MATO GROSSO
Governador assina convênios para obras de infraestrutura e asfalto novo em dez municípios de Mato Grosso
Publicado em
2 de julho de 2024por
Da Redação
O governador Mauro Mendes assinou, na manhã desta terça-feira (02.07), convênios para melhorias na infraestrutura nas cidades de Arenápolis, Barra do Bugres, Curvelândia, General Carneiro, Jaciara, Luciara, Rio Branco, Nova Maringá, União do Sul e Poxoréu.
Os investimentos totais ultrapassam a ordem dos R$ 36,4 milhões.
Mauro destacou a importância dos convênios para os municípios e afirmou que o investimento irá contribuir para o desenvolvimento dessas regiões.
“Mais um pacote de ações que vai fortalecer o trabalho que já vem sendo realizado em todas as áreas do governo nos municípios, além da melhoria na qualidade de vida dos mato-grossenses. Temos investimentos na construção e recuperação de rodovias, iluminação pública e inúmeras outras obras de infraestrutura, realizadas de maneira eficiente, proporcionando desenvolvimento para todos os municípios, com ganho no ir e vir da população”, afirmou.
O prefeito de Arenápolis, Eder Marques, disse que o convênio para a construção de uma nova praça na cidade vai proporcionar mais lazer para os moradores.
“É uma obra que só será possível graças a atenção que tem sido depositada no nosso município através desses investimentos”, explicou.
Em União do Sul, o Governo de Mato Grosso vai investir R$ 720 mil na recuperação das Avenidas Florianópolis e Umuarama. Para o prefeito Cláudio do Posto, o investimento representa a dedicação do governo em atender as demandas das cidades.
“Somos um município com 5 mil habitantes, e nem por isso o Governo do Estado deixa de investir e entregar obras que melhoram a nossa qualidade de vida e acesso aos nossos habitantes”, contou.
A prefeita de Barra do Bugres, Maria Azenilda, afirmou que o convênio assinado, no valor de R$ 2,5 milhões, vai atrair mais turistas para a cidade.
“Um verdadeiro canteiro de obras proporcionado pelo governador Mauro Mendes, que acredita na nossa gente. Serão seis ruas completamente asfaltadas e uma avenida que vai receber melhorias e deverá trazer mais turistas para nossa região”, expôs.
Em Jaciara, a prefeita Andréia comemorou o repasse de R$ 6,2 milhões para asfaltar 42 ruas e quatro avenidas no município.
“Temos obras e ações importantes realizadas pelo Governo do Estado, como a construção do mirante de vidro e a completa iluminação pública em Jaciara, que chegou a 100%. Ou seja, são investimentos em obras que acompanham o desenvolvimento do nosso município”, disse.
O prefeito de General Carneiro, Marcelo de Aquino, disse que a assinatura de R$ 1,8 milhão representa a solidez na parceria entre estado e município.
“Vamos asfaltar 15 ruas e uma avenida no nosso município. Isso fortalece os nossos trabalhos, demonstra que o governo se preocupa com todos os municípios e com a progressão deles”, pontuou.
Em Luciara, o investimento total ultrapassa R$ 6,2 milhões, levando asfalto novo para 25 ruas e outras duas avenidas.
O prefeito Parassu de Souza disse que a cidade aguardava há 70 anos para ser completamente asfaltada.
“É um benefício aguardado há muito tempo por todos nós, e que hoje foi realizado pelo Governo de Mato Grosso. É uma emoção não só pra mim, mas para todos os moradores de Luciara”, afirmou.
Em Poxoréu, o convênio no valor de R$ 4,8 milhões levará asfalto novo para 72 ruas e 14 avenidas. O prefeito Nelson Paim disse que a ação deverá impulsionar os serviços na cidade.
“É a realização de um sonho ver a cidade completamente asfaltada. Isso vai proporcionar a melhoria do trânsito e dos serviços no nosso município. Tudo isso graças a uma gestão humanizada e que pensa em cada um dos mato-grossenses”, declarou.
A prefeita Ana Maria Urquisa, de Nova Maringá, afirmou estar emocionada e expressou sua gratidão com a assinatura do documento. Para o município foram repassados R$ 4,8 milhões, que serão usados para asfaltar 66 ruas.
“É a expressão de um governo que trabalha e que entrega. Extremamente grata por viver esse momento e ver a realização de um sonho”, afirmou.
Jadilson Alves, prefeito de Curvelândia, disse que o convênio de R$ 4,4 milhões para asfaltar 28 ruas será fundamental na melhoria da qualidade de vida dos moradores.
“É uma ação pensada além do que nós enxergamos, que proporciona melhorias e garante qualidade para todos que vivem em Mato Grosso. Uma honra participar de um momento como esse”, finalizou.
Participaram da assinatura dos convênios os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Max Russi, Sebastião Rezende, Diego Guimarães, Paulo Araújo, Wilson Santos e Chico Guarnieri; os secretários de Estado, Marcelo Oliveira (Infraestrutura e Logística), Laice Souza (Comunicação) e Jordan Espíndola (Gabinete de Governo), entre outras autoridades.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
Published
19 minutos agoon
27 de junho de 2026By
Da Redação
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá.
O curso foi realizado entre os dias 22 e 26 de junho, na Escola Superior de Contas do Estado (TCE-MT), e reuniu 41 profissionais das forças de segurança pública, entre representantes do CBMMT, Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
A capacitação foi realizada com foco no aperfeiçoamento do atendimento prestado às mulheres em situação de violência e no fortalecimento da atuação integrada das instituições que compõem a rede de proteção às vítimas.
Durante o curso, os participantes acompanharam palestras e debates sobre direitos das mulheres, Lei Maria da Penha, questões de gênero, atendimento não revitimizador, avaliação de risco e atuação dos órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
A coordenadora do curso, tenente-coronel BM Karina Matos, destacou que a capacitação integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado de Mato Grosso para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher e qualificar o atendimento prestado pelos órgãos públicos.
“O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo políticas públicas e ações entre as várias secretarias, que são conduzidas, articuladas e monitoradas pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Essa capacitação é mais uma dessas ações e faz parte das estratégias para que a gente possa diminuir os índices de violência e fortalecer a prevenção”, afirmou.
A oficial destacou ainda que, sob a gestão do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a corporação tem intensificado as ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, incluindo a capacitação dos militares para o acolhimento e a orientação das vítimas durante os atendimentos de emergência.
“Muitas vezes, o Corpo de Bombeiros é o primeiro a prestar atendimento. Além de salvaguardar a vida da mulher, nosso objetivo é que o militar consiga identificar situações de violência, acolher essa vítima e orientá-la sobre os serviços disponíveis. Dependendo desse primeiro atendimento, essa mulher entra na rede de proteção e passa a receber todo o suporte que o Estado oferece para que ela possa sair do ciclo de violência”, ressaltou.
De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Michele Gonçalves dos Ramos, a capacitação é essencial para melhorar a resposta do Estado diante dos casos de violência doméstica e que o curso proporciona aos participantes habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as vítimas de violência doméstica de forma sensível, empática e eficaz.
“Isso inclui a sensibilização dos agentes de segurança e a aplicação adequada das normas vigentes. Assim, nossos profissionais também estarão mais preparados para o encaminhamento aos serviços de apoio e proteção, fortalecendo a atuação em rede dos diferentes órgãos envolvidos na agenda de proteção de mulheres vítimas de violência”, disse.
Participante do curso, a soldado BM Eleni Nunes, que atua no atendimento pré-hospitalar, destacou que a capacitação contribui para qualificar ainda mais o atendimento realizado pelos profissionais que estão na linha de frente das ocorrências.
“Esse curso foi fundamental porque nos mostra detalhes que fazem diferença no atendimento. Muitas vezes, somos os primeiros a ter contato com a vítima e precisamos estar preparados para acolher, identificar sinais de violência e realizar os encaminhamentos necessários. Às vezes, a ferida não está no físico, mas no emocional, e esse acolhimento faz toda a diferença para que a mulher receba o apoio necessário”, destacou.
Fonte: Governo MT – MT
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
Bombeiro militar salva recém-nascido de quatro dias que engasgou com leite materno
Governo de MT lamenta falecimento do ex-comandante-geral PM
Empresas culturais e indústrias criativas injetam R$ 1,3 bilhão na economia mato-grossense
Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
CUIABÁ
Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá...
Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início...
Servidores de Cuiabá concluem capacitação em gestão ambiental em Tangará da Serra
Os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá concluíram nesta semana a 19ª Edição da...
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher...
Bombeiro militar salva recém-nascido de quatro dias que engasgou com leite materno
Um recém-nascido de apenas quatro dias foi salvo por um bombeiro militar após se engasgar com leite materno, na manhã...
Governo de MT lamenta falecimento do ex-comandante-geral PM
O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do ex-comandante-geral da Polícia Militar, coronel RR Antônio Benedito Campos Filho, de...
POLÍCIA
Homem é preso pela PM após agredir namorada e ameaçá-la de morte em Rondonópolis
Um homem, de 27 anos, foi preso na madrugada deste sábado (27.6), por policiais militares do 5º Batalhão, suspeito por...
Polícia Militar lamenta falecimento do ex-comandante-geral Antônio Benedito Campos Filho
A Polícia Militar de Mato Grosso lamenta o falecimento do ex-comandante-geral, coronel RR Antônio Benedito Campos Filho, de 66 anos,...
Delegada-geral destaca fortalecimento da Polícia Civil e avanço no combate às facções criminosas em MT
A Polícia Civil de Mato Grosso recebeu investimentos expressivos ao longo dos últimos sete anos, garantindo melhores estruturas, mais valorização...
FAMOSOS
Caio Blat encontra Marcelinho Carioca em aeroporto e celebra encontro: ‘Maior ídolo’
O ator Caio Blat, de 46 anos, viveu um momento especial ao encontrar por acaso o ex-jogador Marcelinho Carioca, de...
Poliana Rocha recorda época que conheceu Leonardo: ‘Sem peito, menina de tudoooo!’
A jornalista Poliana Rocha, de 49 anos, divertiu os seguidores ao resgatar uma foto antiga ao lado do marido, Leonardo,...
Ludmilla surpreende mãe com carro de luxo em aniversário de 50 anos: ‘Quase 1 milhão’
A cantora Ludmilla, de 31 anos, emocionou os seguidores ao revelar o presente especial para a mãe, Silvana Oliveira, que...
ESPORTES
Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança...
Dembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega
O atacante Ousmane Dembélé foi o grande protagonista da vitória da França sobre a Noruega nesta sexta-feira, em partida válida...
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Política MT2 dias agoApaes de Mato Grosso ficam isentas da Taxa de Segurança Contra Incêndio
-
Política MT2 dias agoDiego Guimarães denuncia cobrança ilegal da Águas Cuiabá, aponta rombo milionário e questiona alta de 11%
-
Política MT2 dias agoComissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública
-
Política MT1 dia agoArraiá da Assembleia Legislativa reúne servidores, famílias e comunidade em noite de tradição, música e cultura




