MATO GROSSO

Bolsistas do Governo de MT garantiram medalhas nacionais e internacionais em 2024

Publicado em

Por meio do programa Olimpus MT, o Governo de Mato Grosso garantiu importantes conquistas para atletas mato-grossenses em competições nacionais e internacionais nas mais diversas modalidades esportivas em 2024.

Uma das principais conquistas internacionais de 2024 foi alcançada pelos judocas Arthur Silva e Érika Zoaga, que culminaram em suas convocações e medalhas nas Paralimpíadas de Paris, na categoria J1 (cego total).

Líder do ranking mundial em sua categoria, Arthur se consagrou campeão paralímpico na categoria 90 kg. Já Érika conquistou a medalha de prata na categoria 70 kg. Ambos são bolsistas do OlimpusMT e representam, respectivamente, o Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT) e a Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV).

Em 2024, a treinadora de Wrestling, Luiza Fernandes, e seus atletas colocaram Mato Grosso em diversos pódios de eventos esportivos nacionais e internacionais. Eles também foram atendidos pelo programa OlimpusMT.

“É graças ao projeto Olimpus que conseguimos nos dedicar de forma mais intensa e focada, representando com orgulho nosso Estado e o Brasil em competições nacionais e internacionais”, destacou a treinadora.

Entre as vitórias recentes, estão os títulos de campeões sul-americanos conquistados por Ângelo Café, na categoria Sênior 67 kg; e por Raphael Duarte, na sub-17 92 kg, além do segundo lugar conquistado por Guilherme Porto, na categoria Sênior 77kg.

O Wrestling mato-grossense conquistou ainda várias outras medalhas internacionais no ano anterior, como a de bronze do atleta Kyle Oliveira, no Campeonato Pan-Americano U-20, a de prata de Raphael Duarte, no Pan-Americano U-17, e a de bronze de Yago Conceição, na Copa Brasil Internacional.

Leia Também:  Militares e Civis são agraciados com a Medalha do Mérito Musical do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso

Luzia Fernandes apontou que o auxílio tem sido essencial para cobrir custos com inscrições em campeonatos, treinamentos, viagens e outras despesas que fazem parte da rotina de atletas e técnicos.

“A Bolsa Atleta e a Bolsa Técnico são pilares fundamentais que nos ajudam a manter nossa dedicação ao esporte de alto rendimento, oferecendo suporte indispensável para a continuidade dos treinos e a busca por nossos objetivos. Por isso, quero expressar a minha imensa gratidão ao Governo do Estado, ao nosso governador Mauro Mendes e a toda a equipe da Secel pelo trabalho que permite que sonhos sejam realizados e que o esporte continue sendo uma ferramenta de transformação social e pessoal”, pontuou.

Atletismo

Já no atletismo, vários beneficiários do programa OlimpusMT também representaram o Estado em competições nacionais e internacionais em 2024.

A atleta Lissandra Maysa Campos foi campeã sul-americana na prova do salto em distância da competição Indoor de Cochabama, na Bolívia. Natural de Nossa Senhora do Livramento, ela conquistou ainda medalhas de ouro no GP Brasil de Atletismo, e de prata no Campeonato Ibero-Americano, ambos realizados em Cuiabá em maio de 2024. A bolsista OlimpusMT também foi convocada para as Olimpíadas de Paris.

No Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-20, realizado em julho, no Peru, mais dois bolsistas garantiram medalhas para Mato Grosso, ambas de prata. A primeira veio com o atleta Arthur Curvo, de Cuiabá, na prova de lançamento do dardo, e a outra com Gilvan Ribeiro da Costa, de Peixoto de Azevedo, no salto triplo. Arthur Curvo também ficou com a medalha de bronze no Troféu Brasil de Atletismo.

Leia Também:  RGA de 5,4% é aprovada e será incorporada ao salário de janeiro

O atleta Jânio Varjão, de Barra do Garças, conquistou mais algumas medalhas para o Estado. Em 2024, ele foi campeão Sul-Americano dos 5.000 metros, e vice-campeão nos 1.500 metros da competição de atletismo sub-23, realizada na Colômbia. O esportista garantiu também medalhas no Campeonato Pan-Americano de Cross Country de La Libertad, em El Salvador; no Troféu Brasil de Atletismo, em São Paulo (SP); no GP Brasil de Atletismo, em Cuiabá (MT); e no Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua, no Paraguai.

Já com o atleta Wendell Jerônimo, as medalhas mato-grossenses foram conquistadas no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, realizado em maio na capital mato-grossense, e também no Troféu Brasil de Atletismo, que ocorreu em maio, em São Paulo (SP). Na competição internacional, o esportista de Pontes e Lacerda faturou a medalha de bronze dos 5000 metros, e na nacional, garantiu a medalha de prata nos 10.000 metros.

O tênis de Mato Grosso também fez história em 2024. Com o atleta Livas Damazio, de apenas 14 anos, vieram as medalhas de prata no tradicional circuito europeu de tênis e no Mundial sub-14, e de ouro na Copa Cosat 14 anos, que reúne tenistas de dez países da América do Sul. O jovem atleta também garantiu vaga para o torneio de Wimbledon, a mais antiga competição de tênis do mundo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Published

on

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia Também:  Seduc inicia análise de inscrições para seleção de profissionais das escolas cívico-militares

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia Também:  Relatório da Seplag aponta áreas mais impactadas positivamente com programas do Governo de MT

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA