CUIABÁ
Evento da Semana da Mulher faz mais de mil atendimento na Praça Alencastro
Publicado em
13 de março de 2025por
Da Redação
Com mais de mil atendimentos nas áreas de saúde, beleza, emprego, orientação jurídica e direcionamento financeiro, oferecidos de forma gratuita à população na Praça Alencastro, região central de Cuiabá, o evento “Semana da Mulher”, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, é considerado um sucesso e será ampliado para garantir a continuidade das políticas públicas voltadas às mulheres, conforme anunciou o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini.
A ação, realizada pela Secretaria Municipal da Mulher (SMM), contou com a participação de outras secretarias municipais, do Governo do Estado, do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e de diversos parceiros, reforçando o compromisso da gestão com a valorização das mulheres.
A secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, afirmou que o evento é uma forma da Prefeitura de Cuiabá e da Secretaria da Mulher se apresentarem à sociedade. Segundo ela, as mulheres precisam conhecer a estrutura disponível para saber que o município pode ajudá-las.
“Realizamos a programação da Semana da Mulher em homenagem às mulheres. Entendemos que a melhor forma de homenageá-las é oferecendo oportunidades. Nosso objetivo aqui é apresentar o município para essas mulheres, para que elas percebam onde podem buscar ajuda quando precisarem. Também é uma forma de apresentar a Secretaria da Mulher, com nosso banco de qualificação, o apoio psicológico às vítimas de violência, e o incentivo ao empreendedorismo. Vamos levar esse trabalho para os bairros, queremos conhecer essas mulheres e, na medida do possível, oferecer oportunidades. Agradeço a todos os parceiros, pois foram fundamentais para a realização deste evento”, destacou a secretária.
Parceiro do evento, o Centro de Ensino Técnico Matogrossense (CETEM) realizou tratamentos de beleza com 48 serviços de designer de sobrancelhas, 16 cortes de cabelo e 32 revitalizações faciais. Segundo a estudante do curso de Estética do CETEM, Auristela Cristina, que estava sob a supervisão da enfermeira Cátia Salles, os serviços de designer de sobrancelhas e revitalização facial lideraram as preferências.
“Tivemos até fila de espera. A Secretaria da Mulher e todos os de parabéns. É uma ação muito representativa para todas as mulheres”, destacou Auristela Cristina.
O Procon Municipal de Cuiabá realizou 60 atendimentos e esclarecimentos de dúvidas aos consumidores, que buscaram serviços relacionados à abertura de reclamações, denúncias, fiscalização e conciliação em casos de conflito entre consumidores e fornecedores. O Horto Florestal Tote Garcia, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), disponibilizou mais de 500 mudas frutíferas e nativas da região.
O atendimento do MT-Hemocentro começou às 8h, captando doadores de sangue. Ana Paula de Almeida Nascimento, servidora da Secretaria Municipal de Planejamento de Cuiabá, aproveitou a oportunidade para doar sangue.
“Evento aprovado. Aproveitei para participar da doação de sangue. O evento facilitou muito, ainda mais porque a gente trabalha de segunda a sexta-feira, o que dificulta ir até o Hemocentro. E foi rapidinho, em questão de 20 minutos já estava liberada”, frisou.
A Patrulha Maria da Penha atendeu oito mulheres que buscaram apoio durante o evento, e a Procuradoria Geral do Município prestou serviços de mutirão fiscal para negociação de débitos, assim como a Águas Cuiabá.
Outros parceiros, como o Rotary Club Cuiabá, atenderam pedidos de seis cadeiras de rodas pelo projeto Banco Ortopédico, e a Secretaria de Agricultura, com os produtores da agricultura familiar, fez uma exposição de uma variedade de produtos, gastronomia e artesanato. O espaço foi bem movimentado por trabalhadores da região central, que aproveitaram para almoçar e comprar queijos, doces, rapaduras e mel.
A Sala da Mulher da Câmara Municipal e a Delegacia da Mulher também prestaram consultoria jurídica gratuita à população.
O evento contou ainda com o apoio da Secretaria de Obras, na montagem da estrutura, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), agilizando o trânsito, e da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT), garantindo a segurança no local.
#PraCegoVer
A imagem que ilustra a matéria mostra o momento em que uma universitária do Centro de Ensino Técnico Mato-Grossense realiza a revitalização facial. Abaixo tem uma galeria de fotos que registra diversos momentos dos atendimentos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
Published
2 horas agoon
25 de junho de 2026By
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.
Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.
A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.
Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.
O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.
Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.
“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.
Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Comissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública
Diego Guimarães denuncia cobrança ilegal da Águas Cuiabá, aponta rombo milionário e questiona alta de 11%
Gabi Martins curte dia de sol em Miami e impressiona ao posar em moto aquática
Principais atletas do país destacam qualidade do complexo de skate no Parque Novo Mato Grosso
MPMT apresenta sistema e compartilha ferramentas com MPMS
CUIABÁ
Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas...
Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na...
Prefeitura de Cuiabá convoca 18 profissionais para reforçar a rede municipal de saúde
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), publicou novas convocações para reforçar o quadro de...
MATO GROSSO
Principais atletas do país destacam qualidade do complexo de skate no Parque Novo Mato Grosso
Os principais atletas do skate brasileiro já estão em Cuiabá para a disputa da etapa do STU National 2026, que...
Seaf apoia 1º Encontro da Mulher Rural de Jaciara e destaca protagonismo feminino no campo
A valorização das mulheres que movimentam a agricultura familiar foi o destaque do 1º Encontro da Mulher Rural de Jaciara,...
Governo de MT firma convênios com municípios do Alto Rio Paraguai: “parceria faz diferença na ponta”, afirma prefeito de Tangará da Serra
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quinta-feira (25.6), convênios e autorizações de investimentos que somam cerca de R$ 90...
POLÍCIA
Polícia Civil prende homem investigado pelo crime por estupro de vulnerável em Alto Garças
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Alto Garças, cumpriu, nesta quinta-feira (25.6), um mandado de prisão...
Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável em Canabrava do Norte
A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (25.6), um mandado de prisão temporária contra um homem, de 36 anos, investigado pelo...
Polícia Civil participa de evento nacional de combate ao narcotráfico em encontro técnico em Brasília
A Polícia Civil de Mato Grosso participa nesta semana do primeiro Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de...
FAMOSOS
Gabi Martins curte dia de sol em Miami e impressiona ao posar em moto aquática
Gabi Martins, de 29 anos, aproveitou o clima ensolarado de Miami para compartilhar novos registros de sua viagem aos Estados...
Larissa Saad celebra evolução de Lucas Moura após grave lesão: ‘Vitória enorme
Larissa Saad, de 34 anos, emocionou os seguidores nesta quinta-feira (25), ao compartilhar um momento importante da recuperação do marido,...
Luciana Mello celebra aprovação da filha Nina, no vestibular: ‘Estou toda boba’
Luciana Mello, de 47 anos, comemorou uma importante conquista da filha mais velha, Nina Levy, de 17 anos. A adolescente...
ESPORTES
Brasil vence Escócia e marca retorno de Neymar
A Seleção Brasileira confirmou sua força na Copa do Mundo de 2026 ao derrotar a Escócia por 3 a 0...
Suíça vence e garante liderança enquanto Canadá faz história com classificação inédita
A fase de grupos da Copa do Mundo reservou um momento histórico para o futebol da América do Norte nesta...
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
FAMOSOS6 dias agoLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
CIDADES6 dias agoÔnibus escolar ganha decoração da Copa do Mundo e transforma trajeto dos alunos em momento de alegria
-
CUIABÁ6 dias agoSegurança reforçada garante tranquilidade para torcida nos telões da Copa em Cuiabá
-
FAMOSOS6 dias agoGabriela Versiani celebra três anos de relacionamento e se declara para cantor




