CUIABÁ

Secretaria de Agricultura e Aquamat alinham estratégias para oferta de peixe na Semana Santa

Publicado em

A Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (Smat) e a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat) estão alinhando estratégias para garantir o abastecimento e a comercialização de pescado durante a Semana Santa, período de maior consumo de peixe em Cuiabá.

Durante reunião entre representantes da Smat, lideranças da Aquamat e o poder público municipal, foram discutidas ações para fortalecer a cadeia produtiva e facilitar o acesso da população ao pescado a preços mais acessíveis. Entre as medidas em estudo, está a realização de feiras e pontos de venda estratégicos na capital, além da possibilidade de ampliar parcerias com frigoríficos e produtores.

“O consumo de peixe na Semana Santa é uma tradição cultural que precisa ser preservada. Estamos trabalhando para garantir que a população tenha acesso ao pescado inspecionado e de qualidade, com preços justos”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Trabalho, Felipe Corrêa.

O presidente da Aquamat, Darci Santos Fornari, ressaltou que a iniciativa pode impulsionar a piscicultura local. “Essa foi uma das pautas que avançou bem. Fiquei de conversar com frigoríficos e possíveis parceiros, e há boas chances de conseguirmos movimentar a cadeia produtiva, valorizando o setor”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá paga aposentados e pensionistas com RGA

Além do planejamento para a Semana Santa, a reunião também abordou a criação de políticas públicas que incentivem a piscicultura em Cuiabá. Segundo o diretor de Agricultura da Smat, Renildo França, Mato Grosso já foi o maior produtor de peixe nativo do Brasil em 2013, com 73 mil toneladas, mas hoje ocupa apenas a oitava posição no ranking nacional, com 45 mil toneladas. “Esse cenário reflete a necessidade de investimentos e de maior organização do setor”, pontuou.

A expectativa é que, com ações estruturadas, a piscicultura em Cuiabá volte a crescer, beneficiando produtores e consumidores.

#PraCegoVer
A imagem mostra as equipes, cerca de 10 pessoas reunidas na Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho para discutir ações voltadas à piscicultura.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá

Published

on

Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD), na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da capital. Ao todo, foram ofertados 1.867 atendimentos e serviços gratuitos, integrando a programação da 3ª Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, nesta terça-feira (23).

A iniciativa reuniu diversas secretarias municipais, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública e organizações da sociedade civil para oferecer atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica, alimentação, doações de roupas e cobertores, além de encaminhamentos para tratamento, momentos de louvor e oração.

Entre os serviços oferecidos, foram distribuídas 450 marmitas, 500 pães, 300 cobertores, frutas, chocolate quente e dois grandes caldeirões de escaldado. Também foram entregues 220 peças de roupas por meio do Armário Solidário da Secretaria Municipal da Mulher e outros 50 agasalhos doados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Salatiel Barroso, de 72 anos, que vive em situação de rua há cerca de dois anos, estava entre os beneficiários. Emocionado, ele agradeceu pelos serviços recebidos. “Isso caiu do céu. Melhor não precisava. Corte de barba, cabelo, refeição, atendimento, foi tudo perfeito. Muito obrigado”, afirmou.

De acordo com a presidente do COMPOD e secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a ação vai além do atendimento emergencial e busca construir políticas públicas permanentes para enfrentar a questão das drogas e da vulnerabilidade social. “Estamos aqui reunindo diversas secretarias da Prefeitura, instituições não governamentais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho para levar serviços e esperança à população em situação de rua. Queremos oferecer a essas pessoas a oportunidade de iniciar uma nova etapa de suas vidas”, afirmou.

Leia Também:  Matrículas nas creches de Cuiabá se encerram nesta sexta

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participou da ação com equipes do Centro Pop, oferecendo acolhimento, atualização do Cadastro Único, orientação, alimentação e encaminhamentos. A secretária Hélida Vilela destacou que a proposta é aproximar os serviços já oferecidos pelo município da população em situação de rua.

“Trouxemos aqui os serviços do Centro Pop, que oferece acolhimento, alimentação, banho, guarda de pertences e acompanhamento social. Também contamos com parceiros institucionais que oferecem acolhimento e até emissão de passagens para aqueles que desejam retornar às suas cidades ou às suas famílias. Muitas dessas pessoas já são acompanhadas pela assistência social e recebem atendimento psicológico, apoio para inserção no mercado de trabalho e outras atividades”, ressaltou Hélida Vilela.

Na área da saúde, a equipe do Consultório na Rua Luz, da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 38 doses de vacinas essenciais para a proteção da população assistida. Foram administradas 15 doses contra influenza (gripe), 10 contra difteria e tétano (dT), oito contra hepatite B e cinco contra febre amarela.

Os cuidados pessoais também fizeram parte da programação. A Obra Kolping realizou cerca de 30 atendimentos entre cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas, proporcionando mais autoestima e bem-estar aos participantes. A ação também contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que realizou quatro atendimentos, e da Defensoria Pública, responsável por 19 atendimentos. Além disso, foram realizados 16 acolhimentos e solicitações de encaminhamento para tratamento.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Especialistas discutem importância do controle de infecções nos ambientes hospitalares de Cuiabá 

O juiz do Trabalho Fernando Galisteu ressaltou que a presença do Judiciário amplia o acesso a direitos e fortalece a cidadania. “Essas pessoas em situação de vulnerabilidade também precisam conhecer seus direitos trabalhistas e ter acesso à Justiça. Muitas vezes, elas não conseguem procurar um advogado ou um órgão público. Aqui, a Justiça do Trabalho vai até o cidadão para levar dignidade, respeito e garantir que seus direitos sejam conhecidos e exercidos”, afirmou.

Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o gestor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Sebastião José de Queiroz Júnior, destacou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a inclusão social. “A participação do Poder Judiciário reafirma o compromisso com uma Justiça mais próxima, acessível e sensível às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, declarou.

Também participaram da mobilização as secretarias municipais de Ordem Pública, Governo, Mulher, Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Limpurb, Tribunal Regional do Trabalho e entidades parceiras, como Obra Kolping, ATAAP, CEPROMA, Centro Terapêutico Bom Pastor, Comunidade Terapêutica Tenda de Abrão e Associação Missão Encheivos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA