CUIABÁ

HPSMC capacita funcionários para o gerenciamento correto dos resíduos sólidos de Saúde

Publicado em

O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), por meio da Gerência de Resíduos Sólidos de Saúde da unidade, está promovendo, entre os dias 26 e 28 de junho, a 1ª Semana Interna de Saúde e Meio Ambiente (SISMA). O primeiro projeto tem como tema ‘Construindo um hospital mais sustentável’ e é voltado aos servidores da unidade.

Esta ação faz parte do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e desenvolvida pelo HPSMC, através do Serviço de Educação Permanente. A engenheira sanitarista responsável pelo setor no hospital, Salma de Oliveira, explica que a gestão exige e acompanha os servidores nos cuidados com a correta coleta, acondicionamento, transporte e destino final dos resíduos, por conterem substâncias prejudiciais à saúde humana. “Nos preocupamos para que não ocorra descarte inadequado capaz de colocar em risco os recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas. A gestão e a direção do HPSMC entendem que a capacitação periódica nos períodos diurnos e noturnos é primordial para evitar danos”, ressaltou a gerente.

Leia Também:  Restaurante Popular: refeição acessível e balanceada na região central de Cuiabá

Na manhã desta quarta-feira (26), o evento que acontece dentro do antigo Pronto Socorro, foi aberto com uma apresentação da ‘Banda da PM’. Em seguida, o engenheiro sanitarista Ricardo Carneiro, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), proferiu uma palestra abordando com os colaboradores do hospital temas como o gerenciamento dos resíduos de saúde, que inclui as seguintes etapas: segregação, acondicionamento, identificação, transporte interno, armazenamento temporário, tratamento interno, armazenamento externo, coleta e transporte externo e destinação final.

Segundo os setores envolvidos na capacitação, é importante orientar sobre os tipos de resíduos, classificados como comuns, infectantes, químicos, radioativos e perfurocortantes, para que sejam descartados nos recipientes de maneira correta. O resíduo perfurocortante, devido ao seu manuseio irregular, é a maior causa de acidentes de trabalho. Além do descarte adequado, o manejo correto dos resíduos também é crucial.

Na quinta-feira, dia 27, o tema discutido será ‘Os desafios da reciclagem’, com palestras, oficinas de reciclagem e exposições culturais. No terceiro e último dia do evento, sexta-feira, dia 28, será apresentado o Projeto Lunnar, que trata da reciclagem de frascos vazios de aerossol. A equipe da perfumaria O Boticário participará da ação, apresentando a ‘reciclagem de frascos de perfumes’. O CETEM realizará massagens Quick e design de sobrancelhas no auditório. Também serão distribuídas mudas de árvores, e para o encerramento, haverá apresentações das bandas musicais Coração Tradição Franciscano e Grupo de Siriri e Cururu.

Leia Também:  Conselheiros tutelares eleitos e suplentes passam por capacitação em Lucas do Rio Verde

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.

As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.

Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.

As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.

Leia Também:  Adoção é tema de curso de capacitação em Rondonópolis

Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.

Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.

Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  Festival da Pamonha começa neste sábado com presença do prefeito e expectativa de recorde de público

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA