência à saúde e na área social. Uma caminhada centenária de muito trabalho. O início da evangelização nas comunidades indígenas do Estado e na educação fundamental foi em 9 de abril de 1895, assim que assumiram a direção da Obra Social de Santa Rita. Outro marco dessa trajetória são os serviços ofertados por mais de 70 anos na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, hospital criado ainda no período colonial.

Reconhecer a contribuição das Irmãs Salesianas no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos num período de 130 anos em Mato Grosso, segundo Botelho, é função do Legislativo. “Essa homenagem coroa o legado dessas mulheres consagradas, que dedicaram suas vidas ao serviço ao próximo. Elas marcaram gerações e continuam sendo um exemplo de solidariedade e compromisso social”, afirmou o deputado.

Leia Também:  Dia Internacional da Mulher terá lambadão, samba e serviços gratuitos

Os fundadores da congregação, Dom Bosco e Madre Mazzarello foram lembrados pela irmã Rosângela Maria Clemente. “Para nós essa Moção de Aplausos representa a valorização do nosso trabalho e da continuidade do carisma salesiano semeado com empenho, dedicação e entusiasmo em terras mato-grossenses. Enfim, é uma celebração de história, fé, ação e esperança para o futuro”, afirmou a Filha de Maria Auxiliadora.

A homenagem desta noite na ALMT, segundo Botelho, coroa o legado das irmãs, que dedicaram suas vidas ao serviço ao próximo

A homenagem desta noite na ALMT, segundo Botelho, coroa o legado das irmãs, que dedicaram suas vidas ao serviço ao próximo

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

Noite de autógrafos – Durante a Sessão Especial, o padre Tiago Figueiró terá um espaço especial para autógrafos do livro “Paróquia São Gonçalo: Berço da Ação Missionária em Cuiabá, Mato Grosso”, que narra a trajetória das Irmãs Salesianas desde o final do século XIX, com relatos e registros históricos que mostram o impacto transformador da missão salesiana na sociedade mato-grossense. A obra conta com apoio da ALMT por meio do Instituto Memória do Poder Legislativo Deputado Lenine de Campos Póvoas.

Leia Também:  Assembleia e parceiros realizam seminário de inclusão de pessoas com deficiência nesta sexta-feira (12)

Irmãs homenageadas:

Inspetora Madre Mazzarello
Inspetora: Ir. Teresinha Ambrosim

COXIPÓ DA PONTE
Ir. Marilú Vieira Lima.
Ir. Maria José Oliveira.
Ir. Darcy Dantas de Almeida

ALTO ARAGUAIA
Ir. Lucimar Martins Ribeiro

GUIRATINGA
Ir. Cláudia M. Pianes Campos

POXORÉU
Ir. Francisca Gomes Santana
Ir. Maria Estela Marques

CUIABÁ
Ir. Rosângela Maria Clemente

Ir. Maria Ignez Bicudo

BARRA DO GARÇAS
Ir. Mariluce G. Dorilêo

MISSÃO INDÍGENA / XAVANTE
Ir. Celuta da Cunha Teles

RONDONÓPOLIS
Ir. Nelcina Alves de Souza
Ir. Vânia Auxiliadora S. Ojeda

CHAPADA DOS GUIMARÃES
Ir. Cleuza Gomes Pereira.
Ir. Veralice M. de Almeida

OUTRAS LOCALIDADES:

Ir. Ada Gambarotto
Ir. Ivone Goulart Lopes

Ir. Maria de Nazaré Gonçalves Lima

VOLUNTÁRIA LEIGA

Bernadeth Campos de Paula

SERVIÇO:

O QUÊ? Sessão Especial aos 130 anos das Irmãs Salesianas em MT
QUANDO? Segunda-feira (24/03)
HORÁRIO: 19H
ONDE? ALMT – Plenário Renê Barbour

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Juca do Guaraná destina R$ 1 milhão para custeio da saúde de Santo Antônio de Leverger

Published

on

O deputado estadual Juca do Guaraná (PSDB) anunciou, na segunda-feira (22), a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para o município de Santo Antônio de Leverger. O recurso será destinado ao custeio da saúde, contribuindo para a manutenção e ampliação dos serviços oferecidos à população.

O anúncio foi feito durante uma reunião com a prefeita Francieli Magalhães (Podemos), ocasião em que foram discutidas as principais demandas do município e a importância do investimento para garantir mais qualidade e eficiência no atendimento aos moradores.

Para Juca do Guaraná, o fortalecimento da saúde pública é uma das prioridades do mandato e a destinação do recurso representa um compromisso com os municípios mato-grossenses.

“Tenho trabalhado para que as demandas dos municípios sejam atendidas e para que os recursos cheguem onde realmente fazem a diferença na vida das pessoas. A saúde é uma área que exige atenção permanente, e essa emenda de R$ 1 milhão vai ajudar Santo Antônio de Leverger a manter e fortalecer os serviços prestados à população”, afirmou o deputado.

Leia Também:  BRT será tema de debates na Assembleia Legislativa

O parlamentar destacou ainda a parceria com a gestão municipal e reforçou que o diálogo constante com prefeitos e lideranças é fundamental para direcionar investimentos de acordo com as necessidades de cada cidade.

“Nosso papel é ouvir, buscar soluções e contribuir para que os municípios tenham melhores condições de atender a população. Santo Antônio de Leverger pode contar com o nosso trabalho e com o nosso compromisso”, completou Juca.

A prefeita Francieli Magalhães agradeceu o apoio e ressaltou a importância do recurso para a saúde municipal, destacando que a parceria contribui diretamente para a melhoria dos serviços oferecidos aos moradores.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA