CUIABÁ

Emanuel Pinheiro melhora a mobilidade urbana com substituição de mais de 1,2 mil abrigos, três estações climatizadas e 100% da frota de coletivo com ar-condicionado até dezembro

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, expandiu a mobilidade urbana da capital com mais de 1.200 abrigos de ônibus, três estações climatizadas e 90% da frota climatizada. Ao assumir a gestão, em 2017, a frota com ar-condicionado em circulação na cidade não chegava a 17%. Contudo, com a entrega de mais 22 novos ônibus e três vans para o atendimento exclusivo do Programa Buscar, na manhã desta sexta-feira (7), a frota operacional do município, que circula todos os dias e conta com 304 veículos, passa a ser 90% climatizada em Cuiabá. A expectativa é que até dezembro deste ano sejam implantados mais de 300 outros abrigos e mais 33 novos ônibus sejam colocados em circulação, atingindo assim 100% da frota climatizada.

“É um momento histórico e de muita gratidão. Cuiabá é a única capital do país a ter 90% da frota operacional com ar-condicionado. Nós costumamos dizer que em Cuiabá, ar-condicionado não é luxo, e sim uma necessidade, principalmente por entender como funciona o transporte público e as altas temperaturas a que estamos acostumados. Estamos avançando cada vez mais, elevando a qualidade do transporte e, o mais importante, sem aumento de tarifa. Além dessa entrega, é importante frisar que são mais de 1.200 abrigos implantados em Cuiabá e três estações climatizadas ao longo desses anos. Garantimos que até o final da gestão, serão implantados mais de 300 outros abrigos. Até julho, devo entregar mais 33 ônibus zero quilômetro com ar-condicionado”, disse o prefeito.

Na ocasião, a secretária de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Luciana Zamproni, comemorou o resultado e destacou que tais números só foram possíveis diante de muita dedicação, empenho e trabalho prestado em prol da população durante a gestão de Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  Procon de Cuiabá registra 2,7 mil reclamações de consumidores analisadas em 2026

“Aqui em Cuiabá é diferente, nós investimos na frota e na população, porque esse sempre foi o compromisso do prefeito: buscar o melhor para o povo cuiabano e, em especial, para os usuários do transporte coletivo, que precisam se deslocar pela cidade, que levantam cedo para ir e voltar do trabalho e da escola. Essas são as coisas pelas quais a gestão Emanuel Pinheiro preza, visando sempre a melhoria, dignidade, conforto e qualidade do transporte coletivo fornecido para o povo. Isso me deixa muito feliz. São 22 ônibus com ar-condicionado, wi-fi, elevador para pessoas com deficiência, câmeras de segurança externa e interna, enfim, o que há de melhor para os cuiabanos”, destacou a secretária.

Ao falar sobre os avanços evidenciados na mobilidade urbana da capital, o diretor de Transporte da Semob, Nicolau Budib, enfatizou que no que diz respeito aos veículos disponibilizados para o Projeto Buscar (serviço gratuito de transporte que visa atender pessoas com mobilidade reduzida, devido à deficiência motora), a meta de 100% das vans climatizadas já havia sido atingida pela gestão. Apesar disso, mais três veículos foram destinados ao projeto social, na manhã desta quinta.

“Quando assumimos a gestão, ainda no primeiro mandato do prefeito Emanuel, Cuiabá tinha apenas 16% da frota climatizada. Com a entrega de hoje, esse número chega a 90% quando se trata da frota operacional. No caso do Buscar, já havíamos atingido a meta de 100% e hoje entregamos mais três veículos novos à frota, promovendo uma renovação total do Buscar. Além disso, sempre aliados a outras ações, como a instalação de mais de 1.300 abrigos de ônibus e as três estações que trouxeram um pouco mais de conforto para a população. Nossa meta é chegar a dezembro com 100% da frota climatizada e, quando isso acontecer, poderemos passar o bastão para o próximo gestor com a sensação de dever cumprido”, disse Budib.

Leia Também:  Cuiabá reforça cuidados com vírus respiratórios no período sazonal e incentiva vacinação em grupos prioritários

Presente na cerimônia de entrega, o vereador Marcrean Santos, autor do projeto que obriga o Poder Executivo a disponibilizar, gratuitamente, o sinal de internet móvel através do sistema de wi-fi aos usuários do transporte público, comemorou os avanços evidenciados atualmente nos coletivos em circulação pela capital.

“É um momento histórico para Cuiabá. Durante todos esses anos, nunca houve um prefeito que compreendesse e entendesse as dificuldades enfrentadas pelos usuários do transporte coletivo. Isso é ser uma gestão humanizada, ser sensível às pessoas de baixa renda que precisam do apoio do poder público. Sinto muito orgulho de ser cuiabano, legislador, líder comunitário e estar ao lado de alguém que defende a bandeira dos menos favorecidos”, avaliou o parlamentar.

Estima-se que diariamente cerca de 200 mil pessoas são atendidas pelo transporte público de Cuiabá e, ao longo de quase 8 anos de gestão, cerca de 300 ônibus já foram entregues pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Auditoria do Mapa eleva nota de MT e ressalta melhora na qualidade do serviço veterinário estadual

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Cuiabá receberá nova Praça Rachid Jaudy em 120 dias e prefeito Emanuel Pinheiro destaca amplas ações de revitalização do Centro Histórico

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA