CUIABÁ

Mutirão recolhe 1,8 tonelada de lixo; secretário reforça apoio de moradores

Publicado em

Desde o início de março, a Prefeitura de Cuiabá, por meio do mutirão de limpeza coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), já recolheu cerca de 1,8 tonelada de resíduos. Desse total, 300 toneladas foram retiradas de ruas, praças e avenidas, com atendimento a 220 pontos da cidade.

Além disso, as equipes especializadas recolheram 1.500 toneladas de lixo descartado irregularmente em bolsões espalhados pela cidade. Somente no bairro Santa Terezinha, foram retiradas 600 toneladas de resíduos provenientes da coleta doméstica, além de móveis e entulhos.

O diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, reforça que a colaboração da população é essencial para manter a cidade limpa e organizada. “Se cada um fizer sua parte, limpando a frente de casa ou do comércio, colocando o lixo nas lixeiras apenas nos dias de coleta e, principalmente, evitando o descarte irregular, Cuiabá ficará cada dia mais limpa e bem cuidada. O Poder Público faz sua parte, mas a conscientização da população é fundamental”, destacou.

Outro ponto preocupante é o Centro da capital, onde há grandes focos de descarte irregular. “Grande parte do material recolhido é reciclável, como caixas de papelão, garrafas PET, sacos big bag e embalagens de isopor. Também encontramos troncos de árvores, restos de poda e entulho. Vale lembrar que a região central, especialmente o Centro Histórico, recebe coleta diária, com uma rota exclusiva durante a madrugada”, frisou Reginaldo Teixeira.

Leia Também:  Emanuel Pinheiro melhora a mobilidade urbana com substituição de mais de 1,2 mil abrigos, três estações climatizadas e 100% da frota de coletivo com ar-condicionado até dezembro

Para facilitar o descarte correto, a Prefeitura disponibiliza serviços gratuitos, como o Cata-Treco, que pode ser agendado pelos telefones (65) 3645-5518 ou WhatsApp (65) 99243-6502. O serviço, no entanto, não contempla restos de poda, materiais perigosos (vidros, baterias e pilhas) e itens destinados aos ecopontos, como pneus e entulhos de construção, que devem ser descartados em locais apropriados.

Atualmente, a Prefeitura de Cuiabá monitora 50 pontos críticos de descarte irregular. No bairro Nova Esperança II, por exemplo, as equipes atuam há mais de 10 dias sem conseguir concluir os trabalhos. “O local é limpo, mas no dia seguinte já está tomado por lixo novamente, mesmo com a aplicação de multas”, pontuou o diretor de Serviços Urbanos da Limpurb, Anderson Matos.

O Código Sanitário e de Posturas do Município (Lei Complementar nº 4/1992) estabelece que o descarte de resíduos em locais proibidos, como ruas, terrenos baldios, pontes, lagos, rios, praças e viadutos, pode resultar em multas a partir de R$ 818,90, podendo chegar a R$ 2.807,03, com acréscimo de R$ 1.871,35 para cada 1.000 m² adicional.

Leia Também:  Clínica e espaço de eventos clandestino são interditados em fiscalização conjunta da Prefeitura

Além disso, proprietários de terrenos são obrigados a mantê-los limpos, cercados e com calçadas, caso estejam em vias pavimentadas. O descumprimento dessas exigências pode resultar na limpeza compulsória pela Limpurb, com o custo incluído no IPTU do ano seguinte.

Denúncias sobre descarte irregular podem ser feitas pelo Disque Denúncia no telefone (65) 3616-9614. As infrações são verificadas pela equipe responsável e, caso confirmadas, os responsáveis são penalizados.

#PraCegoVer

A imagem mostra colaboradores da Limpurb em força-tarefa de limpeza na região central. Os funcionários usam uniforme na cor verde, e está munido de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), enquanto colocam uma big bag na caçamba do caminhão cata-treco.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Cuiabá abre seleção para profissionais integrarem Centro de Informação em Saúde e Clima; confira vagas disponíveis

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Clínica e espaço de eventos clandestino são interditados em fiscalização conjunta da Prefeitura

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA