CUIABÁ

Picape S10, com carretinha, é usada para furto de grama da Avenida Contorno Leste; Prejuízo é de R$ 950 mil

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, estima um prejuízo ao erário público de quase R$ 1 milhão devido ao furto de 50 mil metros quadrados de grama que preenchiam os canteiros da Avenida Contorno Leste, que será entregue pela gestão Emanuel Pinheiro nos próximos dias, beneficiando cerca de 300 mil pessoas. Dois episódios foram registrados somente na última semana. O furto ocorreu especificamente no trecho que vai do Coxipó à Avenida Dante Martins de Oliveira (Jurumirim). As ações são registradas durante a noite e, na maioria das vezes, nos finais de semana.

Entre os episódios de vandalismo mais recentes estão os de segunda-feira (29) no Morro da Oração e na noite de quinta-feira (2 de maio), no mesmo local e, neste último, teria sido levada por ocupantes de uma picape modelo S10, de cor branca. O metro quadrado custa em torno de R$ 17, isso fora o replantio e o transporte.

Leia Também:  Fiscalização da Lei Seca flagra motoristas dirigindo embriagados na Avenida do CPA

“É uma perda muito grande de recursos e que acaba resultando em desperdício de mão de obra também, porque tem que ser refeito, atrasa o andamento dos serviços e gera mais custos. Só para a conclusão desse trecho que será inaugurado vamos ter que replantar quase 17 mil metros quadrados de grama novamente. A sociedade precisa ser parceira da gestão e denunciar esses cidadãos. São valores que poderiam ser investidos em outras prioridades da Contorno Leste”, explicou o vice-prefeito José Roberto Stopa. Pelo quantitativo de grama que é retirada dos canteiros das obras, acredita-se que são levadas em veículos de grande porte. No último caso, uma S10 branca (com uma carretinha) foi vista na região. “É muita coisa mesmo, estamos falando de cerca de R$ 950 mil, mas há uma grande dificuldade para flagrar e punir essas pessoas que estão cometendo esta ação”, disse um representante da empresa HB20 Construções que executa a obra.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  Sine municipal oferece 590 vagas nesta segunda-feira (23); Confira as oportunidades

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá

Published

on

Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD), na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da capital. Ao todo, foram ofertados 1.867 atendimentos e serviços gratuitos, integrando a programação da 3ª Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, nesta terça-feira (23).

A iniciativa reuniu diversas secretarias municipais, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública e organizações da sociedade civil para oferecer atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica, alimentação, doações de roupas e cobertores, além de encaminhamentos para tratamento, momentos de louvor e oração.

Entre os serviços oferecidos, foram distribuídas 450 marmitas, 500 pães, 300 cobertores, frutas, chocolate quente e dois grandes caldeirões de escaldado. Também foram entregues 220 peças de roupas por meio do Armário Solidário da Secretaria Municipal da Mulher e outros 50 agasalhos doados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Salatiel Barroso, de 72 anos, que vive em situação de rua há cerca de dois anos, estava entre os beneficiários. Emocionado, ele agradeceu pelos serviços recebidos. “Isso caiu do céu. Melhor não precisava. Corte de barba, cabelo, refeição, atendimento, foi tudo perfeito. Muito obrigado”, afirmou.

De acordo com a presidente do COMPOD e secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a ação vai além do atendimento emergencial e busca construir políticas públicas permanentes para enfrentar a questão das drogas e da vulnerabilidade social. “Estamos aqui reunindo diversas secretarias da Prefeitura, instituições não governamentais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho para levar serviços e esperança à população em situação de rua. Queremos oferecer a essas pessoas a oportunidade de iniciar uma nova etapa de suas vidas”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá oferece 16 empregos para pessoas com deficiência (PCDs)

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participou da ação com equipes do Centro Pop, oferecendo acolhimento, atualização do Cadastro Único, orientação, alimentação e encaminhamentos. A secretária Hélida Vilela destacou que a proposta é aproximar os serviços já oferecidos pelo município da população em situação de rua.

“Trouxemos aqui os serviços do Centro Pop, que oferece acolhimento, alimentação, banho, guarda de pertences e acompanhamento social. Também contamos com parceiros institucionais que oferecem acolhimento e até emissão de passagens para aqueles que desejam retornar às suas cidades ou às suas famílias. Muitas dessas pessoas já são acompanhadas pela assistência social e recebem atendimento psicológico, apoio para inserção no mercado de trabalho e outras atividades”, ressaltou Hélida Vilela.

Na área da saúde, a equipe do Consultório na Rua Luz, da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 38 doses de vacinas essenciais para a proteção da população assistida. Foram administradas 15 doses contra influenza (gripe), 10 contra difteria e tétano (dT), oito contra hepatite B e cinco contra febre amarela.

Os cuidados pessoais também fizeram parte da programação. A Obra Kolping realizou cerca de 30 atendimentos entre cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas, proporcionando mais autoestima e bem-estar aos participantes. A ação também contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que realizou quatro atendimentos, e da Defensoria Pública, responsável por 19 atendimentos. Além disso, foram realizados 16 acolhimentos e solicitações de encaminhamento para tratamento.

Leia Também:  Sine municipal oferece 590 vagas nesta segunda-feira (23); Confira as oportunidades

O juiz do Trabalho Fernando Galisteu ressaltou que a presença do Judiciário amplia o acesso a direitos e fortalece a cidadania. “Essas pessoas em situação de vulnerabilidade também precisam conhecer seus direitos trabalhistas e ter acesso à Justiça. Muitas vezes, elas não conseguem procurar um advogado ou um órgão público. Aqui, a Justiça do Trabalho vai até o cidadão para levar dignidade, respeito e garantir que seus direitos sejam conhecidos e exercidos”, afirmou.

Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o gestor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Sebastião José de Queiroz Júnior, destacou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a inclusão social. “A participação do Poder Judiciário reafirma o compromisso com uma Justiça mais próxima, acessível e sensível às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, declarou.

Também participaram da mobilização as secretarias municipais de Ordem Pública, Governo, Mulher, Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Limpurb, Tribunal Regional do Trabalho e entidades parceiras, como Obra Kolping, ATAAP, CEPROMA, Centro Terapêutico Bom Pastor, Comunidade Terapêutica Tenda de Abrão e Associação Missão Encheivos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA