Os empresários do setor do turismo registraram aumento de 30% a 50% no interesse por viagens para Mato Grosso, tanto por turistas nacionais quanto internacionais, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
O aumento se deu depois que a Sedec, por meio da Adjunta de Turismo, levou estandes com atrações do Estado em cinco feiras internacionais, oito nacionais e uma regional durante o ano de 2024. Operadores de turismo (donos de hotéis, pousadas, empresas de passeio e dentre outros) participaram como coexpositores. Nestes espaços, Mato Grosso consolidou sua posição como um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil.
A empresária Raquel Zanchet, proprietária do Jardim da Amazônia Lodge, destacou a importância de ter participado da feira internacional WTM Londres para lançar a Rota da Diversidade de Primatas – um corredor que vai São José do Rio Claro, Sinop e Alta Floresta para observação de primatas e pássaros – no estande da Sedec.
“Com o apoio do Governo de Mato Grosso, Sebrae e a Embratur nos tornamos um case de sucesso em birdwatching [observação de pássaros, em português] no Brasil. Participamos da WTM de Londres e lançamos a Rota dos Primatas, que já está atraindo novas operadoras e parcerias importantes. Esse trabalho já está trazendo resultados concretos, com um fluxo de turistas que antes não recebíamos, especialmente interessados na observação de primatas e aves. A visibilidade aumentou tanto que até influenciadores estão nos procurando para destacar espécies como o Parawaku, um primata endêmico que vive ao lado do nosso jardim. Estamos muito otimistas com a próxima temporada”, comentou Raquel Zanchet.
No ano passado, o Estado participou das feiras internacionais BTL Lisboa, ITB Berlin, Global Birdfair, Meeting Brasil e WTM Londres, que juntas movimentaram cerca de 220 mil visitantes.
No Brasil, além das grandes feiras do setor como WTM Latin America, Salão do Turismo, ABAV, Mato Grosso também fez a promoção do Estado em feiras segmentadas como a Avistar e Pesca Trade Show. Nesta última, a Sedec teve um estande de 55m² com a presença de cerca de 50 empresários locais para divulgação de seus serviços e empreendimentos. Foram realizados sorteios e brindes que somaram cerca de R$ 150 mil.
“As negociações realizadas com operadores nessas feiras internacionais e nacionais de turismo e o contato direto com o público final contribuíram significativamente para o aumento do fluxo turístico. No segmento de birdwatching (observação de aves), a participação do Estado em eventos como a Global Birdfair, na Inglaterra e a Avistar, em São Paulo, posicionaram o Pantanal e o Parque Estadual do Cristalino, em Alta Floresta, como destinos de destaque mundial”, comentou o secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton.
FIT Pantanal
O Governo de Mato Grosso patrocinou a Feira Internacional do Turismo (FIT) do Pantanal, que envolveu toda a cadeia produtiva do turismo no Estado, oportunizando a participação dos municípios para que possam divulgar e comercializar o seu potencial turístico, bem como apresentar cases de sucesso.
No ano passado, foram mais de 300 expositores, 100 artesões, 50 produtores familiares e 65 mil visitantes que percorreram a feira e puderam ver as quase 70 atividades realizadas durante os quatro dias de evento, com palestras, oficinas, rodadas de negócios nacionais e internacionais, painéis e mesas redondas ofertadas por meio da ‘Aldeia do Conhecimento’, além de exposições e apresentações artísticas e culturais que valorizaram os costumes regionais.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou que a participação nas feiras nacionais e internacionais foi importante para apresentar o potencial turístico do Estado, desde o Pantanal, Amazônia, Cerrado e o Araguaia.
“Mato Grosso reafirma seu compromisso em se consolidar como um dos principais polos de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil, oferecendo experiências únicas para visitantes do mundo todo. Estamos criando um ciclo virtuoso em que a valorização da nossa cultura, biodiversidade e hospitalidade se traduz em oportunidades para o turismo sustentável e no aumento da confiança de turistas nacionais e internacionais. Seguiremos trabalhando para que Mato Grosso continue a surpreender o mundo com sua diversidade natural e cultural”.
A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.
O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.
Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.
“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.
Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.
“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.
As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.
Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade