CUIABÁ

Brasil recebe recertificação como país livre do sarampo e secretário de Saúde e Prefeito destacam contribuição local

Publicado em

Neste mês, o Brasil foi novamente reconhecido como país livre do sarampo, ao receber o certificado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). A entrega oficial aconteceu em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, celebrando o marco histórico. O país havia perdido a certificação em 2018 devido às baixas coberturas vacinais, mas, por meio de ações intensivas, recuperou o status de eliminação do sarampo endêmico, consolidando novamente as Américas como uma região livre da doença.

Entre os esforços do Governo Federal para essa conquista estão investimentos em vacinação nas fronteiras, busca ativa de casos suspeitos, ações de imunização em locais de difícil acesso, além de campanhas como o Dia S de combate ao sarampo e capacitações de manejo clínico da doença.

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, que está em Brasília participando de um evento nacional sobre imunização, fez questão de parabenizar as equipes locais de saúde pelo papel desempenhado nessa conquista. “Quero parabenizar nossa Secretaria de Saúde pelo excelente trabalho desempenhado, que foi fundamental para ajudarmos a alcançar essa importante conquista. Essa vitória é um reflexo do comprometimento e da dedicação dos profissionais do Sistema Único de Saúde. No entanto, ainda enfrentamos desafios significativos pela frente. Precisamos continuar avançando, com o objetivo de ampliar cada vez mais a imunização da nossa população. É essencial garantir que essa proteção seja abrangente, incluindo não apenas os esforços atuais, mas também a cobertura contra outros vírus. Com união, planejamento e trabalho contínuo, podemos construir um sistema de saúde mais forte, que assegure o bem-estar e a qualidade de vida de todos”, enfatizou Teixeira.

Leia Também:  Cuiabá Regula amplia controle do abastecimento com sistema inédito de monitoramento

O prefeito Emanuel Pinheiro também celebrou a recertificação e destacou o empenho de toda a equipe municipal. “Esse reconhecimento é uma conquista de todos os brasileiros, mas especialmente das equipes de saúde que estão na linha de frente, garantindo que cada pessoa receba a imunização necessária. Quero agradecer e parabenizar nossos profissionais da Atenção Primária, que têm mostrado compromisso e dedicação em proteger a nossa população. Continuem trabalhando com afinco para que a imunização seja uma prioridade constante e que Cuiabá siga contribuindo para o fortalecimento da saúde pública no Brasil.”

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.

Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.

Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.

Leia Também:  Em Audiência Pública, prefeito revela estudo para implantação do VLT apenas em Cuiabá

Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.

Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.

Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.

Leia Também:  Sesp realiza I Encontro de Inteligência Socioeducativa do Brasil

A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA